Vale a pena automatizar processos fiscais?

8/09/2020 | Auditto Explica, Blog | 0 Comentários

Automatizar processos fiscais é fácil e acessível devido aos avanços tecnológicos. Com isso, há ganhos em produtividade, redução do tempo de execução de tarefas e melhora na administração do negócio como um todo.

Apesar de todos os benefícios, ainda é comum que surja a dúvida se essa implementação realmente vale a pena, se é indicada para todos os portes de empresa e se financeiramente compensa. Diante dessas questões, trouxemos neste post informações esclarecedoras. Acompanhe!

No que consiste a automação de processos fiscais?

O conceito de automação está em alta, apesar de já existir há um bom tempo. Mas só agora ele está ganhando força porque muitas empresas estão se beneficiando dessa tecnologia e se destacando diante do mercado de concorrência.

Trata-se do uso de sistemas que operam sem que seja necessária a intervenção humana. Ou seja, atividades e processos são realizados por robôs inteligentes que atuam de acordo com o modo que foram programados, mas corrigindo falhas e prevenindo erros.

A automação fiscal executa tarefas que se repetem na rotina do contador ou que têm um valor agregado reduzido, mas precisam ser feitas. Logo, facilita muitos processos, tornando o contador apto para desenvolver funções mais importantes, que exigem um intelecto maior.

Um bom exemplo de automação fiscal na prática é quando o escritório faz uso de uma ferramenta que realiza os cálculos de impostos que precisam ser pagos e, assim que isso é feito, as informações são repassadas ao Fisco

Os cálculos, apesar de fazerem parte da rotina do contador, demandam muito tempo e muita atenção. Quando máquinas fazem esse papel de um jeito mais ágil e com menos chances de erros, o profissional pode dedicar seu tempo a outras atividades.

E por que investir em automação de processos fiscais?

Apesar de serem visíveis os benefícios adquiridos pela empresa por conta da inserção de algumas soluções tecnológicas, automatizar processos fiscais ainda é uma dúvida recorrente na cabeça de grande parte dos gestores. Como mencionamos, isso é normal. Afinal, são tantas inovações surgindo que realmente é difícil identificar quando e quais delas valem a pena investir.

Analisando o cenário contábil, grande parte dos atrasos são causados por conta do trâmite que é realizar as tarefas de forma manual. Tempo e atenção são os principais requisitos exigidos dos profissionais da área para que executem essas ações.

Por causa da grande quantidade de documentos e números, há um gasto de tempo considerável para a organização e manipulação dos documentos, sem contar com o risco de deixar alguma informação importante passar despercebida.

A solução, nesses casos, é automatizar os processos fiscais. Além de reduzir o tempo gasto nas atividades, também permite que o profissional se ocupe com tarefas mais relevantes para a estratégia da empresa e, ainda, diminui as chances de erros cometidos manualmente. Como tudo é feito de forma automatizada, prejuízos causados por multas por conta de atraso no pagamento de tributos também são evitados.

Como automatizar processos fiscais da empresa?

Para implementar a automação de processos em sua empresa, reunimos algumas ações que devem ser levadas em conta antes que qualquer decisão seja tomada. Acompanhe!

Mapeie todos os processos da empresa

É possível automatizar uma série de atividades por meio de um software de gestão. Antes de escolher a plataforma ideal, é preciso visualizar quais são as principais necessidades da empresa e, principalmente, identificar os principais gargalos — atividades que sempre estão atrasadas, que demandam muito tempo de execução, que recebem muitas queixas dos clientes, etc.

Se essa etapa não for seguida à risca, corre-se o risco de uma contratação inadequada à rotina do negócio. Inclusive, pode impedir o desenvolvimento da empresa e de seus profissionais. Portanto, reúna o time, mapeie essas atividades e veja o que pode ser automatizado de modo a melhorar todos os processos.

Prepare a empresa para receber a ferramenta

A cultura da empresa precisa estar focada na inovação por meio de soluções tecnológicas. Logo, com a inserção de uma ferramenta que visa automatizar processos fiscais, é natural que muitas mudanças aconteçam nos processos, na rotina de atividades dos profissionais e, até mesmo, na forma como a comunicação é feita com os clientes.

Portanto, não foque apenas em treinamentos, mas também converse com os colaboradores e explique a importância dessa mudança de mindset para o crescimento do negócio e melhor aproveitamento dos profissionais, que poderão atuar de forma mais ativa e intelectual.

Escolha um software completo e de confiança

Existem diversas soluções para automatizar processos fiscais disponíveis no mercado. Cada uma delas conta com especificidades e diferenciais interessantes para cada tipo de negócio e necessidade. Considere, ao tomar a decisão, uma plataforma que seja escalável, que atenda a mais de uma necessidade, que faça a integração de departamentos e que tenha uma infraestrutura de primeiro nível, como a Auditto.

A Auditto está revolucionando o setor contábil por meio de soluções completas e que entregam alto valor tecnológico para a redução da carga tributária, recuperação de créditos e compliance fiscal.

À vista disso, podemos concluir que automatizar processos fiscais vale a pena e é essencial para desenvolvimento da empresa. A inserção da tecnologia é fácil de fazer, além de garantir uma série de diferenciais competitivos ao negócio. A automatização está revolucionando a forma como o contador atua, permitindo o alcance de resultados mais seguros e precisos.

Agora que você já sabe que vale a pena automatizar processos fiscais, acesse o site da Auditto e veja todos os diferenciais que podem ser proporcionados à sua empresa! Acesse o site e confira!

Sobre a Auditto

A Auditto é uma empresa especialista na oferta de soluções completas de software de alto valor tecnológico para redução da carga tributária, recuperação de créditos e compliance fiscal.

Siga-nos em nossas redes: