Transformação digital na contabilidade: entenda a importância

28/08/2020 | Auditto Explica, Blog, contabilidade | 0 Comentários

Nos últimos meses, o mundo foi pego de surpresa com a chegada no novo coronavírus, que mudou hábitos, rotinas e, inclusive, formatos de trabalho. Mais do que nunca, as empresas tiveram que encontrar uma forma de sobreviverem ao mercado enquanto as pessoas aderiam ao isolamento social, saindo de casa para fazer somente o necessário.

Todos os setores foram impactados, mas hoje viemos falar do contábil. O segmento é composto por diversas nuances, ou seja, profissionais que têm perfis diferenciados. Enquanto uns se preocupam com a inovação, outros mantêm a tradição e execução de processos feitos manualmente.

Mas em um cenário em que o aumento de acesso à internet no Brasil aumentou entre 40% e 50%, segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a transformação digital na contabilidade recebe atenção e relevância. Quer saber o porquê? 

Continue a leitura e compreenda mais sobre os impactos da transformação digital no setor contábil!

Entenda como funciona a transformação digital na contabilidade

Você, provavelmente, já ouviu falar em como a transformação digital está impactando empresas de diversos portes e segmentos. E na contabilidade não é diferente. As soluções tecnológicas estão simplificando a rotina de processos, além de melhorarem o relacionamento e atendimento ao cliente. Não é de hoje que esse investimento é importante, mas, principalmente nos últimos tempos, o assunto ganhou relevância.

De maneira geral, a transformação digital na contabilidade surgiu por meio de um conjunto de estratégias que visam otimizar e tornar a atuação do contador mais dinâmica, prática, ágil e eficiente.

E por falar em contador, não, ele não está perdendo a sua importância por conta dos avanços tecnológicos. Finalmente o profissional poderá atuar em uma frente de consultoria e mentoria, deixando para trás aquelas atividades burocráticas, repetitivas e demoradas. Estas passam a ser realizadas por meio da robotização, que assegura agilidade e maior precisão na execução.

O contador que compreende a importância da transformação digital pode utilizar a sua expertise para melhorar as ações estratégicas, aproximar-se dos clientes, resolver problemas de forma imediata e preditiva e organizar o seu tempo de modo que atue no que a empresa precisa para alcançar o sucesso.

Saiba quais são os benefícios da transformação digital na contabilidade

A transformação digital melhora de forma bastante significativa a rotina do contador e experiência do cliente. Essas mudanças são promissoras, pois podem alavancar a carreira de muitos escritórios. No entanto, é preciso investir em soluções que realmente façam a diferença nos serviços prestados.

Os benefícios vão desde a redução de custos ao aumento da segurança de processos e documentos. Abaixo, listamos os principais.

Redução de erros

Um dos maiores problemas da contabilidade é o lançamento de informações de forma equivocada. Isso acontece tanto por conta do excesso de demandas quanto por falhas humanas que sempre podem ocorrer. 

Mas uma das principais vantagens de investir em tecnologia na contabilidade é, justamente, a redução desses equívocos. O uso de Machine Learning em softwares, por exemplo, faz com que os erros sejam evitados e diminuídos consideravelmente, já que as máquinas operam de forma inteligente e automatizada.

Cumprimento de prazos

Com um número alto de clientes, é fácil se perder entre os prazos de pagamento das obrigações. Nessas horas, os riscos são enormes e ainda prejudicam o relacionamento que o cliente tem com o escritório. Muitas vezes, inclusive, fica humanamente impossível atender a tantas especificidades de forma manual. E aqui entra outro diferencial da tecnologia.

As ferramentas de gestão atuam de modo a evitar que prazos sejam perdidos. Há a emissão de alertas, organização da agenda e demais avisos que fazem com que o contador não se perca e possa atender à solicitação dentro da data proposta.

Aumento da produtividade

Este próximo benefício é praticamente uma consequência dos benefícios que foram mencionados. Com a rotina estruturada, o contador consegue organizar o seu dia de um jeito mais eficiente. Ele não precisa mais passar horas digitando informações ou colocando documentos em pastas, o seu tempo é dedicado a atividades mais dinâmicas, o que aumenta a produtividade, já que a rotina está organizada e com processos eficientes.

Veja como implementar a transformação digital na contabilidade

Agora que você já sabe a importância e as vantagens da transformação digital na contabilidade, vamos explicar como você pode dar este passo em sua empresa. A primeira medida é adotar uma cultura de inovação. Se os profissionais encaram a inserção de soluções tecnológicas como inimigas, jamais poderão extrair o melhor que elas podem oferecer.

Então, é importante que todos da empresa partilhem do mesmo olhar. Isso pode ser feito por meio de palestras, treinamentos e reuniões contínuas. As novas contratações de funcionários também podem adicionar o conhecimento em tecnologia como um diferencial. Assim, a troca de informações e conhecimentos será ainda maior.

Em seguida, não basta apenas contratar diversas ferramentas e esperar que elas transformem as entregas. Existem soluções para inúmeras necessidades de negócio. Então, é preciso identificar as deficiências da empresa para que a busca pelas habilidades certas seja feita de forma coerente.

Converse com os profissionais, mapeie os processos que, geralmente, demandam mais tempo dos funcionários, veja quais são os erros que são mais cometidos. Com todas as informações traçadas é mais fácil buscar soluções que atendam a essas necessidades.

Se for o caso, treine a equipe. Muitas empresas que oferecem soluções tecnológicas se disponibilizam para este processo de “boas-vindas”. Ele é muito importante para tirar dúvidas e possíveis receios.

Não se esqueça de comunicar os clientes sobre essa mudança de cultura. Inicialmente, alguns deles podem assustar, mas ao notar todas as vantagens que serão obtidas, o retorno será ainda mais positivo. 

O cliente perceberá que o escritório está acompanhando as exigências do mercado, de modo a oferecer diferenciais competitivos também para a sua empresa. E com os contadores atuando em uma frente mais estratégica e dinâmica, maiores serão as chances de captação de novos clientes, pois, agora, as ações geram resultados de valor.

A transformação digital na contabilidade vem ganhando bastante relevância. As empresas que ignoram ou demoram para entender a importância dessa nova visão e posicionamento tendem a ser colocadas para trás por escritórios que têm uma cultura de constante inovação.

As informações deste texto foram úteis para você? Sabia que a Auditto tem revolucionado a contabilidade? Acesse o nosso site e veja como podemos fazer isso com a sua empresa!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Auditto

A Auditto é uma empresa especialista na oferta de soluções completas de software de alto valor tecnológico para redução da carga tributária, recuperação de créditos e compliance fiscal.

Siga-nos em nossas redes: