fbpx

Robotização comercial na contabilidade funciona?

Robotização comercial na contabilidade funciona?

Existe uma nova tecnologia na cidade, um novo robô. Mas ele não é humanóide, como vemos em filmes e histórias de ficção científica. Ele é pequeno no tamanho – cabe dentro de um computador comum – mas é gigante na atuação. É o robô da Auditto. Esse robô faz parte da metodologia de automação de processo por robótica (ou RPA, na sigla em inglês). E isso tem mais a ver com o software que consiste em um conjunto de comandos codificados que se comunicam com os sistemas digitais do que um simples executor de tarefas. E isso significa toda uma revolução comercial. Mas até onde vai isso? Comercializar robôs na contabilidade realmente funciona? E onde fica o ser humano nisso tudo? Acompanhe…

O RPA no dia a dia

Com o RPA, fica mais fácil programar robôs para seguir regras, concluindo tarefas administrativas e de processo repetitivas com muito mais eficiência do que os humanos, e eles estão mudando muito rapidamente a maneira como o setor de terceirização de serviços funciona. É o que Auditto se propõe a fazer e realiza com maestria.

Os robôs de um software de gestão podem potencialmente transformar a força de trabalho, eliminando alguns empregos e criando novos conjuntos de habilidades e funções para os funcionários. Sim, é verdade… Muitas funções de trabalho orientadas a regras e processos, como o input manual de dados, por exemplo, podem ser facilmente automatizadas. 

É certo, porém, que os robôs não eliminariam necessariamente a utilidade e conveniência de trabalhadores humanos – eles permitiriam que os funcionários se concentrassem em iniciativas e oportunidades mais estratégicas – mas as empresas precisam ter certeza de que possuem o talento certo para fazer essa transição com sucesso.

Outro ponto comum de percepção coletiva no universo corporativo é que as empresas e seus diretores estão sob pressão constante para controlar custos e aumentar a produção no atual cenário de negócios, que se encontra turbulento e incerto. Assim, o RPA é uma solução que pode ajudar bastante as empresas a atender a essas demandas.

Os (claros) benefícios do RPA

Num cenário como esse falado no parágrafo anterior, é claro que a automação dos processos de negócios se torna essencial para se manter competitivo. As principais organizações estão aproveitando o RPA para obter uma economia significativa de custos, prestar um melhor serviço aos clientes e obter retornos substanciais em seus investimentos.

Voltando o foco para a contabilidade, que exige tarefas rotineiras que demandam atenção constante, comercializar robôs para realizar cálculos de apuração de impostos, auditorias, resgates de arquivos, transmissão de obrigações acessórias e outras atividades correlatas se mostra acertada. Ainda mais com o excelente nível tecnológico que o mundo se encontra nesse momento – e que só tende a crescer.

É justamente como Fabrício Moura, diretor técnico da Auditto, pensa a respeito: “A robotização comercial realmente funciona! Esse setor sempre nos desafiou (TI) na busca de tecnologias para facilitar o trabalho. E a robotização é uma delas”.

Esse pensamento é tão enraizado na cultura que nem percebemos direito. Hoje existe um aplicativo para tudo: hospedado na nuvem, integrado por APIs, CRM, ERP, produtividade e outros aplicativos etc. Então, por que precisamos construir nossos robôs especializados?

Bem, o problema são processos de negócios. Os processos de negócios precisam de informações de diferentes ferramentas. E a robotização da Auditto busca suprir cada um dos diferentes desafios que uma gestão contábil e fiscal demanda.

Além disso, os casos de uso do RPA estão aumentando e, à medida que mais organizações começam a automatizar seus processos, alguns benefícios incluem:

– Redução de custos: Estima-se que os robôs de software custem um terço do preço de um funcionário em tempo integral, de acordo com estudos internacionais.

– Disponibilidade: Ao contrário dos humanos, os robôs estão disponíveis 24 horas por dia, o que leva a uma maior produtividade.

– Precisão: os níveis de precisão são altos com os robôs de software e eliminam a necessidade de intervenção humana e a possibilidade de erros humanos.

