Certificado Digital: como garantir a integridade e a segurança da sua assinatura eletrônica

31/07/2020 | Blog, certificação digital | 0 Comentários

Praticidade e agilidade são algumas das vantagens que os avanços tecnológicos proporcionam à rotina profissional. Além disso, outro diferencial da tecnologia é reduzir o número de fraudes e tornar as transações e os processos mais seguros. Um exemplo disso é o Certificado Digital.

Trata-se de um documento que garante proteção às transações feitas online e aos demais serviços digitais. Disponível no Brasil desde 2001, essa ferramenta é muito útil para agilizar a assinatura de documentos, conferindo legitimidade aos documentos — que passam a receber validade jurídica.

Que tal saber como garantir a segurança e a integridade da assinatura eletrônica por meio do Certificado Digital? Continue a leitura para se informar melhor sobre o assunto!

Saiba o que é o Certificado Digital

O Certificado Digital é uma tecnologia que funciona por meio da criptografia de dados. Ele garante não apenas a integridade, mas também a autenticidade e a confidencialidade às informações eletrônicas. Basicamente, é usado para identificar pessoas e empresas no mundo virtual, permitindo que documentos sejam assinados com validade jurídica.

Desde 2001, ele faz parte da rotina de muitas empresas. No entanto, é natural que nem todos os profissionais saibam quais são todas as vantagens e os benefícios dessa tecnologia. Entre as principais funcionalidades, por exemplo, está a de permitir o envio de declarações de tributos e obrigações acessórias de empresas por meio eletrônico.

O Certificado Digital também pode ser usado para a autenticação em sistemas e sites, assinar documentos, retificar a declaração do imposto de renda, entre outras funcionalidades. De modo geral, a tecnologia viabiliza a realização de procedimentos e operações virtuais sem a necessidade de deslocamento e com menos burocracia. Assim, o processo é feito de forma segura, confiável, prática e com custo reduzido.

Veja como funciona a segurança das informações por meio do Certificado Digital

Vivemos em um momento em que muitas transações eletrônicas são realizadas para otimizar o dia a dia de diversos processos. No entanto, o ambiente virtual ainda pode colocar em risco as informações trocadas — e é por isso que é comum que as pessoas e os profissionais que realizam atividades online se sintam receosos. Entretanto, o Certificado Digital veio para eliminar essa preocupação.

Isso porque todo Certificado Digital tem uma Chave Pública ou Privada. Ou seja, um nome e um número exclusivos, que visam garantir a segurança ao usuário. Essa chave faz parte do sistema de criptografia assimétrica. Dessa forma, apenas o receptor portando a chave correta pode ter acesso aos dados para decodificá-los.

Um ponto de atenção: a ferramenta por si só já proporciona segurança. Mas, além disso, é válido que o usuário crie senhas fortes para reforçar a segurança. Quando ele emitir o certificado junto à autoridade certificadora, deve criar uma senha forte, ou seja, que inclua letras maiúsculas, minúsculas, símbolos e números.

Entenda como ter segurança com a assinatura eletrônica

Agora que você já sabe o que é e como funciona o Certificado Digital, é importante compreender que a assinatura eletrônica é um recurso que garante a autenticidade das informações de modo completamente seguro. Assinar digitalmente é associar o Certificado Digital ao documento eletrônico que foi assinado, identificando, desse modo, o emissor.

Como mencionamos, o Certificado Digital é responsável por simplificar diversas atividades burocráticas. Outras facilidades, nesse sentido, também incluem:

  • emitir notas fiscais eletrônicas;
  • enviar a escrituração contábil e fiscal da empresa;
  • acessar sites para fazer transações referentes à Previdência Social e ao FGTS.

Em contrapartida, muitos empresários não entendem ao certo o grau de segurança que o acesso à essa ferramenta tem. Assim, a chave eletrônica está sempre em risco. Consequentemente, a empresa pode ser alvo de uma série de crimes virtuais — alguns, inclusive, de difícil comprovação. Abaixo, listamos cuidados importantes que devem ser tomados em relação ao Certificado Digital.

Utilize o sistema em nuvem

Não é recomendado armazenar as chaves privadas do Certificado Digital no disco rígido. Nesse caso, o armazenamento em nuvem, além de garantir o acesso mesmo que o computador em que o Certificado foi gerado dê algum problema, também assegura a informação. Afinal, somente o responsável tem acesso à senha.

Tenha atenção com a data de validade do Certificado Digital

Outro ponto de atenção é em relação à data de validade do certificado. Isso porque os Certificados Digitais, tanto os de pessoa física (e-CPF) quanto os de pessoa jurídica (e-CNPJ e NF-e), têm validade de um a três anos. O ideal, nesses casos, é verificar a validade e programar a renovação para continuar utilizando e cumprindo com todas as obrigações legais exigidas.

Invista em um software de gestão

Um sistema de gestão empresarial que é integrado ao Certificado Digital torna a segurança ainda maior. O sistema de gestão e automação de processos garante mais agilidade e segurança para o processo. O software da Auditto, por exemplo, gerencia o Certificado Digital (A1 ou A3), além de automatizar as demais obrigações fiscais.

Por ser altamente confiável e seguro, o Certificado Digital proporciona uma série de recursos às empresas. E é justamente por isso que, desde 2001, passou a fazer parte da rotina de muitos empreendedores por facilitar atividades burocráticas, que envolvem desde a assinatura de contratos até o cumprimento de obrigações fiscais.

Como vimos ao longo deste texto, diversos órgãos públicos fazem uso dos meios eletrônicos de autenticação. Por isso, é muito importante que a empresa se atualize. Para que esse processo seja feito de um jeito prático, ágil e, acima de tudo, seguro, contar com um software de gestão é uma ótima solução.

O sistema da Auditto tem como principais pilares a integridade, a autenticidade e o não repúdio no processo de verificação e validação dos Certificados Digitais. Além de, claro, proporcionar segurança e orientação de melhor guarda aos clientes e parceiros. Quer saber mais? Acesse o nosso site e veja tudo sobre os benefícios da nossa solução!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Auditto

A Auditto é uma empresa especialista na oferta de soluções completas de software de alto valor tecnológico para redução da carga tributária, recuperação de créditos e compliance fiscal.

Siga-nos em nossas redes: