5 passos para robotizar o seu escritório contábil: Qualidade

16/02/2020 | Auditoria, automatização, Blog, compliance, gestão | 0 Comentários

Você deve ter chegado até aqui porque leu nosso texto introdutório sobre os 5 passos para robotizar um escritório contábil. Mas, caso ainda não tenha visto,  clique aqui  para conferir e continuar conosco em nossa jornada da automatização. Está pronto? Então vamos lá!

Agora que você já deve estar mais familiarizado como nossa grade de conteúdo, chegou a hora de falarmos sobre um segundo tema  do processo de implementação da automação no seu escritório: A QUALIDADE NA ROBOTIZAÇÃO. Mas antes que você comece se questionar o que a  Auditto compreende como qualidade, vamos voltar um pouco e explicar o contexto da supervisão, que está intimamente ligado a esse nosso segundo momento.

 

SUPERVISÃO NA METODOLOGIA DA ROBOTIZAÇÃO

Neste primeiro momento, entendemos como supervisão o processo de gestão completa e automática da fiscalização dos documentos eletrônicos importantes para o andamento dos processos contábeis. Por meio do processo da Auditto é possível acompanhar  todas as movimentações do FISCO nos últimos 5 anos, conforme já falamos anteriormente em outros textos aqui do blog, mas uma dúvida que é recorrente sobre o tema: Essa fiscalização realmente não apresenta nenhum erro?

O foco aqui é justamente entregar uma visão global das obrigações acessórias e principais, indicando ausências, divergências e problemas gerais com a situação fiscal dos clientes da contabilidade.

Em resumo, na supervisão robotizada, nossa auditoria inicial entrega ao empresário a mesma visão do Fisco! E em um cenário onde o Fisco está cada vez mais automatizado, nada melhor do que conseguir enxergar como ele enxerga, antecipando possíveis problemas.

 

QUALIDADE COMO RÉGUA DE SUCESSO 

Paralelamente ao processo de supervisão, entramos então no recurso da qualidade.

Vamos pensar juntos, em um mundo cada vez mais robotizado e tecnológico, por que as contabilidades e os órgãos fiscais ficariam para trás?

Pois bem, é exatamente isso que está acontecendo. Hoje com a velocidade de informações que chegam a todo instante, a verificação de processos e documentos ( ou a falta deles) é feito de maneira muito mais eficiente e automática, por isso que o processo de inteligência artificial (IA) dos sistemas está se tornando tão comum até no segmento contábil.

Agora quando falamos em qualidade, falamos muito além de um sistema de checagem rápido, falamos em uma auditoria profunda que te aponta onde estão seus gaps, prazos, entregas e muito mais. No sistema da Auditto, através dos SPEDs, conseguimos essa análise com base de 5 anos de todos os CNPJs cadastrados.

Por isso que a qualidade é uma métrica de sucesso.  Não adianta você ter um número enorme de dados para uma análise quantitativa (supervisão), com todo o controle do cenário de fiscal dos CNPJs de seus clientes, se você não entende o que está sendo entregue ou enviado.

A qualidade entra no sistema da Auditto como um agregador de valores para os clientes.

 

CRUZAMENTO DE DADOS

Nesse estágio, para otimização de resultados, garantindo a eficiência do processo anterior (supervisão), os robôs fazem um cruzamento de dados, para verificação e análise da estrutura das obrigações fiscais para saber se elas estão consistentes e se foram lançadas de maneira correta nos sistemas.

Esse cruzamento de dados atualmente é realizado nas nota fiscais emitidas em: Vendas, Cupom Fiscal e Compras, com NFe, CTe, Notas Fiscais de Serviço, SAT (para São Paulo) e NFCe (para os demais estados).

RISCOS E POSSIBILIDADES

Um dos fatores que podemos apontar nos sistemas automatizados é a minimização dos riscos de autuação, como multas por perdas de prazos, por exemplo. Entretanto as possibilidades e vantagens são gigantescas, entre elas podemos citar:

  • Valor Agregado imensurável: Imagine o seu escritório não perder mais prazos?!;
  • Fazer o seu cliente não pensar mais no seu escritório de contabilidade como executor, e sim como facilitador do seu sucesso;
  • Maior agilidade nos processos da coleta correta das informações, com a segurança de serem dados autenticados;
  • Diminuir gaps de entregas.

 

AUTOMAÇÃO PARA QUE TE QUERO

Nos próximos textos, vamos trazer os outros 3 passos desse processo de robotização de um escritório contábil: Documentos, Escrituração e Transmissões.

A realidade agora é uma só, a era das entregas manuais acabou e você precisa se atualizar. Apostamos que ninguém quer ficar para trás, não é mesmo?

Não espere mais para mudar a realidade da sua empresa e ter uma gestão muito mais produtiva e rentável.

Tenha robôs trabalhando 24 horas para você prontos para monitorar, auditar e cruzar dados fiscais.

Vamos escalonar os rendimentos e as performance da sua empresa através da tecnologia?

Não perca os próximos textos e continue junto conosco nessa jornada para a robotização dos seus processos.

 

(Por Atracto)

 

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Auditto

A Auditto é uma empresa especialista na oferta de soluções completas de software de alto valor tecnológico para redução da carga tributária, recuperação de créditos e compliance fiscal.

Siga-nos em nossas redes: