fbpx

Contabilidade digital, os robôs e a aplicação no meu negócio

Contabilidade digital, os robôs e a aplicação no meu negócio

Pare e pense: o que te vem à cabeça quando falamos de contabilidade digital? Um atendimento online? Um contador que você nunca vê? Um aplicativo que te informa os dados fiscais da empresa? Podemos até falar que isso faz parte do pacote, mas contabilidade digital é muito mais do que isso. Com a crescente automação hoje, já temos como falar que os robôs também fazem parte desse universo. E, com isso, criamos infinitas possibilidades para os serviços contábeis digitais. Mas como isso se aplica ao negócio? Vamos ver como funciona…

No ambiente corporativo que vivemos já é possível automatizar as rotinas burocráticas e resolver as tarefas mais comuns do escritório em segundos, desde o cálculo de impostos até a geração de relatórios. Mas o que isso causa no seu negócio? Qual o impacto?

De saída você já ganha mais tempo para oferecer a consultoria estratégica, mais recursos para atender clientes e muito mais produtividade. Mas quando olhamos com mais atenção, os robôs oferecem outras oportunidades de crescimento que você nem imagina. Quer ver como aproveitar todas essas vantagens?

A robotização e o machine learning

Saiu no noticiário não faz muito tempo que o Google vem observando empresas no Brasil que usam aplicações da tecnologia de machine learning — desenvolver robôs que possam aprender sozinhos e, em algumas tarefas, superarem a eficiência dos humanos. 

Um dos executivos da gigante da internet afirmou, na mesma reportagem, que “machine learning não é uma moda, e sim um combustível para seu empreendimento. É uma tecnologia que está por aí há décadas, mas só agora ficou acessível. Todo usuário é exposto a diversos processos de machine learning ao longo de sua rotina. Se sua startup não a possui, já está perdendo no mercado.”

Podemos afirmar com certeza que não apenas as startups, mas se sua empresa não conta com soluções que envolvem robotização e machine learning, então está atrasada. E isso vale para a contabilidade!

Pense que as principais mudanças no mundo da contabilidade eram associadas às mudanças na legislação. Os processos e cálculos eram ajustados a cada mudança de alíquota ou pela criação de novos tributos, mas a troca de informações com os clientes e os órgãos arrecadadores eram feitas da mesma forma por vários anos. Até que surgiu a tecnologia e os robôs para chacoalharem esse modelo.

Dessa forma, os escritórios contábeis precisam se adaptar às novas exigências digitais. O problema é que ainda existe quem veja robôs e ferramentas tecnológicas como possíveis vilões. 

Ora, as novas tecnologias vieram para diminuir a dificuldade em manter-se em conformidade com as exigências fiscais e facilitar o cumprimento das exigências do Fisco. Como falamos no começo do texto, essas tecnologias e robôs ajudam os profissionais a se dedicarem ao tratamento das informações geradas e atuarem como consultores estratégicos dos clientes.

O desafio é realmente não encarar os robôs, softwares, sistemas informatizados como concorrentes, mas como aliados. Este deve ser o pulo do gato e o grande desafio da contabilidade.

Usando a contabilidade digital no meu negócio

A contabilidade digital é a otimização dos serviços contábeis por meio da internet e da tecnologia embarcada em aplicativos, como um software online ou mesmo um robô programado especificamente para resolver problemas do meio, agregando conceitos como automação, inteligência artificial e análise de dados ao trabalho do contador.

Perceba que falamos em agregar a tecnologia à profissão, e não substituir pessoas por computadores e algoritmos, como se temia no início das mudanças, como muita gente teme que aconteça.

Como consequência, os robôs que atuam em sistemas de contabilidade permitem registrar, armazenar, automatizar, monitorar, analisar e compartilhar dados e processos contábeis online com as pessoas envolvidas com sua empresa com mais eficiência, velocidade e economia do que com os métodos tradicionais. 

Ou seja, você consegue fazer com que sua empresa elimine a burocracia, reduza o uso do papel, realize processos contábeis com mais agilidade, cumpra as obrigações legais e fiscais com eficiência e obtenha uma vantagem competitiva no mercado.

E quem conta com o sistema Auditto sabe muito bem disso!

O sistema Auditto é uma plataforma robusta, única no mercado, por meio da qual você consegue obter informações, relatórios e validação de todos os documentos fiscais e contábeis em segundos. Você automatiza tarefas que levavam horas e faz seu expediente render mais. 

Quer um exemplo? Imagine uma empresa que precisa transmitir as informações da EFD (Escrituração Fiscal Digital) ao Fisco. Normalmente perde-se muito tempo para validar e transmitir o arquivo com o PVA (Programa Validador e Autenticador) disponibilizado gratuitamente. 

Mas com o Auditto você consegue fazer isso rapidamente sem precisar do PVA e não precisa nem deixar um operador parado esperando a conclusão da transmissão. Isso acontece graças aos robôs!

Por conter todos os dados de notas fiscais e escriturações, o arquivo do SPED é extenso e leva muito tempo para ser analisado antes da entrega. Em grandes empresas, que têm muitas notas e documentos fiscais para serem escriturados, esse trabalho de transmitir o SPED fica inviável. 

Os robôs do sistema Auditto entram em ação e corrigem as informações, analisando o tamanho do arquivo antes da entrega, e não permitem a entrega em branco do SPED, ou seja, isso ajuda a manter o compliance.

E isso é só uma das vantagens da contabilidade digital que a tecnologia da Auditto proporciona.

Você consegue ter fácil acesso às informações financeiras dos seus clientes em tempo real. Isso significa acompanhar de perto as movimentações financeiras e demais operações contábeis do cliente, além de monitorar o fluxo de caixa e a apuração de impostos.

Com a Auditto, você não precisa mais se preocupar em enviar e receber documentos — nem em cobrar repetidamente os documentos do cliente. O sistema registra tudo e os arquivos podem ser facilmente compartilhados, visualizados e editados – e até mesmo resgatados em caso de perda. 

Dessa maneira, você agrega mais qualidade ao serviço prestado, com rapidez e certeza do que está entregando, proporcionando uma experiência inigualável ao cliente. A auditoria fica muito mais fácil de ser realizada, com os impostos apurados e proporcionando menos o operacional e mais a gestão dos dados.

As empresas que adotam o sistema Auditto mergulham na contabilidade digital e conseguem perspectivas muito mais promissoras de crescimento, uma vez que o atendimento se torna mais eficaz.

Mas, para isso não basta apenas contar com os robôs no seu negócio. Também é preciso mudar a cultura da sua empresa. É preciso deixar certos vícios e dar um passo à frente. É preciso treinar a equipe, até mesmo porque os contadores continuam sendo os protagonistas na contabilidade digital. Um time bem treinado e capacitado consegue aproveitar ao máximo os recursos tecnológicos, se tornando verdadeiros conselheiros contábeis – enquanto os robôs fazem o “trabalho sujo”.

Escolha uma tecnologia que te proporcione tudo isso. Escolha Auditto!

Por Atracto

Post by Saulo Novaes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0
0
image
https://auditto.com.br/wp-content/themes/hazel/
https://auditto.com.br/
#26ade4
style1
paged
Carregando...
/var/www/auditto/
#
on
none
loading
#
Sort Gallery
on
no
yes
off
off
off