A contabilidade do futuro está sendo construída hoje. E é claro que ela é digital, afinal, vivemos em uma era em que as pessoas estão cada vez mais conectadas, os processos precisam ser mais dinâmicos e as empresas estão sendo empoderadas por uma imensidão de dados e interações.

Todas essas transformações proporcionam inovação para a entrega de valor estratégica aos clientes. A inserção de ferramentas tecnológicas é uma das primeiras iniciativas para que o escritório contábil dê este passo rumo ao futuro.

E é sobre isso que falaremos neste post. Continue a leitura!

Compreenda a importância da era digital na contabilidade

A contabilidade digital surgiu para tornar os serviços contábeis menos burocráticos, aumentando a produtividade nos escritórios. Essa otimização é feita por meio de softwares online específicos, integrando conceitos como robotização, inteligência artificial e análise de dados às atividades do contador.

É importante ressaltar que a contabilidade digital agrega ao setor, e não substitui a profissão por computadores e algoritmos. Logo, não é uma ameaça, como muitos contadores ainda acreditam. Na realidade, proporciona uma série de oportunidades para que os serviços tenham mais qualidade e o profissional receba um papel ainda mais relevante.

A contabilidade do futuro, logo, tem o objetivo de tornar os processos contábeis mais eficientes e ágeis, melhorando a conexão entre o profissional e o cliente. Fazer parte dessa transformação digital na contabilidade é um caminho que precisa ser percorrido por quem quer manter a competitividade no mercado e se destacar da concorrência.

É, portanto, uma estratégia fundamental, principalmente considerando os benefícios obtidos no dia a dia.

Saiba como a robotização impactará a contabilidade do futuro

A contabilidade do passado focava apenas na entrega das obrigações acessórias ao governo, o que consome tempo e diminui o dinamismo do trabalho. Já o futuro da contabilidade está atrelado à produtividade que é gerada pela robotização dos processos.

Dessa forma, o contador pode se dedicar não apenas aos clientes, como também em formas de aplicar a ciência contábil para se comprometer com o crescimento do negócio. Isso porque os processos robotizados são executados de forma mais rápida e com menos chances de erros.

Quando a robotização é aliada à Inteligência Artificial, os ganhos são ainda maiores. Afinal, essa tecnologia auxilia na análise de dados e cria rotinas otimizadas. Apesar de fazer parte da rotina contábil, o futuro prevê que a robotização seja obrigatoriamente inserida nos processos, visto que pode ser incorporada em diversas atividades:

  • cálculo de tributos;
  • classificação de documentos fiscais;
  • identificação em pontos de auditoria;
  • análise de comportamento com base em indicadores de resultados.

Entenda a relação entre a contabilidade do futuro e os serviços agregados

Com clientes conectados, informados e exigentes, o escritório contábil precisa focar em uma experiência incrível para que eles sintam confiança nos serviços executados pelos contadores. Com a era digital e as ferramentas tecnológicas, essa relação se torna mais forte, visto que os canais de comunicação online tendem a aproximar as pessoas.

O software contábil, por exemplo, emite alertas automáticos para que os contadores saibam quando algo não está saindo conforme o esperado. Por meio deles, inclusive, é possível executar um trabalho de alta performance ao agir de forma rápida, ajudando a evitar prejuízos e custos extras na operação.

Esse tipo de postura é cada vez mais valorizada pelos consumidores, pois cria um vínculo genuíno e ainda aumenta o valor agregado nos serviços que são prestados pelo escritório. Não basta apenas entregar as obrigações fiscais, mas sim de atuar como um profissional que é um consultor e um parceiro contábil.

Veja como o escritório contábil pode fazer parte deste futuro

Quando falamos em contabilidade do futuro, não podemos deixar de considerar que é um processo natural, inevitável. Quem não dá atenção a essas transformações corre um sério risco de ter dificuldades em se adaptar depois.

Isso porque enquanto muitos escritórios estão passando pelo momento de transformação digital para no futuro recepcionar as novas tecnologias; as empresas que não estão dando atenção a isso vão ficando atrasadas, estagnadas.

O contador do futuro é antenado, tecnológico e estratégico. Ele assume um papel consultivo, dinâmico e intelectual, já que as tarefas repetitivas são executadas por um software contábil. Este profissional tem uma relação mais próxima com seus clientes, cria um vínculo de confiança a partir de uma entrega de valor em cada serviço realizado.

A contabilidade do futuro não tem medo da tecnologia, pois usa todos os recursos a seu favor. E não adianta apenas acompanhar as novidades do segmento, é preciso inserir aquelas que façam sentido ao negócio e se beneficiar de todos os diferenciais para aumentar a competitividade e criar um diferencial.

A Auditto está revolucionando a contabilidade por meio de soluções completas de software. A empresa identificou a necessidade de automatizar as tarefas das áreas fiscal e contábil para garantir assertividade, segurança e compliance. É o futuro da contabilidade em uma solução de alto valor tecnológico.

E você, como tem inserido o seu escritório no futuro da contabilidade? Fale com a Auditto! Teremos o maior prazer em auxiliar neste processo de transformação digital!

Sobre a Auditto

A Auditto é uma empresa especialista na oferta de soluções completas de software de alto valor tecnológico para redução da carga tributária, recuperação de créditos e compliance fiscal.

Siga-nos em nossas redes: