O surgimento de novas tecnologias acontece a todo o momento. Na área tributária, exige-se a elaboração de elementos padronizados, o preenchimento de dados, a revisão das informações exigidas, entre outras ações que demandam um alto esforço dos profissionais de tempo e atenção. Neste cenário, a robotização fiscal recebe destaque.

Como o próprio nome indica, são robôs que executam ações da mesma forma que um ser humano. Essa tecnologia, também chamada de RPA – Robotic Process Automation, tem custo acessível e baixa complexidade no que diz respeito à implementação. Ela proporciona uma série de eficiências que visam melhorar os processos de forma assertiva, ágil e eficiente.

Que tal conhecer 6 vantagens da robotização fiscal para o seu escritório? Prossiga com a leitura!

1. Gera valor adicional aos profissionais da empresa

A robotização fiscal realoca o esforço humano, logo, o profissional pode realizar trabalhos que exigem uma análise mais avançada, com alto valor agregado. Dessa forma, a produtividade é elevada, as entregas são melhoradas e o cliente fica ainda mais satisfeito com tudo sendo entregue com mais qualidade e dentro dos prazos.

O contador tem um papel muito importante, então é preciso que ele foque em atividades que são realmente relevantes para o negócio. Permitir que as tarefas repetitivas e monótonas sejam realizadas por robôs é uma forma de conduzir a rotina para um caminho mais estratégico.

2. A robotização fiscal facilita o acesso às informações

A robotização fiscal facilita o acesso às informações que precisam ser consultadas para que análises relacionadas aos tributos recolhidos pela empresa sejam feitas. Dê adeus às pilhas de documentos físicos e inúmeras pastas. Graças à essa tecnologia é muito mais simples e rápido conferir dados e informações.

Inclusive, a integração com outros departamentos torna esse processo ainda melhor. Em vez de esperar dias para receber alguma nota fiscal, por exemplo, como tudo está na nuvem, esse acesso pode ser feito em questão de segundos. É muito mais rápido e seguro.

3.  Elimina a possibilidade de erros humanos

A contabilidade é uma área que não tolera erros. Afinal, qualquer descuido pode gerar multas e sanções para os clientes. Em alguns casos, as punições são ainda mais severas. No entanto, com o volume de informações e demandas, principalmente por conta do lançamento de informações feitas manualmente, erros e equívocos podem acontecer.

Além de prejudicar o cliente, também impacta a imagem da empresa, que passa a ser vista como pouco profissional por cometer erros primários. E nenhum gestor quer isso, não é mesmo? Mais uma vez, a robotização se posiciona como uma ótima solução. Por executar tarefas de forma automatizada, as chances de erros são praticamente nulas.

4. A robotização fiscal padroniza os processos

Um dos desafios contábeis é justamente realizar demandas padronizadas, visto que cada cliente tem uma necessidade, principalmente considerando o segmento e o porte. Por isso, é comum que cada profissional trabalhe de uma forma e faça as entregas da forma que está habituado.

O grande problema é que esse desalinhamento nas entregas e até mesmo na forma de operar faz com que o tempo nem sempre seja bem aproveitado. Mas quando as ações são realizadas de forma automática, a padronização de tarefas é garantida. Evita as variações de entregas entre os funcionários e ainda garante mais profissionalismo no escritório, visto que processos já definidos têm mais eficácia.

5. Reduz os custos de forma considerável

Não somente a robotização fiscal, mas outras tecnologias contábeis são muito valorizadas porque reduzem os custos do escritório. Assim como citamos, os profissionais elevam sua produtividade, o que significa que eles focam em atividades estratégicas e eliminam a maioria dos processos manuais — que costumam consumir muito tempo da empresa e do orçamento.

E é por esse motivo que a automação de processos resulta na economia, porque custos operacionais são reduzidos quando máquinas passam a exercer atividades de forma mais rápida e sem riscos de erros.

6. Permite consistência e previsibilidade 

A robotização também permite ao gestor ter consistência e previsibilidade. Isso porque não é preciso mais depender de ações ou pessoas específicas para que um processo seja realizado. Os robôs inteligentes seguem padrões que preveem os resultados e, principalmente, mantenha a consistência nas tarefas realizadas diariamente.

Além disso, a geração de relatório e a previsibilidade dos robôs ajudam a equipe a encontrar os possíveis gargalos e melhorá-los. Inclusive, auxiliando a encontrar oportunidades para que os clientes façam upsell, por exemplo.

A robotização fiscal deixou de ser uma opção para os escritórios contábeis e é agora uma questão de necessidade para otimizar a rotina dos profissionais e colocar a empresa em um patamar diferenciado e estratégico. Contar com essa tecnologia no plano de ação da organização é primordial para estar à frente da função fiscal, conquistando eficiência em termos de custos e elevando a qualidade das informações para cálculos ou obrigações acessórias.

As informações deste texto foram importantes para você entender mais sobre robotização fiscal? Já pensou em inserir essa tecnologia em sua empresa? Conte com a Auditto! Acesse o nosso site e veja melhor sobre a nossa solução tecnológica!

Sobre a Auditto

A Auditto é uma empresa especialista na oferta de soluções completas de software de alto valor tecnológico para redução da carga tributária, recuperação de créditos e compliance fiscal.

Siga-nos em nossas redes: