Você sabia que a contabilidade está em alta no mercado?

De acordo com o Censo de Educação Superior, realizado pelo Ministério a Educação, entre 2009 e 2017, a procura pelo curso de graduação de Ciências Contábeis aumentou 53,97%, se tornando um dos cincos cursos mais procurados no Brasil. (Trecho do texto: Os desafios do profissional contábil na era da tecnologia)

Algumas áreas que o profissional contábil pode atuar são: fiscal, gerencial, financeira, previdenciária e auditoria. A diversidade no campo de atuação é vasta, mas os desafios também são, sendo o maior deles a necessidade de se atualizar constantemente sobre as mudanças na legislação, a nível municipal, estadual e federal. Além de precisar estar antenado com as novidades tecnológicas e como elas podem impactar no processo de operação do escritório.  

Então a robotização é a tendência do momento? 

Já falamos anteriormente sobre o processo de aplicação da robotização nos escritórios contábeis. 

As mudanças mais profundas nas rotinas dos escritórios contábeis são puxadas pela legislação e pelos órgãos fiscais. Sempre foi assim. O governo cria o SPED e as contabilidades se ajustam à essa diretriz para que as empresas clientes estejam em conformidade com a lei.

Só que agora o cenário é diferente. A inteligência artificial e robotização de tarefas para ganho de eficiência já são uma realidade no cotidiano operacional de escritórios contábeis. (Trecho do texto: Como implementar a robotização na contabilidade?)

Oferecer serviços personalizados permite melhor atender às necessidades dos seus clientes (e superá-las). E, para isso, contar com a tecnologia e a robotização de processos permite obter vantagem competitiva. Só que aí tem um problema: não é incomum que escritórios contábeis digam que seus diferenciais são processos que, na verdade, são apenas as tarefas contábeis, como o cumprimento rigoroso das obrigações acessórias e o cálculo correto dos tributos, o que já é rotina.

É por essa razão que automatizar o escritório contábil pode trazer agilidade, segurança e aumento da produtividade. O uso de robôs nos processos contábeis facilita a vida do contador, que passa a ser um gestor e pode virar um conselheiro do cliente na tomada de decisão por ganhar tempo para se dedicar à análise de dados. (Trecho do texto: Robotização: o maior diferencial competitivo de uma contabilidade)

De acordo com a pesquisa “Automação de relatórios financeiros e contabilidade técnica” da KPMG UK, as áreas de contabilidade e relatórios financeiros ainda estão operando em um modelo antigo de tecnologia. Essa afirmação fica clara quando observamos que mais de 50% informaram que usam planilhas eletrônicas e de texto no processo de preparação das demonstrações financeiras, e somente uma minoria possui um software ou ferramenta em nuvem para essas atividades.

Esses benefícios já estão começando a ser percebidos pelos profissionais da contabilidade, pois 90% dos entrevistados consideram importante o processo de automação nas atividades de elaboração de relatórios financeiros e nas funções técnicas contábeis. Outro dado bastante interessante da pesquisa revela que uma grande parte dos profissionais planeja iniciar um processo automação nos próximos 2 anos.

Ainda de acordo com o estudo da Gartner, até 2022 o mercado de soluções de RPA (Robot Process Automation) movimentará um total de US$ 2,4 bilhões e estima-se que 85% das grandes organizações terão adotado alguma forma de automação. (Trecho do texto: Como implementar a robotização na contabilidade?)

Então quais são as reais vantagens e oportunidades de robotizar o escritório contábil ?

Como falamos anteriormente, o profissional da área contábil até a pouco tempo atrás precisava apenas se manter atualizado sobre as mudanças da legislação, aplicando as novas alíquotas em cada cálculo ou trocando informações relevantes com os órgãos regulatórios. Durante muito tempo isso foi feito assim, até que tudo mudou. Com chegada da tecnologia, os escritórios de contabilidade precisaram se adaptar à nova realidade, que ainda é vista por alguns como “inimiga”. 

Por isso você deve sempre se perguntar:

  • Você tem os recursos de automação para enfrentar a crescente concorrência?
  • Como você se torna relevante para seus clientes nessa nova era?
  • Como você treina sua força de trabalho para aproveitar o aumento da capacidade sem reduzir a equipe?

