A gestão contábil é um dos principais pilares no que diz respeito ao sucesso e à expansão do negócio. É por meio dela que é possível fazer novos investimentos, reduzir custos, ter lucratividade e compreender como está a saúde do negócio.

Mas não é só isso. Uma gestão contábil efetiva traz uma visão ampla e auxilia em tomadas de decisões relacionadas a investimentos. Entretanto, para garantir um crescimento sustentável e eficiente do escritório, é preciso ter atenção a alguns aspectos. Neste post, trouxemos dicas importantes para melhorar a gestão contábil da sua empresa. Acompanhe!

Integre os setores e as áreas

A falta de comunicação em um escritório é um dos erros mais prejudiciais à gestão contábil. Isso leva à falta de alinhamento de expectativas, metas e objetivos entre os setores envolvidos. Por isso, a integração entre os profissionais é essencial — apesar de ser algo desafiador, porém que é possível de ser implementado.

Existem alguns meios que melhoram a comunicação entre os profissionais, que evitam conflitos e ainda auxiliam para que o fluxo de trabalho seja mais seguro e ágil. Nesse caso, destacamos as soluções que vão além do e-mail, pois são eficientes e fazem com que todos se comuniquem em uma estrutura eficaz. Videoconferência, ferramentas de troca de mensagens instantâneas e reuniões periódicas são algumas formas de deixar todas as áreas na mesma página.

Ainda nesse sentido, vale testar as opções e analisar quais delas são as melhores para o cenário do escritório. Muitas ferramentas de comunicação disponibilizam uma versão para ser testada em alguns dias (o famoso trial). Implemente àquela que fez com que os profissionais se comunicassem de forma ágil e assertiva.

Faça reuniões de alinhamento para melhorar a gestão contábil

No setor contábil, é muito comum associar reuniões a algo pouco produtivo. Para melhorar a gestão contábil, no entanto, as reuniões de alinhamento são indispensáveis. Elas auxiliam no processo de entendimento de status dos projetos, no atingimento das metas que foram traçadas e nos próximos passos que deverão ser seguidos a partir dos resultados que foram alcançados.

Essas reuniões podem ser mensais, trimestrais ou, até mesmo, diárias. Nesta última opção, o ideal é que ela não ultrapasse 15 minutos — isso evita que o foco seja perdido e ainda garante que a produtividade não caia.

Diariamente, defina o que será acompanhado. Assim, os profissionais que participarão poderão se preparar e alinhar o que será discutido. Peça para que os times criem apresentações objetivas, pois terão um tempo estipulado. Dessa forma, todos poderão entender o que está acontecendo na empresa e o gestor conseguirá avaliar se tudo está sendo feito conforme o planejado.

Qualifique a equipe para melhorar a gestão contábil

A gestão contábil exige a integração de todos os profissionais envolvidos, pois somente assim é possível ter uma visão de tudo o que está acontecendo para, assim, poder traçar uma estratégia eficiente. Por essa razão, é importante garantir que os responsáveis tenham o conhecimento necessário para lidar com a situação.

Quando os profissionais estão qualificados, eles se sentem mais seguros para se relacionar com os clientes, executar as tarefas com eficiência e, claro, lidar com os problemas do cotidiano, a fim de propor soluções e melhorias.

Logo, cursos e palestras são algumas formas de fazer com que os profissionais detenham os conhecimentos necessários para que executem suas atividades com eficácia. É importante que o escritório veja essa capacitação como um investimento, e não como um gasto. Afinal, tudo será aplicado à rotina da empresa.

Utilize um software contábil

A gestão contábil também pode ser melhorada com a adoção de um software. Contar com uma solução que automatiza os processos repetitivos e burocráticos é uma forma de minimizar as falhas que, muitas vezes, acarretam multas e punições para os clientes. Além de, claro, fazer com que os colaboradores desenvolvam tarefas mais estratégicas. Dessa forma, o setor operacional é totalmente feito pela ferramenta, durante todos os dias da semana, 24 horas por dia.

É importante ressaltar a importância da tecnologia na gestão contábil. Hoje em dia, ter soluções que auxiliam na rotina da empresa é essencial para a aquisição de novos clientes e para a fidelização dos clientes já existentes. 

Além da automação de tarefas, que proporciona mais tempo para que os profissionais se dediquem a outras demandas, um software contábil também reduz as chances de falhas operacionais, diminui os custos e posiciona a empresa no mercado.

Para obter todas essas melhorias, é preciso contar com um software inteligente e completo. A Auditto oferece soluções únicas, que geram lucratividade para o seu negócio. O software da Auditto atua com automação para auditoria, apuração de impostos e conferência de documentos fiscais eletrônicos. Assim, a gestão contábil garante assertividade e segurança para a rotina.

Afinal, todos os processos são automatizados, ou seja, os robôs cuidam de todas as etapas: da emissão da nota fiscal até a entrega das obrigações acessórias. Tudo é feito pelo sistema em nuvem, que é fácil de acessar pelas pessoas autorizadas e ainda elimina erros cometidos por falha humana.

A gestão contábil é parte essencial de uma empresa que deseja oferecer sempre as melhores soluções aos seus clientes e que queira se destacar diante da concorrência. Como vimos, é preciso ter atenção em diversas etapas para que ela resulte em ganhos para o negócio como um todo. 

A organização dos processos, a melhora na comunicação interna e a adoção de um software contábil são apenas alguns exemplos de melhorar a gestão. Ao identificar os gargalos do negócio, é muito mais simples entender as ações que precisam ser implementadas.

E você, como cuida da gestão contábil da sua empresa? Compartilhe a sua experiência nos comentários com outros profissionais do setor!

Sobre a Auditto

A Auditto é uma empresa especialista na oferta de soluções completas de software de alto valor tecnológico para redução da carga tributária, recuperação de créditos e compliance fiscal.

Siga-nos em nossas redes: