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Obrigações acessórias: 6 formas de garantir a qualidade das declarações
[/vc_column_text][vc_column_text]Para uma empresa ser considerada idônea, além de um bom atendimento, cumprir com os compromissos com clientes e colaboradores, ela deve ter regularidade fiscal. E, para estar com tudo em dia, todo cuidado é pouco.
Com o grande volume de obrigatoriedades, é necessário que as empresas fiquem sempre atentas com relação às obrigações acessórias, evitando, assim, problemas com as fiscalizações. É preciso que alguns cuidados sejam tomados para garantir a qualidade das entregas (que precisam ser cumpridas de maneira rigorosa).
Mas afinal, o que são e quais são as obrigações acessórias?
De maneira ampla, obrigações acessórias são aquelas das quais todos os contribuintes estão sujeitos, sejam fiscais ou tributárias. Elas servem para pagamentos de impostos, fiscalização e cruzamento de dados.
As principais obrigações acessórias são: entrega de declaração simplificada, emissão de notas fiscais, obrigações trabalhistas, declarações sociais, escrituração de livros fiscais, demonstrações contábeis documentos fiscais e obrigações estaduais ou municipais.
E como garantir a regularidade fiscal com qualidade nas declarações?
1. Tenha um controle de envios
Para que problemas com fiscalização sejam evitados, é preciso estar em dia com os prazos de envios das obrigações acessórias. É necessário garantir um controle por datas e obrigações, que pode ser feito através de um sistema completo de automação.
2. Centralize os dados
Caso seja necessário comprovar a situação fiscal ou tributária em algum momento, ao disponibilizar tudo em um só local, você terá mais facilidade para acessar e controlar as informações. Em caso de qualquer problema com o fisco, ou se precisar comprovar sua situação, todos os dados estarão disponíveis no mesmo lugar, permitindo uma gestão muito mais eficaz.
3. Invista em um sistema de gestão fiscal
As exigências referentes às informações de juntada de dados e transmissões de obrigações são minuciosas. Um sistema de gestão fiscal completamente adequado à legislação funciona como um importante – e essencial – aliado nesse processo.
Uma prova disso é que em 2007 começou a ser implementado o projeto Sped, hoje em pleno funcionamento. Através dele, as penalidades e prazos são mais rigorosas e enviadas aos órgãos competentes de forma online.
4. Fique atento ao volume de dados
O volume de dados gerados em cada transação é enorme. Tratar todos como se fossem igualmente precisos e confiáveis pode afetar a qualidade das decisões e os resultados do negócio. É preciso ficar atento a cada transmissão e informação passada.
5. Esteja atualizado às legislações
É fundamental que os profissionais que lidam com a elaboração e transmissão das obrigações tributárias estejam atualizados com relação às legislações vigentes. Para não ter problemas, é necessário que se garanta a qualidade das informações transmitidas, validando-as antecipadamente.
Para uma validação eficaz dos dados, é preciso confrontar as operações contábeis e fiscais, códigos e classificações normas e legislações vigentes. Um sistema de gestão fiscal pode te ajudar a trabalhar com uma legislação atualizada e garantir a qualidade das informações das obrigações acessórias reportadas.
Agora, garantir a qualidade das declarações de obrigações acessórias ficou fácil, não é? Procure um profissional Auditto e fique por dentro de tudo sobre regularização fiscal![/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]