– Conformidade: O RPA pode ser programado para seguir procedimentos operacionais padrão, sem qualquer lapso de produtividade.

E tudo isso é apenas arranhando a superfície do caminhão de vantagens.

Obstáculos na adoção do RPA

Embora os benefícios do RPA sejam atraentes, ele tem algumas limitações que atrasam um pouco sua ampla adoção corporativa:

– O RPA é mais adequado para processos altamente orientados por regras e pode levar a erros de processamento quando houver alterações frequentes nesses procedimentos-padrão.

– O RPA não é ideal para processar imagens digitalizadas e dados não estruturados, como e-mails e anexos de fluxo livre.

– Dada a natureza do RPA, um erro em uma entrada ou transação pode ser replicado em várias entradas. Corrigir esses erros pode ser desafiador na ausência de monitoramento adequado.

E não é só isso. Ainda existem setores contábeis que criam uma certa resistência à adoção de robôs. A comercialização de software como serviço, bem como o auxílio de robôs, poderia ser mais ampla se não houvesse desinformação, segundo Fabrício. 

“Computação em nuvem é um caminho sem volta. A tecnologia avança muito rápido fazendo com os sistemas se atualizem constantemente. O modelo de SaaS (software como serviço, em inglês) é o melhor custo/benefício praticado atualmente para que as empresas acompanhem essa evolução”, enfatiza o diretor.

A revolução comercial pelos robôs

Além de uma certa desinformação, acontece também uma falta de atualização. Uma boa parte das grandes empresas que necessita de sistemas de gestão fiscal e contábil ainda usa alguns programas criados com a tecnologia dos anos 2000. E esses sistemas não conseguem fornecer a integração necessária às ferramentas modernas. O RPA fornece uma solução para esses problemas. Os robôs de software avançam para preencher as lacunas entre os sistemas. Além disso, algumas lógicas de negócios envolvidas nos processos contábeis são relativamente simples e os bots também automatizam esse raciocínio.

É exatamente como a Auditto trabalha. Ao ver o funcionamento da ferramenta de perto, podemos descrever os possíveis clientes com a palavra “impressionados”. Principalmente ao verem operações (que hoje eles dependem de uma grande quantidade de pessoas) serem executadas de forma tão automatizada e prática. Assim é o robô da Auditto, que revoluciona a contabilidade.

Ao implantar um software que usa robôs com inteligência artificial, primeiro eliminamos os processos repetitivos. Em seguida oferecemos ferramentas de análises e auditoria para esse pessoal executar o seu trabalho de forma mais inteligente e ágil. 

“Com a tecnologia e melhoria dos processos, a contabilidade passa a ter informações mais rápidas e precisas. O escritório funciona de maneira mais otimizada e inteligente. Sem contar o apoio mais ágil ao seus clientes com dados financeiros/contábeis importantes na tomada da decisão da empresa”, salienta Fabrício.

O impacto dos robôs na terceirização

A robotização está forçando os líderes de terceirização de processos de negócios (BPO) e terceirização de TI a avaliar o RPA como um modelo muito viável. Empresas que usam o Auditto estão satisfeitas frente à concorrência de quem ainda não mudou seus negócios usando os recursos de RPA. O ponto principal é que o RPA da Auditto já vem mudando a dinâmica do setor contábil, e quem trabalha nessa área deve considerar as seguintes perguntas:

Você tem os recursos de automação para enfrentar a crescente concorrência?

Como você se torna relevante para seus clientes nessa nova era?

Como você treina sua força de trabalho para aproveitar o aumento da capacidade sem reduzir a equipe?

As respostas? Entre em contato conosco e confira você mesmo.

Por Atracto

Post by Saulo Novaes

One Response to Robotização comercial na contabilidade funciona?

  1. Pingback: Contabilidade digital, os robôs e a aplicação no meu negócio - Auditto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0
0
image
https://auditto.com.br/wp-content/themes/hazel/
https://auditto.com.br/
#26ade4
style1
paged
Carregando...
/var/www/auditto/
#
on
none
loading
#
Sort Gallery
on
no
yes
off
off
off