Obrigações acessórias transmitidas em branco é um problema do qual você lida? Acredite: se esse transtorno for recorrente, é bem possível que você esteja cometendo um ou mais erros capazes de serem encontrados – e solucionados também!

Preparamos um artigo com 5 erros que levam à transmissão em branco das suas obrigações acessórias e pedimos atenção da sua parte quanto à leitura.

Isso porque a identificação de um ou mais se dá por sua capacidade de compreender os cenários que vamos colocar e ter ao lado parceiros corretos na análise e resolução de objeções.

Acompanhe!

Ausência de apuração dos documentos fiscais emitidos e recebidos

A ausência de apuração dos documentos fiscais emitidos e recebidos leva a erros de cálculo, pagamento excessivo (e muitas vezes incorreto) de impostos e multas e/ou autuações por parte do Fisco.

Apurar a documentação fiscal é um dos fatores primordiais de sucesso no negócio, pois permite que o empresário acompanhe todas as operações realizadas, tanto as que geram crédito quanto as que geram débito em relação aos impostos, além de manter em regularidade fiscal e tributária.

Erros estratégicos e má tomada de decisão são outros pontos negativos que precisamos destacar dentro do âmbito da falta de apuração de documentos recebidos e emitidos, afetando drasticamente a capacidade da empresa de se adaptar às mudanças do mercado.

Registro incorreto de compra e venda

Registro inadequados de operações de compra ou venda levam a problemas como pagamento excessivo de impostos, falhas na contabilização de despesas ou receitas, bem como dificuldades na elaboração de relatórios financeiros e contábeis.

Todas essas problemática geram prejuízos financeiros e, em casos mais graves, pode resultar em multas e sanções por parte do Fisco.

A adoção de boas práticas contábeis identifica possíveis erros ou inconsistências nos registros contábeis. Esteja atento para evitar esse transtorno e/ou corrigi-los antes que causem prejuízos para em sua empresa.

Má apuração de todos os créditos possíveis

O cenário do terceiro problema é bem objetivo: quando uma empresa não realiza uma apuração correta de todos os créditos que tem direito, ela fatalmente perde oportunidades de reduzir o pagamento de impostos e de melhorar a sua saúde financeira.

Por isso, é fundamental que as empresas contem com profissionais qualificados e parceiros atualizados no decorrer da atividade empresarial e contábil.

A adoção de tecnologias e sistemas de gestão contábil pode ajudar a simplificar e a automatizar o processo de apuração de créditos, o que resulta em uma maior eficiência e precisão na gestão financeira e fiscal do negócio.

Cadastro de produtos incorreto

Quando uma empresa realiza o cadastro incorreto de um produto, isso pode gerar prejuízos financeiros e contábeis em larga escala.

Um bom exemplo para contextualizar essa situação é em relação às notas fiscais: o cadastro incorreto ocasiona em falhas na emissão de documentos fiscais, com posteriores multas e sanções por parte do Fisco.

Além disso, o cadastro incorreto afeta a gestão de estoques da empresa, dificultando o controle de entrada e saída de produtos e, consequentemente, diminuindo a rentabilidade.

Falta de planejamento que englobe definições de datas para entrega

Quando não há um planejamento adequado que inclua datas para entrega de projetos, produtos ou serviços, você pode enfrentar problemas sérios de atrasos na entrega, falta de cumprimento de prazos e má gestão financeira.

É fundamental realizar um planejamento adequado que inclua definições de datas para entrega de projetos, produtos ou serviços. O planejamento deve considerar prazos dentro da realidade, levando em conta a capacidade da equipe, os recursos disponíveis e a complexidade do que é preciso ser executado.

Dessa forma, é possível garantir uma gestão eficiente e uma entrega de qualidade para os clientes, contribuindo para o sucesso do negócio e não ocasionando em entrega de obrigações acessórias em branco.

Considerações finais

Não há como fugir do Fisco caso um ou mais problemas como esses aconteçam.

Seu CNPJ merece um acompanhamento preciso e minucioso em termos de assessoria de obrigações.

Nós da Auditto temos todo o suporte necessário para precaver o seu negócio quanto à incidência desses erros.

Sofrer para que se a solução está diante do seu alcance?

Contate o time Auditto!

Sobre a Auditto

A Auditto é uma empresa especialista na oferta de soluções completas de software de alto valor tecnológico para redução da carga tributária, recuperação de créditos e compliance fiscal.

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