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Auditoria fiscal: o prejuízo das informações ruins

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por Atracto

[/vc_column_text][vc_column_text]Na semana passada começamos a falar de como fazer uma auditoria fiscal correta. Como sabemos que muita gente ainda faz errado (quando faz), vamos aprofundar um pouco mais o assunto. Depois da emissão da nota e da gestão das informações, com captura e armazenamento, controle das regras fiscais e validação das informações, com a conversão de dados para serem apresentados ao Fisco, é a hora do processo de auditoria propriamente dito.

Cruzamento e validação

Após todo esse trâmite, o arquivo XML com as obrigações é gerado e já pode passar pelo sistema auditor. Com o arquivo são geradas algumas obrigações com informações redundantes, que devem ser prestadas ao Fisco. Nesse momento é feito o recolhimento dos tributos previstos pela legislação, e só depois é feita a entrega dos arquivos aos órgãos competentes para demonstrar quais tributos foram pagos referente àquelas obrigações. E é exatamente nesse ponto, antes da entrega, que o sistema Auditto faz o cruzamento de dados das obrigações com os dados já existentes nos sistemas transacionais do Fisco (Receita Federal, Sefaz etc.) e outros, como os livros fiscais do cliente e ERPs. Dessa forma, as informações geradas pelo contribuinte são confrontadas com a legislação e é possível detectar erros ou dados que não estejam em conformidade com as regras.

Uma outra prática que infelizmente é comum no mercado é entregar as obrigações em branco para que o prazo não se perca. O sistema Auditto também detecta a qualidade dessas informações e, se estiverem em branco, o alerta é disparado.

Se as informações estiverem ruins, ou inconsistentes, vão gerar prejuízo na saúde financeira do empreendimento. Outros sistemas existentes no mercado não conseguem detectar essas inconformidades.

Evitando o prejuízo

Fato é que atualmente os Estados estão cada vez mais capacitados para realizar rápidos e eficientes cruzamentos de informações dos arquivos XML com a escrituração fiscal, inclusive com algumas das Secretarias de Fazenda bloqueando a Inscrição Estadual de contribuintes que não escrituram corretamente suas Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e) no SPED Fiscal. Diversos contribuintes estão recebendo notificações informando que a inscrição estadual do estabelecimento encontra-se omissa ou possui inconsistências quanto a entrega da Escrituração Fiscal Digital – EFD. Ou seja, o prejuízo das informações ruins é certo.

Para resolver isso, o sistema cruza as informações das obrigações com o Fisco e mesmo com o próprio documento – com as informações contidas nas notas a fim de verificar se algum dado acabou “escapando”. Depois desses cruzamentos todos, o sistema checa se a estrutura do documento e se as informações são válidas para serem entregues. Se estiverem de acordo com todas as regras fiscais, aí o documento já está pronto para ser transmitido ao Fisco.

Detalhe: até agora estamos falando praticamente de uma auditoria preventiva, que é feita para entregar ao Fisco as obrigações daquele mês e dos próximos. Mas só isso já mostra a importância de uma auditoria fiscal para transmitir seus arquivos com segurança.

Lembre-se que a legislação estabelece pesadas penalidades para a escrituração de dados omissos, incompletos ou inexatos. Portanto, cruzar a EFD com as NF-e e os CT-e deve fazer parte da rotina de todo profissional da área fiscal.

Assim que estiver com tudo nos conformes, é hora de enviar. E o sistema Auditto tem uma funcionalidade única no mercado para solucionar quaisquer falhas de informação nas obrigações no momento da transmissão. Porém, antes de falarmos qual é, desejamos que você curta bastante a virada do ano e que esse momento sirva para tomar fôlego para enfrentar os desafios de 2019.

Na primeira semana do ano, completamos essa trinca de informações para você iniciar o período fiscal da sua empresa da melhor maneira. Nos vemos no ano que vem![/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Sobre a Auditto

A Auditto é uma empresa especialista na oferta de soluções completas de software de alto valor tecnológico para redução da carga tributária, recuperação de créditos e compliance fiscal.

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