Ícone do site Auditto Tecnologia

Case de sucesso: a verdade sobre a robotização da contabilidade

Em tempos modernos, fica evidente a transformação que a tecnologia trouxe para todos os setores, principalmente para o mundo dos negócios. E tais avanços também chegaram na área contábil.

Uma publicação feita no final de 2019 pela Época Negócios, com bases nas pesquisas da consultoria PageGroup, apontou que em 2020 o setor contábil permanece no ranking de áreas mais promissoras durante o ano. Mas importante ressaltar, que segundo a pesquisa, não importa a área de atuação, o mundo corporativo vai exigir conhecimento em tecnologia.

Já o relatório The Practice of Now 2019, publicado pela Sage, apontou que 90% dos profissionais da área contábil notam que o setor está passando por uma mudança cultural, mais inclinada à adoção tecnológica.

Não é incomum já encontramos inúmeros casos de empresas, inclusive nacionais, que já estão conseguindo implementar a robotização em seus processos, vendo ganhos exponenciais nessa implantação!

Case de sucesso: automação na área contábil

Há quase dois anos, uma das maiores redes de auditoria, contabilidade e consultoria independente do mundo, que gera uma receita de mais de US$ 5 bilhões por ano, por meio de um grande escritório contábil que faz parte do Grupo aqui no Brasil, passou a buscar uma forma assertiva de otimizar os processos. Em meio às buscas de saídas para “sua dor”, descobriram a possibilidade robotizar os processos fiscais e contábeis.

E foi a essa altura que a Auditto apareceu no caminho dessa grande rede. E, é claro, que nosso objetivo ao contar essa história não é simplesmente mostrar o que nós fizemos. Na verdade, o que nos interessa nesse case de sucesso, é comprovar que a robotização nas áreas fiscal e contábil é a melhor saída para quem busca ganhos, ainda mais em fases críticas da economia como estamos vivendo atualmente em todo o mundo.

De acordo com Alexandre Ermogenes, especialista de software da Auditto, que acompanhou de perto o projeto, em 2018, afirma que à época, o maior desafio da empresa era garantir o compliance fiscal, visto que em meio a tantos documentos, tantas transações, tantas obrigações a cumprir, tornava-se comum a perda de controle e os problemas com os clientes do escritório.

E aqui vale um destaque: que outro escritório não passa pelo mesmo problema de “descontrole”, independentemente do tamanho, não é mesmo? E quantos gestores fiscais e contábeis não estão, nesse exato momento, sofrendo para ter absoluta certeza de que está em dia com todas as obrigações?

Pois é… trata-se de uma dor comum nesse meio, e que nessa grande rede contábil estava ainda mais latente!

O Desafio da Rede:

Obviamente a busca do núcleo fiscal e contábil era por uma solução que desse vazão, de forma rápida e assertiva, ao cumprimento das obrigações.

Nossa Solução:

Foram muitas rodadas de conversas com os responsáveis pelo projeto. Quando se trata de automatização existe a necessidade de entender a fundo os processos “normais” da empresa para apresentar a melhor solução. Sabemos que no mercado existe uma série de ferramentas que entregam controles parciais do processo fiscal, e a rede de auditoria e contabilidade em questão já os conhecia e os apresentou a nós como obstáculos para que fechássemos o projeto.

Foi aí que a nossa solução se mostrou eficaz. E aqui vale mais um parênteses: todo núcleo que trabalha com grandes volumes de documentos fiscais eletrônicos precisa ter uma visão completa, 360º, de ponta a ponta, porque não sendo dessa forma, dependendo de uma dezena de conexões entre várias plataformas, de várias maneiras de controlar o fechamento fiscal e contábil, a chance de os problemas voltarem a ser recorrentes é muito grande.

“Atualmente essa grande rede, além de conseguir implementar o sistema com total efetividade, ainda consegue ter um controle total de mais de 6 milhões de documentos fiscais eletrônicos que os robôs capturam”, explica Alexandre.

Os Resultados:

Só esses dois primeiros pontos listados acima como resultados da robotização já seriam suficientes para convencer qualquer um sobre a eficácia de contar com um sistema automatizado. Mas ainda há a cereja do bolo: a expansão da carteira do escritório!

Por conta da aplicação da robotização 360º em todo processo fiscal e contábil, a rede conseguiu otimizar a atuação dos profissionais, os colocando para funções mais estratégicas, em detrimento de gastar o tempo operando rotinas repetitivas que os robôs poderiam fazer. E isso aumentou – e muito! – o poder de atuação do escritório!

Resultado? Em 2 anos, foi possível DOBRAR o número de clientes, e sem a necessidade de multiplicar o tamanho da operação, já que os robôs passaram a fazer a parte “mais braçal” do processo!  

 

Você ainda acha que não precisa da robotização?

Contra fatos não há argumentos, ainda mais quando são baseados em números tão mensuráveis. Agora te perguntamos: o que te impede de aplicar a robotização em sua área contábil?

Acesse o nosso site e conheça mais alguns cases de sucesso. Aproveite e tome logo a sua decisão, ela será de extrema importância para o futuro do seu núcleo fiscal e contábil.

Por Atracto

Sair da versão mobile