Você, provavelmente, já ouviu falar em tecnologia fiscal. Se é a primeira vez: está no caminho certo! Afinal, vivemos em uma era em que as soluções tecnológicas impactam de modo positivo as nossas vidas. Quando levamos esse aspecto para o âmbito profissional, os ganhos são ainda maiores.
A partir da automatização de tarefas, do uso de Inteligência Artificial e dos demais recursos tecnológicos é possível aprimorar a rotina da empresa como um todo. Isso porque a transformação digital contribui para o sucesso dos investimentos e coloca o negócio rumo ao sucesso. Que tal entender melhor sobre o assunto? Continue a leitura!
A tecnologia fiscal reduz os riscos de falhas humanas
Uma das maiores vantagens de usar a tecnologia fiscal é a redução de falhas cometidas por conta da intervenção humana. A Robotic Process Automation (RPA), ou Automação Robótica de Processo, está bastante evidência.
A tecnologia utiliza a Inteligência Artificial para automatizar e padronizar tarefas repetitivas. Por esse motivo, é muito usada na redução de custos e no aumento da produtividade — e os benefícios não param por aí. Afinal, a partir dos benefícios proporcionados, o capital humano pode ser destinado às atividades que necessitam de habilidades intelectuais, estratégicas e criativas.
Com robôs executando as tarefas que exigem a atenção e o esforço de tempo dos funcionários, as chances de elas serem feitas de forma equivocada são bem menores. Além disso, utilizar a automatização na empresa é uma forma de realizar atividades de forma mais prática, visto que os processos manuais são muito suscetíveis a erros.
Com a facilidade de manipular ações por meio da tecnologia, há a redução considerável no tempo da execução das atividades. Então, é possível cumprir tudo o que é preciso em um tempo menor.
A Automação Robótica de Processos garante que os pagamentos sejam realizados no prazo
A tecnologia fiscal auxilia muito a rotina dos profissionais e gestores. A realização dos pagamentos dos tributos, por exemplo, exige atenção e cautela. Deixar de pagar até à data de vencimento ou fazer o pagamento de forma duplicada, por exemplo, pode gerar problemas à empresa, como o pagamento de juros.
Nesse sentido, a tecnologia RPA garante que todos os pagamentos sejam feitos e os valores sejam recolhidos conforme as exigências fiscais. Vale destacar que se a empresa não paga algum tributo ou deixa de gerar alguma nota fiscal, ela corre o risco de ser autuada pelo órgão fiscal.
Consequentemente, pode ter o CNPJ negativado, o que impacta de forma desagradável o negócio, já que compromete a segurança financeira e atinge a credibilidade que os clientes têm em relação à imagem da empresa.
O crescimento da empresa acontece sem custos serem envolvidos por conta da tecnologia
A tecnologia fiscal também impacta positivamente a escalabilidade do negócio. Trata-se do crescimento que acontece sem que haja o aumento proporcional nos custos que são envolvidos. Um negócio escalável consegue alcançar excelentes resultados sem a necessidade de aumentar os seus custos operacionais.
O negócio que atua com soluções tecnológicas melhora consideravelmente o desempenho do setor — visto que os erros são reduzidos, há o aumento na produtividade do time e, claro, a redução das despesas necessárias.
A escalabilidade da empresa tem todas os setores operando de forma automatizada, todos os processos são simplificados e com pouquíssimas chances de falhas — e o melhor: todos os dias, 24 horas por dia. Assim, alguma atividade que levaria dias para ser feita pode ser finalizada em poucos minutos por conta da automação.
A possibilidade de crédito ao negócio é ampliada com a tecnologia fiscal
Por fim, mas não menos importante, temos mais um benefício e diferencial da inteligência fiscal: o sucesso dos seus investimentos. É claro que, inicialmente, é necessário dedicar esforços financeiros à aquisição das soluções.
Nesse momento, é importante considerar o retorno sobre o investimento. Ou seja, o retorno obtido a partir da contratação das tecnologias e implementação à rotina da empresa, que, nesse caso, é muito rápido. Afinal, a inteligência fiscal agrega inúmeros benefícios, como a melhora na gestão, o aumento da produtividade e, principalmente, a redução de custos.
Dessa forma, a relação comercial se torna mais prática e objetiva, o que favorece as ações estratégicas para que os investimentos financeiros sejam priorizados. A automação na rotina fiscal sistematiza os impostos e organiza as despesas de forma a obter descontos — conforme a margem discricionária que o governo oferece. Então, a empresa poupa ao mesmo tempo em que conta com a melhor gestão financeira.
Sem falar que, ao não precisar investir em transferência de informações, como gastos com correios, logística e transporte, os recursos são poupados, pois as ferramentas tecnológicas são mais ágeis e armazenam dados e informações com mais facilidade.
Inicialmente, a Inteligência fiscal pode parecer complexa. Mas, se começarmos a analisar o cenário atual, o investimento é fundamental para a empresa. Muito mais do que robôs operando 24 por dia, você tem o aumento significativo da produtividade, os profissionais podem ser dedicar às tarefas mais complexas e que exigem intelectualidade, e uma saúde financeira ampliada. Conforme vimos, isso é adquirido com a redução de custos e o cumprimento de todas as obrigações fiscais, que impede que a empresa arque com multas e juros.
E então, o que você está esperando para investir na inteligência fiscal da sua empresa? Agora que já sabe os benefícios, dar o primeiro passo é muito mais simples! Acesse o site da Auditto e veja como as nossas soluções podem auxiliar o seu negócio!