O setor contábil pertence a um mercado de alta concorrência. São milhões de escritórios de contabilidade espalhados pelo Brasil e que oferecem uma gama de serviços. Diante da instabilidade econômica do país, torna-se um desafio inovar para driblar a concorrência e alcançar um patamar competitivo.

Por isso, trouxemos algumas possibilidades para que o seu escritório de contabilidade adquira diferenciais que impactarão de forma competitiva na rotina, fazendo com que os clientes se sintam ainda mais satisfeitos. E mais: atuando de modo a aumentar a carteira de clientes.

Veja como o seu escritório de contabilidade pode inovar na crise com as propostas que elencamos neste texto!

Adote uma postura otimista, diferenciada e atual

Inovar na crise não significa apenas adotar ferramentas para inserir na rotina. Muito mais do que soluções tecnológicas, inovar significa fazer algo como não era feito antes, ou seja, construir o sucesso com ideias diferentes e ousadas. Por isso, muito mais do que propor ações aos clientes, os profissionais do escritório precisam acreditar que a postura inovadora vai transformar a forma como eles trabalham hoje em dia.

Reúna o time, explique o conceito de inovação e, principalmente, aborde como é importante adotar essa postura, inclusive no momento de crise. O contador que só recebe e executa demandas está fadado a ficar ultrapassado. 

O contador que acredita na inovação é proativo, enxerga possibilidades e tem uma visão otimista diante das alternativas que aparecem. O contador que inova se permite experimentar novas formas de viver desafios e propor soluções.

Use as redes sociais a favor do escritório de contabilidade

De acordo com o relatório Global Digital Statshot 2019, criado pelas empresas americanas de dados Hootsuite e We Are Social, cerca de 3,5 bilhões de pessoas têm cadastros em alguma rede social. É quase metade das 7,7 bilhões de pessoas que existem no planeta. O seu escritório contábil está conversando com essas pessoas? Tem aproveitado as redes sociais para aparecer para essas pessoas?

Nós sabemos que o segmento é tradicional e, muitas vezes, até resistente às mudanças. O começo pode ser desafiador, o que é natural, mas é recompensador. Por isso, comece aos poucos, de preferência com o apoio de profissionais experientes. Considerando que as pessoas estão presentes nas redes sociais e se conectam com as marcas por meio delas, ter o seu escritório presente é uma forma de receber visibilidade online e, inclusive, ter mais um canal de contato com os clientes.

Publique, além da história da empresa, os serviços que são oferecidos pelo escritório, responda às dores do seu cliente, dê dicas, coloque-se à disposição. Tornar-se referência e autoridade no assunto é uma forma de mostrar aos clientes que a sua empresa entende do que está falando e pode oferecer o melhor serviço.

Invista na produção de conteúdo por meio de vídeos

E por falar na comunicação com o cliente por meio das redes sociais, destacamos a produção de vídeos. Aqui, a proposta não é criar grandes filmes cinematográficos, pois a inovação não está na dimensão da ação, mas no teor de explorar novas possibilidades. 

Os conteúdos em vídeos são ideais para alcançar o público que prefere algo mais visual, rápido e dinâmico. Teste as possibilidades: é possível começar com depoimentos curtos de clientes satisfeitos ou dicas de um profissional do escritório.

Também é interessante aprimorar os conteúdos conforme o tempo passar e os resultados aparecerem. Os vídeos animados, por exemplo, são simples de fazer, comunicam-se bem com o público e não costumam exigir um grande investimento financeiro.

Utilize o WhatsApp Business para se comunicar com os clientes

O WhatsApp é um aplicativo que já faz parte da nossa rotina e o motivo é óbvio: trata-se de um excelente canal de comunicação para manter com os clientes. A versão Business foi criada para atender as necessidades das empresas e oferece funcionalidades que são úteis para o escritório de contabilidade.

Além de poder ser possível inserir o nome da empresa, o site, o e-mail e os horários de atendimento, também permite o envio de respostas automáticas, sendo viável atender todas as pessoas que entram em contato de forma instantânea e, ainda, mostra uma estatística de quantas mensagens foram enviadas, recebidas, entregues, lidas, entre outros dados importantes.

Enquanto muitos escritórios contábeis dispõem apenas de um canal de comunicação, geralmente, apenas o telefone, a sua empresa aproveita os diferenciais da contabilidade para impactar o público que está antenado. Para aproveitar melhor a ferramenta e proporcionar uma experiência positiva ao cliente, deixe uma pessoa responsável por esse tipo de atendimento para que ele faça a gestão.

E, muito mais do que responder dúvidas, pode ser interessante compartilhar algumas vezes ao longo do mês dicas, informações sobre o universo contábil, entre outras mensagens que possam ser do interesse do público.

Invista em uma ferramenta de automação e inove o escritório de contabilidade

A rotina do escritório contábil é repleta de atividades que se repetem diariamente e que demandam muito tempo dos profissionais. Muitos processos burocráticos podem ser automatizados por meio de ferramentas robotizadas.

A ferramenta da Auditto, por exemplo, auxilia na gestão fiscal e contábil do escritório. Graças a essa tecnologia é possível garantir que as informações fiquem mais seguras, além de automatizar os processos, gera mais escalabilidade para que o atendimento ao cliente seja mais eficaz.

Com as atividades sendo feitas de forma automatizada, há a redução de riscos, pois tudo é executado por robôs inteligentes que operam 24h todos os dias. Assim, o tempo dos contadores é otimizado e eles podem se dedicar a ações mais estratégicas e intelectuais, tornando-os mais produtivos.

Inovar na crise é uma necessidade do escritório de contabilidade que quer se destacar no mercado, propor soluções tecnológicas, conquistar um número maior de clientes e melhorar a rotina dos profissionais para que seja possível continuar entregando um bom trabalho. Com as ações elencadas neste post, certamente, a sua empresa obterá muitos benefícios e diferenciais!

Como você tem inovado em seu escritório de contabilidade? A Auditto oferece soluções tecnológicas que visam otimizar a rotina e aprimorar as entregas. Acesse o site e conheça!

Sobre a Auditto

A Auditto é uma empresa especialista na oferta de soluções completas de software de alto valor tecnológico para redução da carga tributária, recuperação de créditos e compliance fiscal.

Siga-nos em nossas redes: