Contabilidade 4.0: a quarta Revolução Industrial como última fronteira da Ciência Contábil

14/08/2020 | Auditto Explica, Blog | 0 Comentários

O que vem à sua cabeça quando lê o termo “contabilidade 4.0”? Tecnologia? Robôs substituindo seres humanos? Novos desafios para os contadores? Estamos falando de um assunto novo, mas que já vem sendo traçado há alguns anos. Por isso, é comum que existam mitos e dúvidas acerca da temática.

E é justamente por isso que trouxemos à tona este assunto. Muitas transformações e mudanças estão impactando a área contábil e, dessa forma, os profissionais do setor precisam entender mais sobre os avanços da tecnologia e como podem aplicá-los aos processos contábeis. Continue a leitura para saber mais!

Entenda do que se trata a contabilidade 4.0

Quando falamos de contabilidade 4.0, precisamos mencionar que a tecnologia se torna, a cada dia, mais importante para os contadores. Se antigamente os profissionais tinham que recorrer aos livros antigos e à calculadora de mão, hoje essa realidade é bem diferente.

A contabilidade 4.0 pode ser definida como o novo perfil do contador. O termo faz referência à quarta Revolução Industrial, um movimento de transformação que ocorreu nos meios de produção e, desde então, vem crescendo e se tornando importante no cenário empresarial atual.

A contabilidade 4.0 é marcada pelos processos automatizados. Ou seja, aqueles modelos tradicionais de produção, que sempre fizeram parte da rotina do contador — atividades manuais que, geralmente, demoram para serem feitas e são, em sua maioria, burocráticas — foram substituídas por novas tecnologias.

Inclusive, essa nova realidade fez com que o futuro da profissão fosse questionado. É por isso que ouvimos ainda de escritórios contábeis tradicionais que os robôs surgiram para substituir os seres humanos, que a Transformação Digital precisa de um alto investimento financeiro e que os papéis não existirão mais, pois serão todos digitalizados.

Aqui, vemos um grande equívoco. A tecnologia não veio para robotizar o escritório como um todo. Na realidade, algumas soluções funcionam como grandes aliadas de muitos processos. Logo, a contabilidade, ao receber mais agilidade e precisão às atividades, pode obter um diferencial competitivo e ocupar um espaço estratégico no mercado.

Veja os impactos positivos da contabilidade 4.0 na rotina dos profissionais

Inovação e otimização de processos são alguns diferenciais que a contabilidade 4.0 trouxe à realidade. As soluções atuam de modo a oferecer um suporte estratégico importante à rotina. E são capazes de entregar serviços mais ágeis, precisos e com mais qualidade. Além disso:

Melhora o cumprimento dos prazos

As falhas e a perda de prazos é um dos grandes problemas do setor. Sabemos que qualquer equívoco do tipo pode ocasionar multas e punições por parte do órgão competente. 

As ferramentas de gestão e automação impedem que isso aconteça, uma vez que atua dentro dos prazos propostos e ainda emitem alertas quando alguma data importante está próxima.

Torna o armazenamento de dados mais seguro

Pilhas de papéis, pastas físicas e armários com diversos documentos arquivados deixam o setor desorganizado e pouco seguro. A contabilidade 4.0 veio para trazer mais segurança e produtividade. 

O armazenamento em nuvem é protegido por criptografias e é mais fácil de ser acessado sempre que for necessário. Logo, o armazenamento também é mais seguro, já que só pode ser acessado por pessoas autorizadas.

Beneficia a tomada de decisões importantes e estratégicas

A Inteligência Artificial (IA), conceito que está relacionado à capacidade de máquinas pensarem como seres humanos e, assim, decidirem de forma inteligente e racional, também recebe destaque. 

Investir em IA na rotina contábil é a garantia de obter relatórios e análises referentes à performance interna, identificar pontos de auditoria e analisar o comportamento de indicadores de resultados.

Aumenta a produtividade e melhora a entrega

Outro diferencial positivo que a contabilidade 4.0 tem proporcionado diz respeito à produtividade do profissional. Agora que as atividades que antes levavam horas para serem feitas são executadas em questão de minutos por robôs inteligentes, o papel do contador adquire ainda mais relevância.

O contador se transformou em um profissional que tem uma postura inovadora. Ele consegue se dedicar mais às ações que exigem intelectualidade e visão estratégica. Sua entrega, consequentemente, tem mais qualidade, pois pode ser feita com mais dinamismo e dentro das melhores práticas.

Saiba o que a Auditto tem feito pela contabilidade 4.0

A Auditto tem revolucionado a prática contábil. O sistema da Auditto contribui de forma decisiva para que o escritório de contabilidade obtenha custos menores, fique menos exposto a riscos e aumente sua competitividade no mercado.

Por meio de tecnologias que utilizam Machine Learning, Inteligência Artificial e robotização, os processos contábeis se tornam mais ágeis e, principalmente, mais seguros. Entre os processos que podem ser modernizados por meio do sistema da Auditto, destacamos:

  • sistema em nuvem para a consulta e o download de notas fiscais;
  • sistema que permite às empresas mais agilidade na recuperação de dados;
  • soluções digitais especialmente desenhadas para organizar a operação e o planejamento tributário;
  • modelo de operação fiscal para garantir o compliance para o negócio;
  • estrutura de alta performance para processamento de Big Data e cruzamento de informações fiscais e contábeis;
  • tecnologia escalável para suportar qualquer tamanho de demanda com rapidez e eficiência;
  • fornecimento de insights para as tomadas de decisão.

A contabilidade 4.0 está proporcionando novas oportunidades e a superação de muitos desafios. Por meio da tecnologia é possível ter mais economia, adquirir processos mais ágeis e precisos e melhorar a produtividade da empresa como um todo.

O profissional que não incorpora essas evoluções pode ficar obsoleto no mercado e, inclusive, perder os clientes com o passar do tempo. Já os profissionais que investem em modernização de processos e Transformação Digital na rotina conseguem aumentar a produtividade, ampliar os lucros e conquistar mais clientes.

Você tem inserido a contabilidade 4.0 em seu escritório? Por meio das informações deste texto foi possível perceber a importância de modernizar a rotina e conhecer os impactos positivos da tecnologia para o setor. Conheça 4 dicas para modernizar o seu escritório de contabilidade!

Sobre a Auditto

A Auditto é uma empresa especialista na oferta de soluções completas de software de alto valor tecnológico para redução da carga tributária, recuperação de créditos e compliance fiscal.

Siga-nos em nossas redes: