Como recuperar o XML da NFe e NFCe?

29/01/2019 | Blog | 0 Comentários

 

Como recuperar o XML da NFe e NFCe?

A possibilidade de emissão da NF e da NFC-e se tornaram uma opção econômica e prática para quem necessita emitir notas fiscais. Mas assim como na época em que era necessário arquivar todos os papéis referentes a esses documentos, o arquivo XML também possui uma possibilidade remota de ser perdido, em função de possíveis problemas ocorridos com senhas, instabilidades no sistema ou backups. Perder um arquivo desses pode ser algo desesperador, mas existem meios de recuperar o XML da NFe e NFCe.

Entendendo melhor a NF-e e a NFC-e

A nota fiscal eletrônica (NF-e), assim como a nota fiscal eletrônica ao consumidor (NFC-e) são documentos que existem apenas digitalmente, ou seja, a sua emissão e armazenamento são feitos em arquivos de computador em formato XML, comum nesses tipos de arquivo em função do seu alto grau de portabilidade.

O XML é o arquivo utilizado como padrão para os documentos adotados pelos responsáveis pela implantação do sistema de NF-e do Governo.

Pode se dizer que o XML é a própria nota fiscal.

Por lei, é obrigatório que o emitente encaminhe o XML ao cliente por email no ato da emissão, assim como também deverá permanecer arquivado por 5 anos, caso ocorram eventuais fiscalizações ou auditorias. Isso significa que tanto o cliente quanto o emitente deverão ser responsáveis pela guarda desse tipo de documento.

Meios de recuperar o XML das NF-e e NFC-e

Os tipos de notas fiscais eletrônicas, já explicadas no tópico anterior, só possuem validade caso a emissão seja previamente emitida pela Secretaria da Fazenda, e também mediante a assinatura digital do emitente da nota.

Como a emissão de uma NF digital precisa do crivo da Secretaria da Fazenda para ser emitida, o arquivo XML também fica armazenado no banco de dados da SEFAZ, sendo possível baixá-lo por meio do Portal da NF-e no site do Ministério da Fazenda, bastando acessar a parte de serviços e clicar em “consultar NF-e completa”. Esse tipo de consulta é pública, bastando ter o CNPJ e a chave de acesso da nota que deseja consultar. Caso deseje fazer o download do documento, é necessário ter o certificado digital do emitente ou do destinatário.

Software de recuperação

Outra opção para recuperar o XML de NF-e’s e NFC-e’s é a utilização de um software que, por meio da confirmação de alguns dados, consegue disponibilizar o arquivo para a visualização e download. O cuidado a ser tomado são as referências do fornecedor desse software, pois, existem algumas empresas no mercado fazendo esse tipo de recuperação de forma ilegal.

Uma ajuda da lei

Um meio de recuperar o XML que também pode ser utilizado, principalmente no caso das NFC-e’s, é a possibilidade de encontrar o XML na pasta “enviados” do e-mail que serviu para que a nota fosse obrigatoriamente enviada. Mas só conseguirá fazer isso quem criteriosamente segue o que a lei determina nesses casos, que é encaminhar o XML para o correio eletrônico do cliente imediatamente após a emissão.

Ficou com alguma dúvida sobre recuperar o XML? Entre em contato com os profissionais da Auditto!

0 comentários

Trackbacks/Pingbacks

  1. Gestão fiscal: sem validação, o XML não serve para nada! - Auditto - […] sabemos que o resgate, baixa e armazenamento dos arquivos XML das notas fiscais é um problema para muitas empresas.…
  2. Afinal, como é possível recuperar os XML? - Auditto - […] recuperar esses arquivos XML, existe a opção manual, fazendo a consulta de NFe direto do site da Sefaz, com…
  3. Os queridinhos de 2019 - Parte 1 - Auditto Tecnologia - […] Clique aqui para ler o texto completo! […]

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Auditto

A Auditto é uma empresa especialista na oferta de soluções completas de software de alto valor tecnológico para redução da carga tributária, recuperação de créditos e compliance fiscal.

Siga-nos em nossas redes: