Vivemos em uma era em que somos bombardeados por informações todos os dias. Também compartilhamos e trocamos informações por todos os lados: receber um e-mail, enviar uma mensagem em um grupo de WhatsApp e acessar sites são apenas alguns exemplos dessa movimentação que fazemos na internet.

Mas será que estamos em um ambiente seguro? Quando trazemos essa questão para o mundo corporativo, ela ganha ainda mais relevância: os dados dos clientes do seu escritório contábil estão protegidos? As informações da empresa estão restritas apenas às pessoas autorizadas?

São dezenas de informações sigilosas que não podem em hipótese alguma ficar suscetíveis a ameaças. Dessa forma, a segurança digital na contabilidade é fundamental. Reunimos cinco motivos para você fazer esse investimento o quanto antes. Acompanhe!

1. Protege os dados e as informações que são sigilosas e importantes

Um dos principais motivos para investir em segurança digital na contabilidade é a proteção dos dados que ela proporciona, seja dos clientes, seja da empresa. Imagine perder informações que levaram muito tempo para que fossem coletadas ou, pior, comprometer dados que somente pessoas autorizadas poderiam ter acesso?

Vale destacar que o armazenamento em espaço físico é perigoso, uma vez que qualquer evento adverso no local pode comprometer os arquivos ou, até mesmo, uma invasão pode acontecer e prejudicar muito a empresa.

Por meio da segurança digital esse risco é reduzido. O armazenamento em nuvem, por exemplo, permite que o acesso seja feito apenas por quem tem login e senha e guarda tudo em um ambiente digital, que pode ser acessado de qualquer dispositivo que tenha acesso à internet. 

2. Evita as fraudes financeiras e os ataques via e-mails

O pagamento de tributos e obrigações faz parte da rotina contábil. E é bem comum realizar transações e compras online. No entanto, os ataques cibernéticos estão cada vez mais aprimorados. Sites fakes, por exemplo, que costumam ser idênticos ao original, podem roubar os dados bancários ou as informações de um cartão de crédito. Então, os prejuízos podem ser gigantescos e a resolução do caso costuma ser burocrática.

Para evitar as chamadas fraudes financeiras, muitos sites utilizam a criptografia. Como a contabilidade também realiza muitas trocas de e-mails, o ideal é contar com um provedor que forneça um sistema de detecção desse tipo de fraude. Além disso, a instalação de um antivírus, que deve ser sempre atualizado, é essencialmente importante para evitar esse risco.

Algumas práticas simples também podem ser aplicadas à rotina, como o cuidado ao abrir e-mails de remetentes desconhecidos, não fazer download de todos os anexos que são enviados ao e-mail sem antes verificar a origem e o teor.

3. Transmite segurança e confiabilidade aos clientes

Imagine que aconteça o vazamento de alguma informação sigilosa, como os dados bancários ou as informações de faturamento de algum cliente. Como explicar que a situação poderia ter sido evitada se a segurança digital na contabilidade tivesse sido aplicada, mas não foi? O caso, além de comprometer o relacionamento com o cliente, também é cabível de processos jurídicos, que afeta a saúde financeira e a imagem do negócio. Os prejuízos são enormes e, muitas vezes, irreversíveis.

O setor contábil exige a proteção de dados e isso deve ficar claro para os clientes. Quando a empresa investe nesse tipo de segurança, eles sentem que fizeram o negócio certo para cuidar de suas informações. Por outro lado, a empresa pode operar tranquilamente, pois sabe que esse risco ela não corre. Afinal, preservar as informações dos clientes potencializa a competitividade e eleva a integridade do negócio.

4. Amplia a cultura de segurança digital na contabilidade

Assim como tudo o que é novo precisa de um tempo para adaptação, a inserção da segurança digital na contabilidade também necessita desse período de aprendizado e adaptação. Se os funcionários da empresa não estão habituados à adoção de uma postura que visa reduzir os riscos de ataques cibernéticos, eles precisarão compreender a importância do assunto para que possam mudar o comportamento e adotar processos mais seguros.

Mas quando a cultura é implementada, os benefícios são inúmeros. Todos passam a conhecer a política e ter a consciência da importância da segurança digital. Assim, a empresa terá colaboradores dispostos a evitar esses riscos e a colaborar quando for necessário.

5. Garante a rentabilidade e o crescimento da empresa

Por fim, mas não menos importante: investir em tecnologias na contabilidade é uma forma de acompanhar as evoluções, as demandas e as exigências do setor. Estamos tratando de um segmento que existe há muito tempo, mas que ficou preso em alguns processos antigos.

Essa nova visão para o digital é muito importante porque quanto mais as empresas contábeis investem em soluções que as colocam em um patamar diferenciado — já que muitos negócios não estão inseridos na transformação digital —, mais ela garante a rentabilidade e o seu crescimento no mercado.

Investir em segurança digital na contabilidade não é mais uma opção, é uma necessidade para que a empresa garanta que suas ações estejam protegidas de ataques ou de pessoas má intencionadas. Além disso, é uma exigência do segmento e do público, que querem ter a garantia de que suas informações estão preservadas e livre de riscos.

Agora, nós queremos saber: como a sua empresa tem cuidado das informações sigilosas? Como tem investido em segurança de dados? Responda nos comentários e compartilhe a sua vivência com outros profissionais da área!

Sobre a Auditto

A Auditto é uma empresa especialista na oferta de soluções completas de software de alto valor tecnológico para redução da carga tributária, recuperação de créditos e compliance fiscal.

Siga-nos em nossas redes: