Viemos nos últimos textos discutindo sobre significativas mudanças no setor contábil nos últimos anos. Com as novas tecnologias que despontam cada vez mais em todas as esferas profissionais, a Inteligência Artificial (AI), os processos de robotização (RPA) e muitas outras, despretensiosamente começaram a fazer parte da rotina dos escritórios contábeis.
Por isso, afirmamos com assertividade que muito mais que pensar no futuro, a contabilidade precisa no aqui e agora, para não perder mercado para os concorrentes que já começaram a implementar tais processos em suas práticas cotidianas.
E o jeito mais apropriado para isso é se utilizar o que a tecnologia tem de melhor para esse segmento, principalmente quando pensamos em retenção e fidelização de clientes para manter o negócio saudável e lucrativo.
Se antes o padrão era apenas as entregas das obrigações fiscais, hoje é preciso ir muito mais além. Por isso, não é à toa que dizemos que a robotização não chegou para roubar o lugar do contador, ela chegou para ajudar a transformar os processos chatos e burocráticos em oportunidades.
Otimização de tempo, resultados mais assertivos e redução de custos
Em nosso texto, Transformação tecnológica na contabilidade: Desafios x Oportunidades, falamos um pouco das vantagens e dos desafio ao adotar os processos de robotização nos escritórios contábeis.
Vantagens:
- A robotização como estratégia: Os robôs são munidos de inteligência artificial para desempenhar tarefas e capazes de prever, antecipar e reagir rapidamente a diversas situações, acompanhar o desenvolvimento mercadológico, ou mesmo da economia global. (Trecho do texto: Como implementar a robotização na contabilidade?)
- Redução de custos: Estima-se que os robôs de software custem um terço do preço de um funcionário em tempo integral, de acordo com estudos internacionais. (Trecho do texto: Robotização comercial na contabilidade funciona?)
- Disponibilidade: Ao contrário dos humanos, os robôs estão disponíveis 24 horas por dia, o que leva a uma maior produtividade. (Trecho do texto: Robotização comercial na contabilidade funciona?)
- Precisão: Os níveis de precisão são altos com os robôs de software, e elimina a necessidade de intervenção humana e a possibilidade de erros humanos. (Trecho do texto: Robotização comercial na contabilidade funciona?)
- Conformidade: O RPA pode ser programado para seguir procedimentos operacionais padrão, sem qualquer lapso de produtividade. (Trecho do texto: Robotização comercial na contabilidade funciona?)
Desafios:
- Falta de alinhamento interdisciplinar entre as equipes: Quando um gestor “impõe” um sistema novo à sua equipe, sem um prévio alinhamento, é muito provável que haja divergências e uma falta de acolhimento, dificultando a implementação de qualquer sistema. (Trecho do texto: Transformação tecnológica na contabilidade: Desafios x Oportunidades)
- Falta de mapeamento dos processos: Se um escritório não consegue mapear os “gaps” de seus processos, dificilmente entenderá onde seus esforços estão sendo implementados. (Trecho do texto: Transformação tecnológica na contabilidade: Desafios x Oportunidades)
- Falta de segurança para fazer investimentos em tecnologia: A ausência de entendimento sobre a tecnologia muitas vezes gera insegurança sobre o retorno do investimento. (Trecho do texto: Transformação tecnológica na contabilidade: Desafios x Oportunidades)
- Dificuldade em enxergar o retorno de investimento: Um dos itens de maior dificuldade sobre a implementação da robotização nos escritórios contábeis é sobre o investimento. Muitos gestores possuem resistência sobre investir dinheiro corporativo em “tendências”. (Trecho do texto: Transformação tecnológica na contabilidade: Desafios x Oportunidades)
- Fazer comparativos com sistemas pontuais dentro de um processo: É muito comum acharmos resistência com um sistema 360°. A grande maioria dos gestores acredita que ter um sistema pontual é o suficiente para resolver os “gaps” de gestão, sendo que na verdade, é preciso uma auditoria completa e em tempo real. (Trecho do texto: Transformação tecnológica na contabilidade: Desafios x Oportunidades)
- Não conseguir otimizar o processo: Como muitos não conseguem achar as falhas de processos, também não conseguem otimizar.
“Os escritórios de contabilidade às vezes podem querer culpar a automação pela falta de efetividade na otimização dos processos, quando na verdade o próprio escritório não sabe o que precisa otimizar”, afirma Celso Teixeira, gerente de Inside Sales da Auditto. (Trecho do texto: Transformação tecnológica na contabilidade: Desafios x Oportunidades)
- Frustração com sistemas anteriores: Na época em que o Fisco se automatizou, muitos sistemas surgiram durante esse período, mas a grande maioria apresentava falhas, o que deixou o mercado receoso com novos softwares. (Trecho do texto: Transformação tecnológica na contabilidade: Desafios x Oportunidades)
- Falta de percepção de como a automação pode otimizar o tempo: Quando não se entende como e onde aplicar os processos de automação, também fica bastante complicado medir a eficácia da robotização, em especial quando falamos em otimização do tempo da equipe. (Trecho do texto: Transformação tecnológica na contabilidade: Desafios x Oportunidades)
- Resistência e mudança a tecnologia: Ainda existem muitos escritório que preferem trabalhar de forma mais “tradicional”, impedindo novas tecnologias de fazerem parte de suas rotinas. Entretanto, esse tipo de gestão não se propagará durante os próximos anos. (Trecho do texto: Transformação tecnológica na contabilidade: Desafios x Oportunidades)
Fica claro para nós que o processo de implementar a robotização tem as suas peculiaridades, mas também é notório o quanto ela impacta positivamente, principalmente na otimização do tempo, na entrega de resultados e na redução de custos.
E como a robotização me ajuda no processo de fidelização?
Como falamos em nosso texto anterior: Robotização: a sua nova aliada na captação de clientes, atuar sob demanda personalizada faz com que você consiga atender melhor às necessidades específicas do seu cliente, e, muitas vezes, até exceder a expectativa. Por isso que a tecnologia E A ROBOTIZAÇÃO te permitem uma grande vantagem competitiva.
Com o avanço da tecnologia, o trabalho da contabilidade ganhou agilidade e aprimoramento constante.
Hoje, com a computação em nuvem, por exemplo, já é possível armazenar uma quantidade imensa de todos os documentos relevantes para os escritórios, podendo ser acessados com mais facilidade.
Essas novas tecnologias passam a oferecer uma maior eficiência para os escritórios contábeis, dinamizando as rotinas fiscais.
Vamos pensar juntos na seguinte situação: o seu escritório tem uma cartela X de clientes, e os processos ainda são bem manuais, e vire e mexe a sua equipe por não ter “braço”, acaba deixando um prazo ou outro passar ou até enviando um ou dois arquivos errados/incompletos para o Fisco. O que acontece depois?
O resultado é o verdadeiro efeito dominó: pois o Fisco, hoje em dia altamente robotizado, percebe o erro, multa o seu cliente, o seu cliente fica insatisfeito e cancela o contrato com o seu escritório.
Muito chato, não é? E infelizmente esse é um quadro bastante comum no segmento contábil. Mas agora, e se você, através da robotização, pudesse ter total controle de gestão da sua equipe, saber exatamente o que está sendo submetido ao Fisco e ainda ter a garantia que o seu cliente nunca mais tomaria multa?
Outro efeito dominó: você fica em dia com as entregas das suas obrigações, o Fisco não percebe mais erros, o seu cliente não leva mais multa e os seus contratos são renovados.
Esse quadro é bem mais positivo, não é mesmo?
Pois é, robotizar e adotar um sistema de gestão contábil 360º te permite uma melhor organização das tarefas e um controle completo de todos os processos, te permitindo entregas assertivas e retendo, melhor ainda, fidelizando o seu cliente.
Afinal de contas, um cliente sem multas é um cliente feliz.
O futuro da contabilidade
Pois é, em nosso texto Robotização: a sua nova aliada na captação de clientes, falamos que a resposta para a contabilidade do futuro, que em breve já será chamada de contabilidade do presente, é um clique.
Mas antes de entrar nessa onda tecnologia, será preciso uma grande mudança na cultura empresarial dos escritórios contábeis para a aceitação dessa novidade realidade. Será que a sua contabilidade está preparada para entrar definitivamente na era da tecnologia? A Auditto pode te ajudar!
Auditto: Robotização fiscal e contábil como você nunca viu.