A Inteligência Artificial é sinônimo de inovação para empresas de diversos portes e segmentos. Muitas ferramentas tecnológicas são utilizadas para transformar a rotina dos profissionais, principalmente quando falamos do setor contábil. Afinal, trata-se de uma área que é composta por processos manuais que exigem tempo e muita atenção. Isso porque qualquer pequena falha pode causar grandes prejuízos financeiros aos clientes.

Mas não é apenas na rotina dos escritórios de contabilidade que a Inteligência Artificial se destaca. Essa tecnologia, que acompanha todas as necessidades do mercado, também beneficia o setor financeiro contábil. Assim, auxilia o departamento responsável para a tomada de decisões e conquista resultados mais expressivos e seguros para o negócio. Para entender melhor sobre o assunto, continue a leitura!

Estreita o relacionamento com o cliente

É comum que as empresas contábeis que estão começando a investir em tecnologias se questionem sobre como aplicar a Inteligência Artificial no setor financeiro. Quando aliada ao Machine Learning, é possível obter informações relevantes de acordo com as ações e o comportamento do usuário. Esses dados coletados geram insights importantes para solucionar problemas e melhorar a experiência do consumidor.

Ao perceberem que são realmente ouvidos, compreendidos e acolhidos, os clientes ficam mais satisfeitos com a empresa e com o serviço que está sendo prestado. Assim, as chances de cancelamento de contrato são muito menores. Quando isso acontece, o setor financeiro é um dos mais beneficiados, pois não precisa dedicar esforços para calcular ou pagar multas sobre quebra de contrato ou a não renovação do contrato.

Além disso, a Inteligência Artificial no setor financeiro é muito útil na avaliação de indicadores e no suporte à tomada de decisão. Dessa forma, fornece sugestões de ações que podem ser aplicadas ao negócio, visando melhorar a relação entre empresa e cliente.

Faz análises para encontrar soluções e corrigir erros

Existem processos contábeis que, além de desgastantes, são sujeitos a erros. Nesse sentido, a Inteligência Artificial contribui em diversos cenários. O primeiro deles é sobre as funções orçamentárias e a formulação de estratégias. 

Isso significa que tarefas como pagamentos e recebimentos na contabilidade são feitas de forma fácil e precisa. E ainda confere ao gestor um panorama da saúde financeira do negócio.

Outra aplicação da Inteligência Artificial e do Machine Learning de modo a favorecer o setor financeiro é por meio de mecanismos automatizados. Com isso, o cálculo de tributos, a realização da classificação fiscal de documentos e a análise de comportamentos dos indicadores de resultados são feitas de modo automatizado. 

Isso significa ter processos com menos chances de falhas, possibilidade de correção de erros e ainda com um diagnóstico completo de soluções de acordo com as falhas encontradas.

As análises com o Big Data ainda mantêm a empresa atualizada sobre as novas regulamentações e leis. Existem sistemas que tornam o processamento de faturas mais simples, além de contar com a digitalização de auditoria. Essas ações ampliam a segurança de todos os processos e aumentam a segurança, pois é possível saber quem acessou algum arquivo e quando isso foi feito.

Otimiza o tempo do setor financeiro contábil

Os processos manuais que exigem tempo do setor financeiro podem ganhar eficiência com a Inteligência Artificial. Sem precisar dedicar tempo em tarefas manuais e burocráticas, os profissionais contábeis conseguem investir mais tempo para uma atuação mais estratégica. A Inteligência Artificial reduz significativamente o número de horas necessárias para ações que envolvem obrigações legais.

Vale ressaltar que os processos que são feitos manualmente, e que exigem muito tempo para serem realizados, apresentam um resultado tardio e pouco compensador ao negócio. Além disso, caso algum processo tenha inconstância, não há tempo hábil para correção.

O profissional, nesse cenário, fica menos tempo focado em atividades robóticas e tem mais tempo para auxiliar em outras demandas da empresa, seja auxiliando o cliente, seja criando um planejamento financeiro para os próximos meses. A rotina é mais dinâmica e segura, já que tudo é feito de forma automatizada, com base na demonstração dos dados e sem chances de falhas.

Economiza o capital e ajuda a reduzir custos

A redução de custos é uma das principais prioridades do setor financeiro (incluindo o contábil). Uma ótima estratégia diante de incertezas econômicas é a redução de despesas e o aumento da performance do negócio. 

Por meio da Inteligência Artificial é possível focar no capital humano da empresa em meio às tarefas que não podem ser automatizadas e deixar que as máquinas e os softwares façam o restante.

A redução dos custos na contabilidade por meio da Inteligência Artificial não envolve demitir funcionários e substituí-los por máquinas. O objetivo é extrair o melhor de cada colaborador, colocando-o para atuar nas ações em que a empresa realmente precisa. É possível, dessa forma, focar em estratégias para a aquisição de clientes, em ações para a fidelização de clientes, entre outras ações.

A Inteligência Artificial, bem como as demais tecnologias, reduz o consumo de papéis, pois todos os documentos passam a ser digitalizados e salvos na nuvem. A implementação de um ERP, por exemplo, também diminui os custos em relação às atividades que envolvem a emissão de notas fiscais, no armazenamento de arquivos XML, entre outros.

O Big Data, outra ramificação da Inteligência Artificial, também favorece a redução dos custos. Nesse sentido, a administração dos dados gerados pelo negócio contribui para uma visão ampla e um olhar apurado sobre a empresa, o grau de satisfação dos clientes e até o desempenho dos colaboradores. Com todas essas informações, é possível criar ações estratégicas com base em cada segmento, a fim de tornar a empresa mais competitiva.

O setor financeiro contábil pode ser muito beneficiado por meio da tecnologia, principalmente com a Inteligência Artificial. Como vimos, as empresas do segmento que desejam expandir, atuar de forma estratégica e se destacar diante da concorrência precisam investir em inovações tecnológicas e inseri-las em suas rotinas contábeis.

E você, já sabia de todos esses benefícios da Inteligência Artificial? O sistema Auditto utiliza a Inteligência Artificial, otimiza os processos contábeis e auxilia o setor financeiro. Para saber mais, acesse o site e solicite um contato para conhecer melhor!

Sobre a Auditto

A Auditto é uma empresa especialista na oferta de soluções completas de software de alto valor tecnológico para redução da carga tributária, recuperação de créditos e compliance fiscal.

Siga-nos em nossas redes: