fbpx

Transformação digital: verdades e mentiras da contabilidade

Transformação digital: as verdades e mentiras da contabilidade

Quando você pensa em um escritório de contabilidade, o que te vem à mente? Uma sala comercial numa sobreloja no centro tocada por um homem quase sexagenário? Não é incomum. E quando você pensa em transformação digital? Celulares com tela sensível ao toque, supercomputadores, inteligência artificial, robôs? É outra visão comum. E quando essas visões se juntam? Aí você tem uma verdadeira revolução de mercado.

Exemplos de transformação digital e revoluções de mercado por uma junção de setores tradicionais e tecnologias não faltam. 

Um deles é o Uber, que juntou mobilidade com o serviço de táxi. Ou a Netflix, que agregou vídeos numa plataforma de transmissão via internet diretamente na TV que acabou com a era das videolocadoras, como a Blockbuster – que, por ironia, teve a oportunidade de adquirir a Netflix antes do sucesso. Ou até mesmo a Kodak, que viu a câmera digital surgir dentro de casa e não enxergou a tendência. 

A transformação digital é um movimento contínuo e que não tem retorno, sobretudo no meio contábil. Isso significa mudar a maneira como você se relaciona com os clientes e realiza atividades, fazendo uso de novas soluções e ferramentas que surgem a todo momento. 

Falando de outra forma, a transformação digital está intimamente ligada à maneira como você enxerga o mercado. Ou seja, a transformação digital é a união de ferramentas tecnológicas às boas práticas em uma organização contábil.

A mudança de mentalidade

Como dissemos, existem empresas que não se beneficiaram da transformação digital e sumiram. Quem deixar de olhar ao seu redor para acompanhar o mercado vai ficar para trás. É por essa razão que uma empresa precisa investir em tecnologia.

E existe espaço para o crescimento daquele escritório tradicional de contabilidade. As ferramentas tecnológicas estão à disposição para auxiliar a melhoria dos serviços prestados pelas contabilidades. 

Até porque, mesmo que algumas empresas ainda não façam uso dessas soluções, como a digitalização de documentos ou a automação de processos, os clientes mudaram a mentalidade e estão fazendo. Ou seja, o escritório contábil também tem de mudar e estar atento às transformações.

Uma organização contábil que investe em transformação digital consegue atender muito mais clientes com a mesma equipe e ainda aumenta sua capacidade de fidelização pela qualidade no atendimento. 

As mentiras da contabilidade

A contabilidade sempre foi pautada pelas regras impostas pelo governo em suas três esferas. E a necessidade de manter o compliance nesse campo é a mola propulsora das inovações tecnológicas.

Como o governo se moderniza constantemente de modo a garantir a cobrança de impostos para manter a máquina funcionando e aumentando seu poder fiscalizador, os clientes também se modernizam para se manter dentro das regras.

Dessa forma, fica muito mais fácil de detectar as mentiras da contabilidade. Não é mais possível entregar SPEDs em branco só para não perder o prazo, ou deixar de pagar um determinado imposto. O Fisco consegue saber tudo porque se modernizou. Em contabilidade, mentir é tão grave quanto omitir.

A Receita Federal tem aprimorado seus meios de monitoramento e controle de operações comerciais no Brasil. O cruzamento de dados está cada vez mais preciso. Quem omite informações, seja por descuido ou negligência (por não dispor ou não querer usar ferramentas tecnológicas próprias para isso), fatalmente será pego.

Maquiar os dados de documentos e obrigações também é algo grave perante os olhos do Fisco e facilmente detectável pelas ferramentas tecnológicas. Além disso, dessa forma, a empresa seguirá sem ter informações confiáveis para definir os rumos de negócios.

As verdades

Fato é que a revolução tecnológica é uma via de mão dupla. O escritório contábil se beneficia das tecnologias que estão presentes na vida cotidiana para atender melhor seus clientes e otimizar a forma como trabalha, enquanto o cliente ganha com as soluções fornecidas e customizadas para a atividade dele.

Um exemplo disso é o cloud computing, ou computação em nuvem. Você não precisa mais armazenar todo o enorme volume de documentos escriturados em um arquivo, em papel, ou fazer livros-caixa de forma manual. Tudo pode ser digitalizado e acessado por meio da internet, estando disponível a hora que for preciso.

Com uma solução como essa, por exemplo, você otimiza o tempo e obtém agilidade na entrega, qualidade nas informações, segurança e economia financeira.

É exatamente o que a Auditto se presta a realizar: oferecer o que há de melhor em tecnologia, entendendo o mercado contábil e fiscal para melhorar as operações e processos das empresas. 

Todos podem se beneficiar da transformação digital quando usam um software de auditoria, que acompanha todas as regras fiscais e faz o controle das obrigações tributárias. Ter o sistema Auditto garante visualizar em tempo real todos os processos e tarefas em execução. 

Processos de conferência de dados e notas que antes eram manuais, para apuração fiscal, hoje podem ser automatizados. E essa é a realidade do mercado. Ninguém quer mais perder tempo com tarefas rotineiras que podem ser facilmente resolvidas com automatização de processos.

É isso o que o sistema Auditto oferece: um aumento da performance baseado em inteligência artificial que otimiza a operação da contabilidade. Gerenciar a carteira de clientes elevando a produtividade e atendendo mais clientes com a mesma equipe, somente usando a tecnologia, é a realidade.

A auditoria propriamente dita também se torna mais eficiente em qualidade e segurança. A chance de erros e divergências é minimizada ao extremo com esse processo totalmente automatizado, que é só possível com a transformação digital no meio contábil.

Conclusão

O mercado contábil, sobretudo nas áreas fiscal e tributária, sempre demandou muita tecnologia. Desde o Lotus 123 até o projeto SPED, tudo passou por uma transformação digital que visa otimizar o trabalho das contabilidades e a manutenção do compliance fiscal.

Esse é o real progresso. A Auditto busca validar o passado da empresa usando as novidades tecnológicas justamente para que essa transformação ocorra de maneira saudável. 

A Auditto entende o processo, dando o diagnóstico e indicando quais são as falhas e solucionando o problema com agilidade e de maneira amigável. Essa solução serve tanto para a pequena contabilidade quanto as gigantes.

Fato é que não se trata somente de utilizar tecnologia, mas é preciso estar sempre buscando transformar metodologias tradicionais em prol da eficiência. É ter a visão além do alcance. Se você deseja que sua empresa se mantenha competitiva no mercado, seja uma contabilidade ou um comércio, é muito importante estar atento e praticar a transformação digital. E, para isso, conte com a Auditto.

 

(Colaboração: Fabrício  Moura, diretor técnico)

 

Post by Flavia

3 Responses to Transformação digital: verdades e mentiras da contabilidade

  1. Pingback: As verdades e mentiras da transformação digital na contabilidade – Merc Empresarial

  2. Pingback: O sucesso através da contabilidade digital - Auditto

  3. Pingback: A contabilidade digital eliminou o escritório tradicional? - Auditto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0
0
image
https://auditto.com.br/wp-content/themes/hazel/
https://auditto.com.br/
#26ade4
style1
paged
Carregando...
/var/www/auditto/
#
on
none
loading
#
Sort Gallery
on
no
yes
off
off
off