Qual é o melhor momento para investir na robotização contábil?

1/02/2021 | automatização, Blog

A robotização de processos, ou Business Process Automation (BPA) em inglês, é a utilização de softwares que atuam por meio de robôs inteligentes para que eles realizem trabalhos manuais e repetitivos de forma mais ágil e com menos chances de erros.

Antigamente, esse investimento era destinado apenas às grandes empresas, que tinham melhores condições financeiras. Felizmente, hoje, o cenário mudou e empresas de diversos portes podem iniciar o processo de robotização para obter excelentes ganhos.

Quando falamos na robotização contábil, é comum que muitos gestores compreendam a importância da tecnologia, mas não saibam exatamente se a empresa está pronta para dar este passo. 

Diante da importância do assunto, reunimos algumas situações que indicam que o escritório contábil precisa investir nessa tecnologia. Acompanhe!

Quando a empresa não tem os processos definidos

A rotina de um escritório contábil é repleta de afazeres, mas nem sempre há o mapeamento de todos os processos para que tudo seja entregue dentro do prazo e conforme as especificidades de cada cliente.

Quando há o investimento em robotização, o primeiro passo para a implementação é a identificação das principais atividades rotineiras para saber como elas funcionam e quais podem ser automatizadas.

Nesse sentido, a robotização favorece a padronização dos processos, que é uma necessidade imediata do escritório contábil. Com o uso de robôs na execução das atividades, a qualidade oferecida é padronizada em todos os níveis.

E isso é muito importante para que a empresa ofereça a mesma experiência para todos os clientes, seja em um atendimento online, seja em um atendimento presencial, por exemplo, fazendo, inclusive, com que os resultados melhorem como um todo.

Se o escritório contábil tem um time enxuto e quer extrair o melhor dos profissionais

A próxima situação que indica que o escritório precisa investir em escritório contábil é quando o time está enxuto ou precisa aumentar. Isso porque em ambas as situações, a melhor forma de conquistar bons resultados é por meio da extração do potencial de cada profissional.

Essa conquista acontece quando os contadores saem da rota de atividades monótonas, burocráticas e repetitivas e assumem uma posição com maior capacidade produtiva e mais estratégica. 

Essa mudança de atuação é percebida até mesmo pelos clientes, que passam a ter seu negócio gerido por profissionais que conseguem olhar de forma analítica e, assim, encontrar oportunidades melhores.

Sem contar que a rotina automatizada é mais atrativa para o mercado competitivo, já que ela permite o desenvolvimento de atividades que representam mais valor para o escritório contábil.

Quando o escritório precisa diminuir os custos e aumentar os lucros

Um dos benefícios mais marcantes da robotização contábil é a redução de custos com funcionários. O escritório, ao contratar um profissional, deve seguir a legislação trabalhista e agir de acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) para arcar com diversos tributos, que impactam os custos do negócio. 

Há outros gastos, como treinamento, benefícios e espaço físico. A robotização contábil reduz de forma significativa o custo da empresa  e aumenta o lucro sem que haja queda na qualidade dos serviços oferecidos. Afinal, os robôs operam 24 horas por dia, não têm horário de almoço ou folga nos feriados e finais de semana, ou seja, estão sempre em funcionamento. 

No mundo dos negócios, os erros podem custar caro para o escritório contábil. Quando as atividades são realizadas por robôs, as chances de falhas são diminuídas a zero, já que o software tem um desempenho mais satisfatório em tarefas repetitivas.

Quando a empresa percebe a necessidade de se destacar no mercado

Vivemos em uma era tecnológica, que facilita a relação entre empresa e cliente e melhora a experiência do consumidor. Acompanhar essas transformações é uma das melhores formas para manter a competitividade no mercado. Afinal, empresas estagnadas tendem a ficar para trás e serem pouco valorizadas pelo público.

A inserção da robotização contábil gera economia para o escritório de contabilidade, que pode aproveitar esse fôlego para investir em estratégias para expandir a carteira de clientes. 

Lembrando que a forte concorrência exige que os contadores desenvolvam formas para se aproximar dos clientes, dar mais atenção ao sucesso de cada conta e poder se destacar no setor.

A robotização contábil, além de todas as vantagens que oferece à rotina e à atuação do contador, também mostra que o escritório é antenado e insere as principais tendências para oferecer soluções cada vez melhores.

Investir em robotização contábil não é uma opção, mas sim uma questão de sobrevivência. Quanto mais a tecnologia avança, mais os processos são atualizados para que tenham um desempenho positivo e lucrativo. Escritórios de todos os portes podem fazer esse investimento e usufruírem de todos os diferenciais que essa tecnologia oferece.

E você, como tem inserido a robotização em seu escritório contábil? Acesse o site da Auditto e veja como podemos aumentar a performance da sua empresa por meio de soluções tecnológicas de ponta!

Sobre a Auditto

A Auditto é uma empresa especialista na oferta de soluções completas de software de alto valor tecnológico para redução da carga tributária, recuperação de créditos e compliance fiscal.

Siga-nos em nossas redes: