5 mudanças na contabilidade devido à tecnologia

22/10/2020 | Auditto Explica, Blog, contabilidade | 0 Comentários

Quando falamos sobre as mudanças na contabilidade, é comum pensarmos apenas nas que estão relacionadas à legislação. Inclusive, ao longo dos anos, o cenário foi exatamente esse: novos tributos, atualizações de regras, ajustes de alíquotas, etc. No entanto, com a evolução do setor, foi possível notar outras mudanças, fazendo com que os profissionais tivessem que se adaptar para continuar oferecendo um serviço de qualidade e dentro da lei.

A Transformação Digital impactou a contabilidade de forma positiva. Com o surgimento de ferramentas e softwares foi possível organizar melhor os processos, agilizar diversas entregas e cumprir com os prazos das atividades.

Diante disso, elencamos neste texto cinco mudanças que aconteceram no setor contábil devido o surgimento da tecnologia. Prossiga com a leitura para se informar!

1. Realização de reuniões online

Os problemas na comunicação empresarial puderam ser solucionados graças à tecnologia. Hoje, por meio da videoconferência, é possível fazer reuniões sem a necessidade de deslocamento e, inclusive, sem custos. Há diversas ferramentas que podem ser usadas gratuitamente, necessitando apenas que os participantes tenham acesso à internet.

Assim, dá para falar com o cliente a qualquer momento do dia e com os demais profissionais da empresa de qualquer lugar. Além de otimizar e melhorar a gestão do tempo, os imprevistos também são reduzidos. Sem contar que, para o escritório contábil, é uma forma de captar clientes de outras cidades, visto que não há necessidade de encontros presenciais.

2. Atendimento ao cliente via WhatsApp

Bem semelhantes às reuniões online, outra mudança na contabilidade ocasionada pela tecnologia foi o atendimento ao cliente. Demos adeus ao telefone tocando o dia inteiro e à necessidade de ter alguém apenas com essa principal função.

O Whatsapp, um dos aplicativos de mensagens mais usados no mundo, mudou a forma como as empresas se relacionam com seus clientes. Os contadores, nesse caso, podem aproveitar os recursos do Whatsapp Business, que é exclusivo para empresas.

Com ele, dá para enviar respostas automáticas, agilizando o atendimento e evitando que o cliente fique esperando. Além disso, o aplicativo fornece estatísticas que permitem o acompanhamento de quantas mensagens foram enviadas, quais delas foram lidas e respondidas.

Os contadores conseguem estreitar o relacionamento com os clientes, pois podem enviar conteúdos personalizados com frequência, como lembretes de alterações cadastrais ou de cumprimentos de prazos. Ele se mostra interessado e eficiente, requisitos fundamentais para que os clientes se sintam satisfeitos e valorizem a empresa.

3. Armazenamento de documentos na nuvem

Se você acompanha as evoluções tecnológicas no setor contábil, é bem provável que já tenha ouvido falar no armazenamento em nuvem. Já mencionamos ele em outros posts justamente por conta dos benefícios que oferece aos profissionais e aos clientes. Sem contar que é uma tecnologia muito utilizada e, por isso, precisa ser inserida na rotina.

Se antigamente os documentos eram guardados em pastas ou em armários de arquivo, que ocupam espaço e estão suscetíveis a estragos causados pelo tempo, hoje, graças ao armazenamento em nuvem, tudo mudou.

Agora, as informações podem ser acessadas de qualquer dispositivo por usuários que tenham autorização e acesso à internet. O recurso garante uma significativa redução de gastos e aumenta a produtividade. Além de atender às exigências do Fisco no que diz respeito ao armazenamento de notas fiscais eletrônicas pelo prazo de cinco anos. Por estarem no mesmo ambiente, podem ser localizadas de um jeito bem fácil e, principalmente, seguro.

4. Divulgação da empresa nas redes sociais

Você sabia que, segundo o IBGE, cerca de 65% da população está conectada no Brasil? Ter um site e estar presente nas redes sociais é uma forma de alcançar esse público e conquistar mais clientes.

Graças aos avanços da tecnologia, o escritório de contabilidade não precisa mais ficar restrito apenas às indicações de outros clientes, pois pode criar estratégias para se posicionar online e ganhar visibilidade.

Para os clientes já existentes, estar nas redes sociais é também estar próximo a eles. O escritório de contabilidade pode divulgar notícias, atualizações e até mesmo informações sobre a empresa, posicionando-se como autoridade, destacando-se da concorrência e mostrando domínio do assunto.

5. Automatização de tarefas

Entre as mudanças causadas pela tecnologia dentro do setor contábil, temos a automatização de tarefas. Inclusive, essa é uma das transformações que mais impactaram a área de forma positiva, afinal, a rotina pôde receber diversas melhorias. As atividades que são necessárias, mas que exigem bastante tempo e são burocráticas, agora podem ser feitas por meio da robotização.

Essa única solução tecnológica já tem uma série de benefícios. Além de reduzir as chances de erros, já que os robôs inteligentes realizam as tarefas de forma automatizada e a partir, muitas vezes, do Machine Learning, há também mais agilidade nas entregas. Ou seja, o que levaria horas para ser feito manualmente pode ser concluído em questão de segundos pelos robôs.

Sem contar que é graças à automação de tarefas que o profissional contador pode, finalmente, focar em outras atividades do seu dia e, até mesmo, oferecer um serviço mais personalizado aos clientes. Atender aos diversos prazos também é mais viável a partir de um software contábil, isso evita uma série de problemas e garante a saúde financeira da empresa.

As mudanças na contabilidade por conta dos avanços da tecnologia estão cada vez mais presente na rotina dos profissionais. Muito além de ser uma opção mais prática, é, principalmente, uma necessidade. A Receita Federal, por exemplo, está bem conectada e já recebe informações completamente online. E a tendência é que os demais órgãos também adiram às soluções.

E você, sentiu o impacto da tecnologia no setor contábil? Aprimore os seus conhecimentos e saiba como o contador pode se adaptar à tecnologia!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Auditto

A Auditto é uma empresa especialista na oferta de soluções completas de software de alto valor tecnológico para redução da carga tributária, recuperação de créditos e compliance fiscal.

Siga-nos em nossas redes: