fbpx

5 maneiras de otimizar os processos fiscais de sua empresa!

fev 12, 2019

Andressa Moraes

Blog

0

5 maneiras de otimizar os processos fiscais de sua empresa!

A gestão fiscal precisa ser eficiente e totalmente alinhada com as outras áreas da empresa. Por isso, é importante otimizar os processos fiscais para que as informações sejam precisas e ajudem no planejamento estratégico e no estabelecimento de metas do negócio.

Sem falar que o gestor fiscal precisa da otimização para tornar todos os processos mais dinâmicos e assertivos para garantir que a empresa esteja sempre regularizada com o Fisco.

Hoje, como as notas Fiscais Eletrônicas (NF-e) fazem parte da realidade da maioria das empresas, é preciso ainda mais atenção por parte do gestor fiscal.

Para facilitar essa tarefa, veja, abaixo, cinco formas de otimizar os processos fiscais na sua empresa:

Mantenha os documentos fiscais organizados

O primeiro passo para otimizar processos é ter todos os documentos fiscais classificados por categorias. Importante também que o acesso seja fácil, para evitar desperdício de tempo quando for necessário consultar alguma nota ou documento.

Caso contrário, erros operacionais e falhas nas entregas de declarações e escriturações podem fazer parte da rotina da sua empresa. E esses erros podem custar muito para o negócio.

Construa um fluxograma de tarefas

O que é um fluxograma? É uma ferramenta que pode ajudar na hora de otimizar os
processos fiscais na sua empresa com a sua equipe. O gestor fiscal que adotar um
fluxograma e distribuir as tarefas para sua equipe, por meio desse método, poderá acompanhar os processos mais de perto.

Como cada ação ficará registrada, é muito mais fácil identificar a pessoa responsável quando surgir uma falha. Consequentemente, o erro pode ser corrigido mais rapidamente, otimizando tempo e recursos.

Invista em automatização para otimizar os processos fiscais

O gestor deve buscar soluções que tenham como objetivo facilitar a sua vida e garantir a segurança da empresa. No mercado existe uma ferramenta dedicada à análise prática e rápida dos resultados das obrigações fiscais entregues.

O levantamento das escriturações e declarações dos clientes é realizado de forma automática e inclui detalhes como status de entrega e qualidade do que foi apurado.
Isso contribui significativamente para um aumento da produtividade, da otimização de recursos e da segurança operacional do negócio. Sem falar que possibilita a ação imediata para as devidas retificações de erros apontados.

Faça backups periodicamente na sua empresa

Para um gerente responsável pela área fiscal, a perda de informações é inaceitável. Afinal, o histórico de transações de uma empresa é muito importante. Principalmente para evitar problemas com a Receita Federal.

Nesse sentido, é interessante que o gestor fiscal realize backups periódicos para arquivar os processos fiscais. Atualmente, não é preciso gastar muito e é possível salvar os dados na nuvem, o que pode ajudar a evitar futuros transtornos.

Não se esqueça de treinar e capacitar a equipe

Se a sua equipe perde tempo cobrando o envio dos XMLs dos clientes, é preciso mudar essa situação. Investir em capacitação e treinamento é essencial para otimizar os processos fiscais na sua empresa.

Por isso, busque soluções que ajudem a minimizar erros e cuidem da qualidade dos
documentos. O treinamento é o que irá garantir a redução de custos operacionais, na
agilização e padronização dos processos. 

Com certeza a Auditto pode te oferecer ótimas soluções para minimizar os erros. Entre em contato conosco!

Post by Andressa Moraes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0
0
image
https://auditto.com.br/wp-content/themes/hazel/
https://auditto.com.br/
#26ade4
style1
paged
Carregando...
/var/www/auditto/
#
on
none
loading
#
Sort Gallery
on
no
yes
off
off
off