 

Então, vamos listar algumas vantagens em adotar a robotização em seu escritório:

 

  • A robotização como estratégia: Os robôs são munidos de inteligência artificial para desempenhar tarefas e capazes de prever, antecipar e reagir rapidamente a diversas situações, acompanhar o desenvolvimento mercadológico, ou mesmo da economia global.  (Trecho do texto: Como implementar a robotização na contabilidade?)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sendo assim, concluímos que a robotização proporciona uma vantagem imensa, pois os robôs podem executar diversas tarefas simultaneamente, trabalhar o tempo todo, permitindo um ganho de produtividade enorme para os escritórios de contabilidade, além de projetar mais qualidade com menor chance de falhas. Isso sem contar a ajuda no planejamento de todas as atividades para curto, médio e longo prazos, internas ou orientadas para os clientes.

 

E quais são as dificuldades e desafios em robotizar o escritório contábil?

Falamos um pouco sobre os benefícios e oportunidades que a robotização trás, mas também existem as dificuldades e os desafios que andam atrelados a essas novas tecnologias. 

Sim, nem todo mundo está “preparado” para automatizar o escritório contábil. 

 

Confira:

  • Falta de alinhamento interdisciplinar entre as equipes: Quando um gestor “impõe” um sistema novo à sua equipe, sem um prévio alinhamento, é muito provável que haja divergências e uma falta de acolhimento, dificultando a implementação de qualquer sistema. 

 

  • Falta de mapeamento dos processos: Se um escritório não consegue mapear os “gaps” de seus processos, dificilmente entenderá onde seus esforços estão sendo implementados. 

 

  • Falta de segurança para fazer investimentos em tecnologia: A ausência de entendimento sobre a tecnologia muitas vezes gera insegurança sobre o retorno do investimento. 

 

  • Dificuldade em enxergar o retorno de investimento: Um dos itens de maior dificuldade sobre a implementação da robotização nos escritórios contábeis é sobre o investimento. Muitos gestores possuem resistência sobre investir dinheiro corporativo em “tendências”.

 

  • Fazer comparativos com sistemas pontuais dentro de um processo: É muito comum acharmos resistência com um sistema 360°. A grande maioria dos gestores acredita que ter um sistema pontual é o suficiente para resolver os “gaps” de gestão, sendo que na verdade, é preciso uma auditoria completa e em tempo real. 

 

 

  • Não conseguir otimizar o processo: Como muitos não conseguem achar as falhas de processos, também não conseguem otimizar.

“Os escritórios de contabilidade às vezes podem querer culpar a automação pela falta de efetividade na otimização dos processos, quando na verdade o próprio escritório não sabe o que precisa otimizar”, afirma Celso Teixeira, gerente de Inside Sales da Auditto. 

 

  • Frustração com sistemas anteriores: Na época em que o Fisco se automatizou, muitos sistemas surgiram durante esse período, mas a grande maioria apresentava falhas, o que deixou o mercado receoso com novos softwares. 

 

 

  • Falta de percepção de como a automação pode otimizar o tempo:  Quando não se entende como e onde aplicar os processos de automação, também fica bastante complicado medir a eficácia da robotização, em especial quando falamos em otimização do tempo da equipe. 

 

 

  • Resistência e mudança a tecnologia: Ainda existem muitos escritório que preferem trabalhar de forma mais “tradicional”, impedindo novas tecnologias de fazerem parte de suas rotinas. Entretanto, esse tipo de gestão não se propagará durante os próximos anos. 

 

Por fim, com todos esses apontamentos concluímos que os impeditivos, na verdade e resumidamente são por: falta de entendimento, resistência da implantação de novas tecnologias e falta de alinhamento de equipes e processos, o que não são e nem devem ser fatores proibitórios para você escalonar seu escritório contábil. 

 

 

Então os robôs são a solução dos seus problemas? 

Podemos então dizer que a robotização se tornou um item indispensável para o escritórios contábeis?

Sim, mas muito além de implementar a robotização é preciso mudar a cultura empresarial. É preciso uma equipe bem preparada e disposta a fazer dos robôs seus novos aliados.

Um time alinhado e com os mesmos objetivos consegue aproveitar ao máximo toda nova tecnologia, possibilitando mais autonomia para tomada de decisões gerenciais.

Deixe que os robôs façam a parte “burocrática” do negócio. Automatize e tenha mais vantagens e oportunidades competitivas no mercado. 

Aproveite e conheça mais os serviços da Auditto. 

Por Atracto

Sobre a Auditto

A Auditto é uma empresa especialista na oferta de soluções completas de software de alto valor tecnológico para redução da carga tributária, recuperação de créditos e compliance fiscal.

Siga-nos em nossas redes: