Já faz algum tempo que a tecnologia passou a fazer parte da rotina de muitas empresas. Os diferenciais permeiam desde a organização de processos até a redução de gastos. O aumento do lucro na contabilidade a partir da robotização também é uma realidade, mas que poucos escritórios conhecem.

Nesse sentido, robotizar atividades que são burocráticas e repetitivas é também agir de modo a otimizar o tempo, diminuir custos, reduzir erros e ter uma visão mais estratégica e gerencial para fidelizar clientes já existentes e captar novos potenciais.

Outro ponto de destaque da robotização é o aumento do lucro na contabilidade graças ao investimento nesse recurso tecnológico. Para compreender melhor como isso acontece, acompanhe este texto!

Saiba como atua a robotização em tempos de crise

As instabilidades econômicas e o aumento da concorrência no mercado brasileiro impactam drasticamente empresas de diversos portes e segmentos. Neste texto, trataremos especificamente do setor contábil.

A transformação digital, embora sempre vista como uma alternativa para os escritórios de contabilidade, hoje é nomeada como transição acelerada. Isso quer dizer que, devido ao momento que o mundo está vivendo, uma das melhores formas de operar é por meio de recursos tecnológicos, que são muito favoráveis em tempos instáveis financeiramente e economicamente.

Em um cenário em que os prazos são apertados, há a dependência do envio de informações dos clientes e existe o tempo para que o trabalho seja executado, a melhor forma de realizar todas essas tarefas de um jeito rápido, prático e sem chances de erros é com a robotização.

O recurso permite que atividades burocráticas, repetitivas e que demandam tempo sejam otimizadas, contribuindo com a redução de falhas, favorecendo a satisfação do cliente e, ainda, aumentando o lucro. Afinal, não há cancelamentos de contratos e o tempo é mais bem aproveitado para que os profissionais se dediquem à prospecção de novos clientes.

Entenda a relação entre lucro na contabilidade e robotização

O sistema de gestão contábil, além de otimizar processos, aumenta o ticket médio — o que é indispensável em tempos de crise. Isso porque, ao oferecer um número maior de soluções aos clientes atuais, o aumento lucro acontece consequentemente. O sistema da Auditto, por exemplo, conta com uma funcionalidade que mapeia os últimos cinco anos das entregas (usando a mesma visão do Fisco) de uma empresa, chamada de Auditoria de Obrigações Acessórias.

Assim, é possível encontrar problemas de obrigações que foram entregues inadequadamente ou não foram entregues. É possível também encontrar tributos pagos a mais, que trazem receitas não somente ao cliente, mas também ao escritório de contabilidade, que recebe pela porcentagem do que é recuperado (claro que aqui depende do modelo de negócio de cada escritório. Mas é uma possibilidade!).

Outra funcionalidade do sistema da Auditto é o módulo de serviço para Recuperação de Créditos Tributários. A solução oferece ao cliente uma apuração e captura de informações para identificar e quantificar oportunidades de créditos desconhecidos em tributos. Nesses dois exemplos, o aumento do lucro na contabilidade surge por meio do cross selling — técnica de vendas muito utilizada na contabilidade (e em diversos segmentos), que oferta ao cliente mais um serviço da “prateleira” existente.

Veja como o aumento do lucro na contabilidade pode ser adquirido com novos clientes

Ao longo do texto, elencamos que a robotização nos escritórios contábeis auxilia em diversos aspectos: otimização de tempo, execução de atividades sem falhas, redução de custos e, claro, aumento do lucro na contabilidade. Os resultados vão desde ter mais tempo para os profissionais atuarem de forma mais estratégica até ofertar novas soluções aos clientes já existentes ou que estão em fase de prospecção.

O ponto de atenção aqui vai para a otimização da rotina. Um escritório que gasta muito tempo com processos manuais e burocráticos dificilmente terá energia e tempo para focar no aumento da carteira de clientes. Ou seja, é comum que os escritórios fiquem presos a processos de entregas e cálculos desatualizados, deixando a estratégia de aquisição de novos clientes de lado.

Por isso, é preciso entender a tecnologia como aliada da empresa. Graças aos diversos recursos existentes, é viável focar no que realmente importa: aumentar a cartela de clientes, fidelizar os clientes já existentes e, consequentemente, haverá o aumento do lucro na contabilidade, tudo é feito a partir do oferecimento de soluções otimizadas.

Conheça o que o sistema da Auditto proporciona à sua empresa de contabilidade

O principal objetivo do sistema da Auditto é otimizar os processos burocráticos que ainda são muito presentes nos escritórios de contabilidade. A robotização da Auditto faz a auditoria, realiza a contabilidade tributária, controla os documentos fiscais, apura impostos e amplia a oferta de serviço ao cliente, ocasionando no aumento do lucro na contabilidade.

Em tempos de instabilidades financeiras e com o aumento da concorrência no mercado, a empresa que deseja estar sempre à frente precisa ver a robotização, bem como outras tecnologias, como uma forte aliada para o crescimento e desenvolvimento do negócio.

Não há como negar: o aumento do lucro na contabilidade é um dos maiores objetivos dos gestores do setor. Mas as limitações de processos manuais, burocráticos e obsoletos precisam ser substituídas por soluções modernas, dinâmicas e eficazes, como as da Auditto!

Agora que você já sabe como a robotização impacta no aumento do lucro da contabilidade, entre em contato com a Auditto e veja qual é a melhor solução para a sua empresa!

Sobre a Auditto

A Auditto é uma empresa especialista na oferta de soluções completas de software de alto valor tecnológico para redução da carga tributária, recuperação de créditos e compliance fiscal.

Siga-nos em nossas redes: