Gestão de crise na contabilidade: o que fazer?

20/08/2020 | Blog, contabilidade | 0 Comentários

Atualmente, a gestão de crise na contabilidade é um assunto que precisa ser abordado. A COVID-19 afetou o mundo inteiro, impactando drasticamente a rotina de muitas pessoas e empresas. Com isso, os escritórios tiveram que respeitar o isolamento social, muitos contratos foram rescindidos, as atividades passaram a ser feitas de forma remota e a redução de custos teve que ser priorizada.

Afinal, em tempos de instabilidade econômica, a saúde financeira do negócio precisa estar em dia para que seja possível passar por este momento de forma segura e consciente. Como todos foram pegos de surpresa, algumas decisões tiveram que ser tomadas às pressas. Agora, com a reabertura dos comércios e a flexibilização da quarentena, é possível agir de modo estratégico.

Por esse motivo, trouxemos hoje algumas medidas importantes e que devem ser levadas em conta pelos gestores que desejam implementar a gestão de crise na contabilidade. Acompanhe!

Adote uma postura otimista e estreite a relação com os clientes

É normal que, em um primeiro momento, a postura de gestores e profissionais do escritório seja de incertezas e, até mesmo, pouco otimista. Afinal, quando foi dado o anúncio em todos os jornais do país sobre os impactos e perigos do novo coronavírus, não sabíamos quais seriam as consequências da pandemia e o tempo que ela duraria. Esse mesmo sentimento de dúvida também afetou os clientes.

O relacionamento com o cliente é fundamental na gestão de crise. Isso porque ele precisa confiar que a sua empresa continuará executando um bom trabalho, seja de forma presencial, seja de forma remota. É muito importante estreitar essa relação de um jeito saudável e prestativo. Mostre que a sua empresa continua disposta a ajudá-lo, focando ainda mais em aumentar a rentabilidade em um momento tão delicado.

Proponha ações para melhorar a rentabilidade dos clientes

Uma postura estratégica para adotar na gestão de crise é atuar de modo a oferecer mais aos clientes. Reúna o time e proponha ações para aumentar a rentabilidade dos clientes. Com a pandemia, diversas alterações foram feitas em relação ao pagamento de tributos e às obrigatoriedades.

Diante desse cenário, como a empresa pode se manter rentável no mercado? Proponha medidas que visam reduzir os impostos e manter a empresa dentro das obrigações fiscais. O planejamento tributário pode ser uma ação interessante, mas o ideal é avaliar o cenário da empresa como um todo.

Programe-se para pagar todas as obrigações em dia e evitar as multas

Com o impacto da COVID-19 na economia, algumas mudanças foram feitas em relação ao pagamento de tributos, como mencionamos. Nesse momento, é muito importante que o contador acompanhe todas essas alterações de modo a atender todos os prazos.

O profissional precisa se programar para que todo esse processo aconteça no período estabelecido para evitar que multas e sanções sejam aplicadas. O planejamento financeiro auxilia a saúde do fluxo de caixa. Como o contador tem a expertise e as informações certas para orientar a empresa nesse momento, é essencial utilizar esses conhecimentos para aplicá-los nas estratégias financeiras.

Faça uso da tecnologia para ajudar na gestão de contabilidade

A gestão de crise precisa ser feita de modo estratégico e organizado. Utilizar os recursos tecnológicos para auxiliar é uma ótima solução. Com um mapeamento de todas as atividades que são feitas e de todo o tempo gasto para executá-las, é possível implementar uma ferramenta de automação de modo a otimizar o tempo dos profissionais e melhorar a qualidade das entregas.

Engana-se quem pensa que a gestão de crise na contabilidade é sinônimo de demissão em massa. Na realidade, este é o momento em que os profissionais podem se dedicar de modo mais ativo a atividades mais intelectuais.

A ferramenta de automação minimiza os custos, pois reduz o excesso de papéis, evita os erros de lançamentos (o que diminui o risco de multas), atende todas as solicitações no prazo (o que reduz  a aplicação de juros) e ainda faz com que novas contratações não precisem ser feitas, pois as atividades manuais são realizadas por robôs inteligentes que operam 24 horas — todos os dias da semana.

Além disso, há o aumento da produtividade, já que os contadores conseguem trabalhar de modo estratégico, propondo ações que visam aumentar a rentabilidade do escritório contábil, o que é essencial diante de um momento de crise.

Trabalhe de forma remota

A chegada do novo coronavírus fez com que muitas empresas adotassem o formato de trabalho home office. Aos que já estavam habituados, nenhuma mudança drástica na rotina foi feita. Aos que tiveram que usar esse modelo pela primeira vez, apesar das adaptações iniciais necessárias, muitos benefícios puderam ser vistos.

Com os profissionais trabalhando de casa, o aluguel do escritório pode ser negociado — visto que ele não será utilizado em período de quarentena. Além disso, não há gastos com contas de luz e de internet. Essas despesas, que antes eram recorrentes, agora puderam ser reduzidas, impactando positivamente o caixa do escritório contábil.

Se a sua empresa prefere o formato in loco, uma alternativa é sugerir o home office uma vez por semana, que também é uma forma de perceber uma redução significativa com os gastos. Sem contar que o formato home office é muito valorizado pelos profissionais, que podem trabalhar perto de seus familiares, sem precisar levar horas de locomoção até o trabalho.

A gestão de crise na contabilidade é indispensável para a rotina de profissionais que desejam se manter competitivos no mercado e superar este momento de instabilidade financeira. Seguindo as orientações deste texto será possível agir de forma programada, organizada e cautelosa. Esses aspectos são muito importantes para a tomada de decisão e, principalmente, para a saúde financeira da empresa.

E você, como tem aplicado a gestão de crise na contabilidade? Este momento exige atenção em diversos aspectos, pois as mudanças acontecem de uma hora para outra. Aproveite a visita em nosso blog e leia sobre o que mudou na contabilidade com a chegada do coronavírus.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Auditto

A Auditto é uma empresa especialista na oferta de soluções completas de software de alto valor tecnológico para redução da carga tributária, recuperação de créditos e compliance fiscal.

Siga-nos em nossas redes: