Não tema a Elisão Fiscal!

23/05/2023 | Atualizações | 0 Comentários

O termo “elisão fiscal” pode parecer assustador para muitas pessoas, afinal, estamos acostumados a ouvir falar de evasão fiscal e outras práticas ilegais relacionadas à sonegação de impostos.

No entanto, é importante entender que a elisão fiscal é a compreensão fiscal (e tributária) que aponta oportunidades legais de economizar em impostos.

Mas não pense que adotá-la é tão simples quanto a definição acima possa parecer. É preciso o amparo de um conjunto de estratégias e/ou planejamentos para reduzir gastos com impostos de maneira legal. Isso é feito por meio do estudo das leis tributárias, identificando as brechas legais existentes e buscando a melhor forma de aproveitá-las sem burlar a legislação.

Alguns tipos de elisão fiscal mais comuns são: boa escolha do regime tributário, identificação de lacunas na lei e mudanças no formato do recolhimento de tributos.

Muitas vezes, as empresas acabam pagando mais impostos do que o necessário por falta de conhecimento das leis tributárias e por não se planejarem adequadamente.

É fundamental buscar a ajuda de profissionais capacitados e especializados em planejamento tributário para realizar a elisão fiscal de maneira correta e dentro das normas legais.

É preciso olhar para a empresa com os olhos do fisco, identificar se há alguma exposição, um risco iminente de fiscalização e/ou autuação, por exemplo.

Reflita sobre como a sua realidade lida com esse tema.

Por fim, ressaltamos o título deste artigo, pois tendo a Auditto como parceira no entendimento desse cenário você não passará por nenhum inconveniente: não tema a elisão fiscal e eleve o patamar do seu negócio com responsabilidade.

Sobre a Auditto

A Auditto é uma empresa especialista na oferta de soluções completas de software de alto valor tecnológico para redução da carga tributária, recuperação de créditos e compliance fiscal.

Siga-nos em nossas redes: