Algumas características são verdadeiramente indispensáveis para um compliance fiscal de sucesso.
Elencamos a seguir 4 dicas valiosas para quem quer estruturar e/ou potencializar ainda mais essa importante área do negócio.
Confira as orientações da Auditto e lembre-se: se você precisa de um parceiro com todas essas qualidades, entre em contato com a gente.
Conhecimento Técnico
É preciso um alto grau de conhecimento técnico para garantir a conformidade com as normas e leis tributárias. Por isso, é indispensável contar com profissionais qualificados e experientes na área de compliance fiscal.
O conhecimento técnico entrega eficiência e efetividade, identifica possíveis lacunas nos processos fiscais da empresa e propõe soluções para corrigi-las, garantindo a conformidade e reduzindo o risco de multas e penalidades.
Organização
A organização é fundamental para garantir que todas as obrigações fiscais sejam cumpridas em tempo hábil e com precisão.
Isso inclui diversos pontos de atenção, tais como: gerenciamento de documentos, registros e informações relacionadas aos impostos e demais tributos, sistemas integrados de gestão e capacitação e treinamento dos colaboradores.
Com uma organização eficiente, as empresas podem facilmente identificar e solucionar eventuais problemas fiscais, reduzindo o risco de multas e penalidades.
Comunicação
Pode parecer simples, mas sem uma comunicação estruturada e ágil não há êxito no compliance fiscal – e em nenhuma outra área do negócio.
Todos os colaboradores envolvidos no processo de compliance precisam entender as políticas e procedimentos fiscais da empresa. Além disso, as leis tributárias estão em constante mudança e atualização, o que pode tornar ainda mais difícil para os envolvidos manterem-se atualizados e informados.
A comunicação é um elemento-chave no sucesso do compliance fiscal. É importante que a empresa implemente uma estratégia clara de comunicação, que inclua treinamentos e capacitações com comunicação constante e transparente, garantido assim que todos os colaboradores entendam as políticas e procedimentos fiscais e estejam em conformidade.
Visão Estratégica
Por fim, chegamos na importantíssima visão estratégica.
Com a crescente complexidade das leis fiscais, as empresas precisam de uma abordagem proativa e estratégica para garantir a conformidade tributária.
Uma visão estratégica no compliance fiscal envolve planejamento, análise de dados e estratégia de longo prazo. Esse conjunto de práticas ajuda a empresa a tomar decisões informadas e certeiras, em vez de apenas reagir às mudanças nas leis fiscais.
Isso permite que a organização esteja sempre em conformidade com as leis, evitando multas e penalidades e reduzindo seus custos fiscais ao mesmo tempo em que maximiza suas oportunidades fiscais.