Evolução, evolução, evolução… Já falamos aqui em textos anteriores que ou você se adapta às novas realidades ou pode sofrer sérias consequências. 

Muitos ainda podem enxergar a robotização como uma inimiga, sendo que na verdade, ela deveria ser vista como uma aliada.

Se você, depois de tudo o que já falamos aqui, entendeu a importância da robotização e como ela pode de maneira efetiva ajudar o seu escritório contábil, mas ainda está perdido de como começar essa transição, fique calmo, pois vamos te ajudar!

Confira 4 dicas para fazer essa passagem do seu modelo de negócio atual para um modelo tecnológico e digital.

1. Invista em tecnologia:

Não existe outra maneira de entrar na era digital sem investir em tecnologia. Em nosso texto, Robotização pura e simples: a tecnologia a seu dispor, falamos que não só na contabilidade, mas em qualquer organização, aceitar que a tecnologia é indissociável da vida de pessoas e empresas e que é necessário se adaptar é o primeiro passo para que o profissional tenha condições de atuar em um mundo cada vez mais tecnológico e acelerado. Afinal, a robotização, oriunda da Inteligência Artificial (AI), é um caminho sem volta.

Ou seja, podemos entender que na contabilidade, a tecnologia de automação além de trazer inúmeros benefícios, ainda ajuda na tomada de decisões gerenciais.

Como falamos em nosso texto: Robotização: a sua aliada na fidelização de clientes, muito mais que pensar no futuro, a contabilidade precisa no aqui e agora, para não perder mercado para os concorrentes que já começaram a implementar tais processos em suas práticas cotidianas.

 

2. Aposte em capacitação e mudança de mentalidade dos seus funcionários:

Além da tecnologia, um passo importante para implementar de forma assertiva a robotização nos escritórios contábeis é apostar em capacitação e mudança de mentalidade dos funcionários.

Em nosso primeiro webinar,  5 Passos para Robotizar o seu Escritório Contábil, que contou com o diretor de produtos da Auditto, Anderson Lam, ficou nítido o medo de algumas pessoas dos robôs tomarem os lugares dos contadores.

“A robotização não deve ser vista como um problema para a contabilidade, ela deve ser vista como uma ferramenta que otimiza os processos e ajuda o capital humano, e não ao contrário”, explica Lam.

Então é preciso um trabalho intenso de mudança de mindset para as pessoas compreenderem essa nova realidade, e o qual beneficia ela se torna.

 

3. Foque no compliance:

Segundo o nosso texto, Compliance fiscal: como essa prática pode ajudar sua empresa?, o compliance surge para definir relações em diversos níveis. No âmbito fiscal, o compliance tem como objetivo regulamentar objetivos a fim da empresa não se tornar alvo fácil para multas do Fisco por não cumprir seus deveres.

Ou seja, podemos afirmar que para todo tipo de empresa, e principalmente para a contabilidade, a ausência de cuidado com o compliance fiscal pode ter graves consequências, pois se um cliente seu fica passível de multa ou autuações, como fica a sua imagem perante ele?

Em nosso texto: Compliance fiscal: necessidade ou tendência?, afirmamos que uma das grandes vantagens de adotar práticas de compliance fiscal, como investir em sistemas inteligentes de automação fiscal, é justamente a garantia de que a precisão das informações registradas não representa um trabalho que coloca em risco o cumprimento dos prazos.

4. Tenha um sistema de robotização fiscal e contábil

Contar com um sistema 360º, que faça a automatização de todo o processo fiscal e contábil, é a forma mais eficiente de conseguir otimizar processos, reduzir custos e ainda ter total controle dos processos.

Em nosso texto, Contabilidade 4.0: como aumentar a produtividade em tempos de crise?, deixamos claro que um dos principais gargalos nos escritórios contábeis ainda é o trabalho manual, que gera desgaste, é suscetível a erros e ocupa muito tempo  dos profissionais. Portanto, nada melhor do que contar com bom sistema de gestão, já que assim é possível minimizar erros e, como consequência, aumentar a produtividade.

Ou seja, se você realmente busca transformar o seu escritório de contabilidade em uma empresa de resultados efetivos para os seus clientes, você precisará de um sistema tecnológico para te auxiliar nessa missão diária.

 

Então vale mesmo a pena implementar a tecnologia nos escritórios contábeis?

Já falamos em nosso texto anterior, 5 motivos para usar um software nos processos da sua contabilidade, quais são os principais benefícios de se adotar ferramentas tecnológicas nos escritórios de contabilidade, mas vamos dar uma reforçada:

  • Armazenamento de grande volume de dados;
  • Otimização do tempo nos processos fiscais;
  • Ganho de produtividade e, consequentemente, de receita;
  • Maior controle dos processos fiscais e contábeis do seus clientes, gerando assertividade na tomadas de decisões;
  • Oportunidades de aquisição de novos clientes de acordo com os processos robotizados e fidelização.

 

Concluímos então, que SIM, vale muito a pena implementar a tecnologia nos escritórios contábeis, pois além de todas as vantagens que você irá adquirir, ainda se tornar mais competitivo no mercado.

Mas se você ainda ficou com alguma dúvida nesse processo de implementação, não tem problema. Entre em contato com a Auditto e conheça todas as soluções para o seu escritório contábil.

 

Por Atracto

 

Sobre a Auditto

A Auditto é uma empresa especialista na oferta de soluções completas de software de alto valor tecnológico para redução da carga tributária, recuperação de créditos e compliance fiscal.

Siga-nos em nossas redes: