Ícone do site Auditto Tecnologia

Sustentabilidade e área contábil: a chave para um futuro mais verde

sustentabilidade e área contábil

sustentabilidade e área contábil

Já faz alguns anos que ouvimos falar sobre sustentabilidade: nas escolas, nas ruas, na mídia, no governo e nas empresas. O assunto está ganhando relevância a cada dia, principalmente por se relacionar com o suprimento das necessidades no presente sem que afete as gerações futuras. A palavra significa, de forma resumida, sustentar, conservar e cuidar.

Você sabia que a sustentabilidade e a área contábil também podem se relacionar? É verdade! O segmento pode contribuir para um mundo mais ecológico. Inclusive, na esfera corporativa, ela tem grande influência nas tomadas de decisões estratégicas.

Quer saber mais sobre com a contabilidade pode contribuir para um futuro mais verde? Continue a leitura e veja mais!

Entenda o que é a sustentabilidade empresarial

Ser sustentável deve ser uma obrigação de todos, inclusive das empresas — que são responsáveis por explorar diversos recursos naturais. Nesse sentido, a sustentabilidade empresarial tem o objetivo de reduzir o impacto ambiental da organização e incentivar o desenvolvimento da sociedade por meio de um conjunto de ações que favorecem o meio ambiente.

Praticar a sustentabilidade dentro das empresas é fundamental para que o negócio crie uma imagem positiva diante de seu público e, com isso, ganhe uma vantagem competitiva. Afinal, os consumidores, hoje, priorizam a sustentabilidade na hora de comprar um determinado produto ou serviço. Estamos falando de uma tendência de consumo.

Veja como a sustentabilidade se relaciona com a contabilidade

Agora, que explicamos o conceito de sustentabilidade empresarial, você deve estar se perguntando como ela pode estar ligada à contabilidade. E a resposta é simples: a contabilidade do futuro é digital — e esse fato já gera reflexos positivos ao meio ambiente.

Sabe aquelas toneladas de papéis, documentos e pastas que fazem parte da rotina de um contador? Elas não deverão mais existir graças à redução do uso desse recurso promovida pela tecnologia. Utilizar soluções tecnológicas a favor da diminuição do uso de papel é uma estratégia interessante para a organização. Inclusive, o uso de sistemas especializados e eficientes tornam a rotina mais produtiva.

Cabe destacar que, muitas vezes, o desperdício é gerado pela falta de costume em lidar com as novas práticas na rotina de trabalho. Investir em sistemas de automação e armazenamento em nuvem já são formas de reduzir a necessidade de papel e não prejudicar o meio ambiente. O primeiro passo pode começar com os arquivos em nuvens e a digitalização dos documentos.

Além disso, a contabilidade é um segmento que tem acesso a informações sobre os lucros, os custos e os gastos de uma empresa. Olhar para esses números visando diminuir os que envolvem papéis, descartáveis, pastas e armários para armazenamento também é importante.

Veja como tornar o escritório de contabilidade mais sustentável

Fazemos parte de uma era em que não é possível pensar apenas em lucratividade, é fundamental considerar o equilíbrio ambiental. Pode parecer, a princípio, que é impossível um escritório contábil, que lida com toneladas de documentos e arquivos, ser capaz de atentar para a sustentabilidade.

Mas algumas ações simples já transformam a rotina do negócio e ainda melhoram a relação com os clientes. E é sobre elas que explicaremos neste tópico.

Crie uma cultura de responsabilidade sustentável

O primeiro passo para tornar o escritório de contabilidade mais sustentável é ter esse posicionamento na cultura da empresa. Isso porque essa responsabilidade não é apenas do gestor, é de todos que fazem parte da organização.

E quando todos compreendem a importância da sustentabilidade na rotina do negócio, cria-se uma equipe em que uma pessoa ajuda a outra neste processo. Por meio de palestras e treinamentos, mostre aos colaboradores as razões de a empresa dar este passo e como eles podem ajudar.

Invista no armazenamento em nuvem

Uma tecnologia muito usada pela praticidade e segurança que proporciona é o armazenamento em nuvem. Além disso, por manter os arquivos salvos em uma rede segura, ele dispensa a necessidade de ter papéis e documentos impressos, bem como arquivos físicos dentro do escritório.  

Aposte na informatização de processos

A informatização de processos, ou seja, usar a tecnologia para otimizar os processos e obter resultados mais satisfatórios, também impacta positivamente o meio ambiente. Para se ter uma ideia, com 130 mil processos digitais, foi possível economizar sete milhões de folhas de papel e poupar 65 mil horas com a montagem de processos.

Esses dados são da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do governo de São Paulo. E mostram, claro, a urgência de apostar na informatização de processos de forma total para tornar a contabilidade mais sustentável e eficiente.

Implemente a robotização em seu escritório contábil

A robotização é praticamente uma obrigatoriedade para os escritórios que querem manter a competitividade, adquirir diferenciais e ainda ser sustentável. Os robôs são os responsáveis por realizar algumas tarefas, que costumam ser repetitivas e, até mesmo, burocráticas.

No sentido da sustentabilidade, essa tecnologia realiza análises em tempo real sem que o uso de papéis para a geração de relatórios seja necessário. Inclusive, o investimento em um software contábil reduz significativamente o uso de papéis.

A área contábil vem passando por uma série de transformações. Atentar para todas essas mudanças e aliá-las à sustentabilidade é uma estratégia que beneficia não apenas o meio ambiente, mas também a relação que a empresa tem com os clientes e com os seus colaboradores. Lembre-se: ser sustentável não é modismo, é acompanhar as necessidades e as exigências do meio em que estamos inseridos.

As informações deste texto contribuíram para os seus conhecimentos? Deixe o seu comentário abaixo e compartilhe o seu ponto de vista!

Sair da versão mobile