Tendências da contabilidade em 2021

28/01/2021 | Auditto Trends, Blog | 0 Comentários

Estar por dentro das inovações do setor contábil é essencial para que os profissionais aprimorem e adaptem os processos. Todos os anos, diversas novidades são anunciadas visando melhorar a rotina do contador. 

Em 2020, a pandemia do coronavírus impactou o setor e muitas mudanças tiveram que ser implementadas. Saber o que está por vir é fundamental para que os profissionais se preparem e consigam se destacar com dinamismo e eficiência. 

Hoje, trouxemos as tendências da contabilidade em 2021. Continue  a leitura para saber mais sobre o assunto!

Desenvolvimento de novos soft skills

Se antigamente o contador era um profissional focado apenas no cálculo e pagamento de tributos dos clientes, hoje as habilidades e competências mais requisitadas no mercado vão além. 

Ter boa comunicação, empatia, liderança e capacidade de resolução de problemas são algumas características que o contador de 2021 precisa desenvolver. O profissional assume um papel analítico e estratégico, então consegue atuar em uma frente mais plural.

Essas competências socioemocionais favorecem adaptabilidade e adequação diante de um cenário de mudanças, além de contribuir com um melhor desempenho e potencializar os resultados. Os clientes confiam mais quando reconhecem que a contabilidade atua com transparência e confiança.

Eliminação total do papel

A próxima da nossa lista de tendências da contabilidade em 2021 é a eliminação total do papel na rotina dos profissionais. Não é de hoje que a digitalização tem recebido atenção, mas, com certeza, será prioridade este ano.

As vantagens dessa ação são inúmeras. Além da economia, já que não é necessário investir em impressões e até mesmo em espaços físicos de armazenamento, a relação com o cliente também melhora. 

Como o envio e armazenamento de documentos acontece de forma totalmente digital, é mais fácil acessar, editar e compartilhar os arquivos, mesmo que cliente e contador não estejam no mesmo ambiente. 

O cliente está fora do país? Com apenas alguns clientes, ele consegue assinar documentos de forma segura e com validade registrada. Então, a dinâmica do dia a dia é facilitada e a produtividade do profissional é elevada.

Implementação da transformação digital

Como mencionamos, o mundo foi pego de surpresa com a chegada do novo coronavírus. Empresas de diversos portes e segmentos precisaram mudar hábitos, rotinas e formatos de trabalho para que continuassem sua atuação no mercado.

Os escritórios que já usam a tecnologia na rotina não sofreram tantos impactos, pois os processos já estavam automatizados e os clientes já estavam habituados com a troca de informações acontecendo de forma online. 

Por outro lado, contadores tradicionais, que ficaram limitados a processos manuais, perceberam a necessidade da transformação digital. Estamos falando da união de ferramentas tecnológicas às boas práticas em uma organização contábil. 

Dessa forma, a modernização dos processos e a mudança da mentalidade com foco em modernidade e inovação são formas de obter diferencial competitivo, segurança, economia financeira e melhoria nas operações. 

Robotização dos processos

É impossível falar em transformação digital e tendências da contabilidade em 2021 sem falar na robotização. Não estamos falando que máquinas substituirão seres humanos, como muitos ainda pensam. Mas sim que os processos demorados e burocráticos não precisam mais ocupar o tempo do contador, pois serão feitos por robôs inteligentes.

Além de aproveitar melhor o tempo, a robotização também reduz o número de falhas e erros cometidos por meio da intervenção humana. Consequentemente, é uma tecnologia que proporciona segurança, eficiência e qualidade nas atividades.

O contador, por sua vez, conquista uma atuação mais estratégica, tem acesso a informações mais sólidas e identifica oportunidades melhores para os clientes. O profissional sai da zona operacional para atingir o protagonismo em um cenário mais estratégico, analítico e consultivo. 

Sistemas de pagamentos mais rápidos

Os novos sistemas de pagamentos também fazem parte das tendências da contabilidade em 2021, como o Pix. Por meio dele é possível quitar as contas de débitos e créditos tributários de um jeito rápido e fácil. 

O Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf) terá um QR Code que permitirá o pagamento via Pix. É importante destacar que, ao longo de 2021, é possível que todos os documentos de arrecadação tenham o QR Code que permite o pagamento pelo Pix. 

Também há o PagTesouro, plataforma integrada ao Pix, que dispensa a emissão da Guia de Recolhimento à União (GRU). Ou seja, cada vez mais, os sistemas de pagamentos mais rápidos farão parte da rotina do contador, então é importante acompanhar essas novidades e, principalmente, saber como elas funcionam.

As tendências da contabilidade em 2021 não param por aqui! Ferramentas, formas de pagamento e processos poderão sofrer mudanças para melhorar a rotina do profissional e os resultados dos clientes. Por isso, é fundamental conhecer essas novidades para inserir as que mais fazem sentido para o negócio, evitar perdas financeiras e gerar valor aos clientes.

Esperamos que as informações deste texto tenham contribuído para o seu conhecimento. Aproveite e veja também como o contador pode se adaptar à tecnologia!

Sobre a Auditto

A Auditto é uma empresa especialista na oferta de soluções completas de software de alto valor tecnológico para redução da carga tributária, recuperação de créditos e compliance fiscal.

Siga-nos em nossas redes: