Em tempos modernos, fica evidente a transformação que a tecnologia trouxe para todos os setores, principalmente para o mundo dos negócios. E tais avanços também chegaram na área contábil.

Uma publicação feita no final de 2019 pela Época Negócios, com bases nas pesquisas da consultoria PageGroup, apontou que em 2020 o setor contábil permanece no ranking de áreas mais promissoras durante o ano. Mas importante ressaltar, que segundo a pesquisa, não importa a área de atuação, o mundo corporativo vai exigir conhecimento em tecnologia.

Já o relatório The Practice of Now 2019, publicado pela Sage, apontou que 90% dos profissionais da área contábil notam que o setor está passando por uma mudança cultural, mais inclinada à adoção tecnológica.

Não é incomum já encontramos inúmeros casos de empresas, inclusive nacionais, que já estão conseguindo implementar a robotização em seus processos, vendo ganhos exponenciais nessa implantação!

Case de sucesso: automação na área contábil

Há quase dois anos, uma das maiores redes de auditoria, contabilidade e consultoria independente do mundo, que gera uma receita de mais de US$ 5 bilhões por ano, por meio de um grande escritório contábil que faz parte do Grupo aqui no Brasil, passou a buscar uma forma assertiva de otimizar os processos. Em meio às buscas de saídas para “sua dor”, descobriram a possibilidade robotizar os processos fiscais e contábeis.

E foi a essa altura que a Auditto apareceu no caminho dessa grande rede. E, é claro, que nosso objetivo ao contar essa história não é simplesmente mostrar o que nós fizemos. Na verdade, o que nos interessa nesse case de sucesso, é comprovar que a robotização nas áreas fiscal e contábil é a melhor saída para quem busca ganhos, ainda mais em fases críticas da economia como estamos vivendo atualmente em todo o mundo.

De acordo com Alexandre Ermogenes, especialista de software da Auditto, que acompanhou de perto o projeto, em 2018, afirma que à época, o maior desafio da empresa era garantir o compliance fiscal, visto que em meio a tantos documentos, tantas transações, tantas obrigações a cumprir, tornava-se comum a perda de controle e os problemas com os clientes do escritório.

E aqui vale um destaque: que outro escritório não passa pelo mesmo problema de “descontrole”, independentemente do tamanho, não é mesmo? E quantos gestores fiscais e contábeis não estão, nesse exato momento, sofrendo para ter absoluta certeza de que está em dia com todas as obrigações?

Pois é… trata-se de uma dor comum nesse meio, e que nessa grande rede contábil estava ainda mais latente!

O Desafio da Rede:

  • Realizar o levantamento das dezenas de milhares de documentos fiscais necessários para cumprimento das obrigações;
  • Organizar a base de dados de todos os documentos eletrônicos de um período de cinco anos, de mais de 1.600 CNPJs de clientes em todo o país;
  • Integrar a busca desses documentos com os sistemas internos dos clientes.

Obviamente a busca do núcleo fiscal e contábil era por uma solução que desse vazão, de forma rápida e assertiva, ao cumprimento das obrigações.

Nossa Solução:

Foram muitas rodadas de conversas com os responsáveis pelo projeto. Quando se trata de automatização existe a necessidade de entender a fundo os processos “normais” da empresa para apresentar a melhor solução. Sabemos que no mercado existe uma série de ferramentas que entregam controles parciais do processo fiscal, e a rede de auditoria e contabilidade em questão já os conhecia e os apresentou a nós como obstáculos para que fechássemos o projeto.

Foi aí que a nossa solução se mostrou eficaz. E aqui vale mais um parênteses: todo núcleo que trabalha com grandes volumes de documentos fiscais eletrônicos precisa ter uma visão completa, 360º, de ponta a ponta, porque não sendo dessa forma, dependendo de uma dezena de conexões entre várias plataformas, de várias maneiras de controlar o fechamento fiscal e contábil, a chance de os problemas voltarem a ser recorrentes é muito grande.

“Atualmente essa grande rede, além de conseguir implementar o sistema com total efetividade, ainda consegue ter um controle total de mais de 6 milhões de documentos fiscais eletrônicos que os robôs capturam”, explica Alexandre.

Os Resultados:

  • Reorganização precisa e entrega total dos documentos fiscais exigidos pelo Fisco;
  • Segurança para consultas de alta disponibilidade referentes a notas e obrigações fiscais, permitindo prever quaisquer divergências de modo a evitar que a fiscalização aconteça e, consequentemente, que não haja aplicação de multas por parte do Fisco.

Só esses dois primeiros pontos listados acima como resultados da robotização já seriam suficientes para convencer qualquer um sobre a eficácia de contar com um sistema automatizado. Mas ainda há a cereja do bolo: a expansão da carteira do escritório!

Por conta da aplicação da robotização 360º em todo processo fiscal e contábil, a rede conseguiu otimizar a atuação dos profissionais, os colocando para funções mais estratégicas, em detrimento de gastar o tempo operando rotinas repetitivas que os robôs poderiam fazer. E isso aumentou – e muito! – o poder de atuação do escritório!

Resultado? Em 2 anos, foi possível DOBRAR o número de clientes, e sem a necessidade de multiplicar o tamanho da operação, já que os robôs passaram a fazer a parte “mais braçal” do processo!  

 

Você ainda acha que não precisa da robotização?

Contra fatos não há argumentos, ainda mais quando são baseados em números tão mensuráveis. Agora te perguntamos: o que te impede de aplicar a robotização em sua área contábil?

Acesse o nosso site e conheça mais alguns cases de sucesso. Aproveite e tome logo a sua decisão, ela será de extrema importância para o futuro do seu núcleo fiscal e contábil.

Por Atracto

Sobre a Auditto

A Auditto é uma empresa especialista na oferta de soluções completas de software de alto valor tecnológico para redução da carga tributária, recuperação de créditos e compliance fiscal.

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