5 Formas para aprimorar sua auditoria do SPED: Você sabia?

10/06/2024 | Atualizações | 0 Comentários

Que o processo de escrituração é cansativo, isso já sabemos, mas e na hora de entregar o seu bloco SPED, está tudo nos conformes?

É crucial antes de transmitir o arquivo, ter todo o controle dos lançamentos de uma empresa, validar se todos os XMLs armazenados coincidem com a informação do arquivo SPED fiscal, e se ainda há documentos armazenados e não declarados, ou até mesmo com divergência de dados entre o armazenado e o declarado.

Importante também é ter em mente que notas canceladas, devoluções de terceiros, entre outros motivos similares não é necessário escriturar.

Suas notas estão todas dentro do prazo para manifestação? Sabemos que para manifestar cada uma você tem 180 dias, mas você sabia que quanto antes manifestar uma nota, mais segurança você gera ao seu CNPJ?

Sim! Isso impede que entidades fraudulentas emitam notas fiscais em não conformidade contra sua empresa, e se caso aparecer alguma nota suspeita, você prontamente já sinaliza ao fisco o não reconhecimento da transação.

E então para coroar a cereja do bolo do seu arquivo SPED, basta mais dois passos:

  • Ter o demonstrativo dos impostos destacados das notas como o do ICMS, PIS/COFINS e IPI. Junto a uma minuciosa análise de sequência indicando as ausências de notas de emissões próprias.
  • E por fim, caso houver, indicar divergências consolidadas, como notas em duplicidade, erros que competem ao que foi declarado de informações e etc.

Agora sim você está pronto para ir para próxima etapa com segurança, mas e se você usasse Auditto para aprimorar sua rotina fiscal?

Tenha o poder do Auditor SPED em suas mãos e tenha 5 apoios para aprimorar sua auditoria!

1º Apoio de auditoria

Em apenas uma de suas funcionalidades te entregamos o monitor dinâmico Análise EFD Fiscal, para te dar uma visão geral e detalhada das seguintes informações:

Análise de Escrituração – XMLs

Para ficar por dentro de todos os XMLs com o cruzamento de armazenados versus escriturados.

Análise de Escrituração – Manifestações

Saiba de todas as ciências e manifestações realizadas, manifeste direto pela Auditto caso precisar.

Análise de Escrituração – Impostos a recuperar

Encontre com base em notas que não foram escrituradas dentro da competência, potenciais recuperações de créditos fiscais.

Análise de Escrituração – Análise de Sequência

Saiba de todas as notas ausentes em sua sequência para facilitar a vida do contabilista.

Análise de Escrituração – Fiscal (Divergências Consolidada)

Ganhe tempo de operação sabendo os campos divergentes de suas notas!

2ª Função esperando por você!

Além do monitor Análise EFD Fiscal, esta funcionalidade ainda te entrega Análises de Compra/Venda, de até 7 anos retroativos, com entradas e saídas, débitos, créditos e apuração dos seus impostos declarados.

3º Vai mais uma ajudinha aí?

Pensou em Totais por CFOP? Na Auditto tem! Selecione o período, agrupe em CFOP, Natureza e CFOP ou até CFOP e CST e veja a informação direto em sua tela!

4ª Por essa você não esperava!

Precisando de uma mãozinha com o ECD Fiscal? Não se preocupe, temos um monitor estático que separa em 5 níveis suas contas para melhor visualização.

5º Apoio, mas não menos importante

Tudo pronto para validação? O Validador SPED te ajuda. Valide o EFD Fiscal, tenha mais uma carta na manga para converter, unificar, e validar seu SPED!

Pintou a curiosidade? Quer saber mais sobre a Auditto? Ou até mesmo o poder do Auditor SPED te interessou?

Entre em contato com nossos especialistas e não fique de fora: https://auditto.com.br/lp/ytcomercial/

Sobre a Auditto

A Auditto é uma empresa especialista na oferta de soluções completas de software de alto valor tecnológico para redução da carga tributária, recuperação de créditos e compliance fiscal.

Siga-nos em nossas redes: