Os cálculos de salário no Brasil são complexos e envolvem diversos componentes e deduções que seguem a legislação trabalhista vigente.
Por isso, hoje vamos te ensinar o passo a passo dos cálculos e mostrar uma solução para elevar a produtividade da sua operação!
E como tudo começa?
Primeiramente, temos o salário bruto, que inclui o salário base acordado entre empregador e empregado, sem deduções. A esse valor, podem ser adicionadas horas extras, pagas com um adicional sobre a hora normal, e outros adicionais como os noturnos, de insalubridade ou periculosidade.
Dessa base, são aplicados os descontos obrigatórios, sendo o principal o INSS, com alíquotas que variam de 7,5% a 14%, dependendo da faixa salarial. Outro desconto importante é o Imposto de Renda Retido na Fonte, que é calculado sobre o salário após o desconto do INSS, com alíquotas progressivas de 7,5% a 27,5%, conforme o valor do salário.
Benefícios
Além disso, o trabalhador pode optar pelo vale transporte, cujo custo pode ser descontado em até 6% do salário bruto. O vale refeição ou alimentação também pode ser descontado, geralmente com um valor simbólico, conforme acordado em convenção coletiva ou contrato de trabalho.
O salário líquido, ou seja, o valor efetivamente recebido pelo trabalhador, é calculado subtraindo-se do salário bruto todas as deduções obrigatórias como INSS, IRRF, e outros acordos específicos. É importante destacar que, além do salário mensal, o trabalhador tem direito ao 13º salário, que é pago em duas parcelas ao longo do ano e equivale a um salário extra, bem como às férias remuneradas com adicional de 1/3 sobre o salário.
Por outro lado, o empregador também tem responsabilidades financeiras adicionais. Ele deve arcar com encargos como a contribuição patronal ao INSS, seguro de acidentes de trabalho, e o depósito mensal do FGTS, que corresponde a 8% do salário bruto do empregado, sem que este valor seja descontado do salário do trabalhador.
Devido à complexidade desses cálculos e à necessidade de conformidade com a legislação, é comum que as empresas utilizem softwares de gestão de folha de pagamento para automatizar esses processos.
Facilitando a rotina do Departamento Pessoal
Conheça o módulo com os Robôs que processam sua folha de pagamento, otimizam suas admissões e demissões no Auditto: o Robotto!
Admissões
Com Auditto, nós processamos as admissões, registrando a data, o status da operação, os detalhes de benefícios com compatibilidade de integração aos principais sistemas de RH, ganhe tempo e produtividade!
Com Robotta admissões são feitas em 20 minutos, em média, 50% mais rápido que o processamento manual!
Demissões
Tenha na palma da mão os processamentos de demissões, onde nossos robôs te permitem gerar carta de recomendação, te entregam os cálculos da previa rescisória junto aos por menores de cada etapa.
Assim como em admissões, processe suas demissões 50% mais rápido, e sem complicações!
E em caso de erros no processamento, o robô te indica a falha para reprocessamento!
Processamento de Folhas de Pagamento
Esteja sempre em segurança e conformidade com a funcionalidade robô folha!
Importe seu quadro de funcionários, ou de seus clientes direto pelo seu ERP, ou por planilha.
Dai é só deixar conosco, nosso robô processa todas as folhas, gera o arquivo, sobe em seu ERP, e envia a notificação de processado com sucesso via e-mail!
Monitor e-Social
Ganhe tempo e produtividade com o monitor de análise e-Social, e tenha os cruzamentos de impostos do espelho de folha versus DCTFWEB e DARF- PREV para insights precisos!
Viu só? Com Auditto você pode transformar a rotina do seu Departamento Pessoal!
E se pintou o interesse, não deixe de entrar em contato com nossos especialistas!