Fidelizar clientes na contabilidade é, sem dúvida alguma, o maior objetivo dos gestores. Para isso, além do bom relacionamento, é muito importante contar com profissionais eficientes ter um processo otimizado. Esses são os principais pilares que compõem a experiência do cliente desde o momento em que ele entra em contato com o seu negócio até quando ele recebe a primeira entrega. E isso deve ser constante.
Hoje em dia, existem diversas soluções que simplificam a rotina dos escritórios contábeis. O uso da tecnologia, inclusive, faz com que ferramentas otimizem atividades, alcancem maior produtividade e, claro, deixem os clientes satisfeitos, tornando-os divulgadores do seu negócio.
Mas, afinal, como fazer com que os clientes sejam fidelizados? Neste post, reunimos 5 dicas para você colocar em prática hoje mesmo. Veja!
1. Produza relatórios periodicamente
Não é incomum que empresas de contabilidade elaborem uma espécie de relatório com todas as ações que foram executadas ao longo do mês ou durante a vigência de um contrato. Isso serve para que o cliente acompanhe as obrigações da contabilidade. Mas essa ação, que é, muitas vezes, automática e enviada por e-mail, pode ser melhorada quando pensamos em fidelizar o cliente.
Uma forma de fazer mais é produzir relatórios periodicamente, mesmo que ninguém tenha solicitado. Um relatório financeiro e contábil, por exemplo, fornece uma série de insights valiosos, que auxiliam a melhorar as entregas e o trabalho como um todo. É uma forma de demonstrar ao seu cliente que a sua empresa está disposta, realmente, a fazer com que o negócio dele cresça e evolua.
Ainda nesse sentido, se o seu escritório já faz esse tipo de entrega, é hora de perguntar ao seu cliente se há alguma informação que ele queira acrescentar ou esclarecer. Isso faz com que ele se sinta ouvido, o que é ótimo para a experiência dele com a sua marca.
2. Procure oferecer oportunidades para fidelizar clientes na contabilidade
O contador é o profissional que tem acesso a dados muito importantes do negócio do cliente. Que tal começar a usar essas informações para gerar a ele uma experiência ainda mais positiva? Estudar o segmento, os concorrentes e as novidades do mercado é uma forma de entender o que o cliente pode fazer de melhor; ao mesmo tempo em que permite verificar o que pode estar inadequado.
Depois de fazer essa análise, reúna todas as informações em uma apresentação e compartilhe com o cliente as oportunidades que o negócio tem para crescer positivamente e que o escritório de contabilidade analisou e verificou que é possível explorar.
Caso surja alguma ação que o escritório possa fazer, mas que necessitará de investimentos, seja de tempo, seja de dinheiro, apresente o valor do trabalho. Realce a qualidade que a entrega terá, a oportunidade que dará à empresa em questão e reforce que a contribuição do escritório poderá contribuir muito para o sucesso do negócio.
3. Demonstre de forma proativa como o escritório contribui com o cliente
A próxima dica essencial para fidelizar clientes na contabilidade é demonstrar as ações do escritório que contribuem para o crescimento do cliente. Como mencionamos, é comum que empresas contábeis façam isso mensalmente, sempre que é solicitado ou quando o contrato está terminando. No entanto, uma forma de incrementar essa ação e encantar o cliente é fazer essa demonstração de um jeito proativo.
Insira, na apresentação, não apenas os serviços que foram feitos, mas também os resultados que foram obtidos com as ações. Adicione também a transformação da trajetória do seu cliente, ou seja, o cenário em que ele foi encontrado e como as melhorias que foram implementadas contribuíram para o desenvolvimento do negócio.
Fidelizar clientes na contabilidade não é apenas demonstrar o que o escritório fez. É, principalmente, montar um plano de ação, que identifique as falhas, as possíveis correções e as perspectivas a partir de cada atividade. É se posicionar de um jeito proativo para que o cliente perceba que o escritório se diferencia dos demais.
4. Tenha uma equipe dedicada ao atendimento e Sucesso do Cliente
Fidelizar clientes na contabilidade também inclui construir um bom relacionamento. Educação, atenção e cortesia são alguns dos principais aspectos que o cliente precisa receber ao ser atendido por algum profissional do escritório de contabilidade. Esse quesito, inclusive, é apontado como um dos mais importantes para que um cliente se sinta acolhido.
Caso o seu escritório conte com muitos profissionais, a dica é ter uma equipe dedicada ao atendimento. É válido ter canais de comunicação além do telefone, como WhatsApp, e-mail, Skype (que permite chamadas de vídeo), redes sociais em que o escritório está presente, entre outros.
Um time ou profissional de Customer Success, também chamado de Sucesso do Cliente, é indicado. Trata-se de uma área que visa garantir que todos os clientes do escritório de contabilidade conquistem os resultados desejados ao utilizar o serviço contratado. Agilidade e eficiência na resolução de problemas são aspectos indispensáveis no que diz respeito à experiência de um cliente, por isso contar com profissionais especializados no ramo é tão importante.
5. Invista em uma ferramenta que garanta 100% das entregas
Um fato: a contabilidade do futuro é construída hoje. Os avanços tecnológicos, por esse motivo, são cada vez mais aplicados no setor, principalmente por escritórios que querem se destacar da concorrência e oferecer diferenciais à sua carteira de clientes, fidelizando e transformando um número crescente de promotores da marca.
A tecnologia deve ser usada como uma aliada, como a robotização, que atua de modo a fornecer uma grande vantagem competitiva. Quando máquinas passam a executar atividades repetitivas e burocráticas, as chances de prazos serem descumpridos e informações serem lançadas de forma errada são praticamente nulas. Assim, é possível garantir 100% das entregas com otimização de tempo, qualidade, eficiência e segurança.
Nesse sentido, a Auditto oferece soluções únicas. Com um software de gestão e automação de processos, o seu escritório automatiza diversas atividades manuais, garantindo que tudo seja entregue no prazo e sem erros. Os clientes passam a sentir mais segurança nas ações — outro critério para que ela seja um promotor da marca. E a sua empresa ainda consegue dedicar esforços para estratégias de fidelização e captação de clientes.
De acordo com o relatório Internet Trends Reports, 82% dos consumidores deixam de fazer negócio com uma empresa após experiências ruins. Ao longo deste texto, vimos que fidelizar clientes na contabilidade exige planejamento e ações estratégicas. Com as dicas citadas, certamente, o seu negócio dará largos passos rumo ao crescimento e ao sucesso!
E você, gostou das dicas deste post? Aproveite a visita em nosso blog e conheça 5 motivos para usar um software nos processos da sua contabilidade!