fbpx

Gestão fiscal online é o melhor caminho?

Gestão fiscal online é o caminho?

Já sabemos que a gestão fiscal eficiente passa pela automação, que evita que o contador perca tempo com tarefas rotineiras. Isso traz segurança e aumenta seu nível de organização, agregando valor ao serviço fornecido ao cliente. E quando todas essas funcionalidades, com recuperação de notas fiscais, captura e guarda de arquivos XML e monitoramento de obrigações é feito de maneira online, sem concorrentes? 

Pois esse é um caminho sem volta. A transformação digital é uma realidade que também já chegou na área fiscal das empresas. E você pode desfrutar dessa inteligência com o sistema Auditto. Como já mencionamos, são várias funcionalidades sob medida para sua empresa em um único lugar, eliminando a necessidade de contar com múltiplos sistemas e software para funções específicas.

Você não precisa mais usar um software para baixar e armazenar arquivos XML e usar um validador da Sefaz para garantir a autenticidade das informações, por exemplo. Nem precisa usar seu equipamento para guardar os arquivos e mostrá-los em caso de fiscalização.

Tudo isso está no mesmo pacote!

Mentalidade digital

Assim como, no mundo corporativo, atualmente ninguém mais vive sem um celular à mão, as organizações que deixarem de investir na digitalização e automatização dos processos de sua empresa, considerando, inclusive o uso de cloud computing, estarão fadadas a perderem competitividade no mercado. Consequentemente, isso também significa a morte de vários empreendimentos.

E sabemos que o Brasil tem uma das mais altas taxas de fechamento de empresas no mundo!

Segundo um levantamento divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em outubro de 2018, esse foi o terceiro ano seguido que o Brasil registrou saldo negativo de empresas formais, quando mais empresas foram fechadas que abertas no país. O mesmo levantamento mostrou que uma em cada quatro empresas criadas em 2011 não sobreviveram após o primeiro ano.

Em contrapartida, de acordo com uma pesquisa feita pela GlobalData também ao final de 2018, com mais de 340 executivos de tecnologia de todo o mundo, 94% das empresas do mercado brasileiro terão adotado as tecnologias de soluções na nuvem até o ano de 2020.

Perceba que o movimento é o de não apenas sobreviver, mas alavancar os negócios gerando qualidade de serviços e, por consequência, alcançar o sucesso comercial. Quando você usa a estratégia correta de investimentos no seu negócio, você eleva seu nível de serviços e ajuda, por tabela, a melhorar a economia como um todo. Isso aumenta a vida útil dos empreendimentos.

Essa tendência estratégica de usar a tecnologia a seu favor para automatizar os processos e melhorar os serviços já é realidade na contabilidade. O governo costuma “puxar” esse rumo quando automatiza e digitaliza seus processos de fiscalização e cobrança de impostos. Logo, nada mais certo que entrar nesse jogo da gestão fiscal eficiente com inteligência e estratégia.

Visando garantir mais facilidade, segurança e eficiência na quantidade de transações que ocorrem por minuto no País, a adoção de um ambiente digital e online diminui a complexidade das operações, gera mais efetividade, garante a proteção do usuário e, de quebra, reduz custos e tempo.

Solução fiscal integrada

No período em que nos encontramos agora não faz mais sentido fazer a escrituração de notas fiscais em papel, por mais que essa cultura ainda exista e traga algum conforto.

E se o cliente deixar de fornecer algum dado? E se a falta desse dado atrasar o fechamento fiscal? São problemas que não deveriam mais acontecer, ainda mais com a tendência de mercado mostrada pela pesquisa.

Dessa forma, o sistema Auditto contempla todas essas soluções, automatizando os processos de maneira única e deixando a gestão fiscal muito menos complexa. O sistema proporciona a experiência completa de uma solução fiscal: integralmente na nuvem, com possibilidade de acesso em qualquer navegador, podendo ser utilizada em diferentes aparelhos – inclusive com acesso móvel. 

O Auditto é integrado com os principais ERPs disponíveis no cliente, além de todas as funcionalidades necessárias para a gestão fiscal completa, entregas ao fisco e conformidade legal da empresa. Isso é possível pelo fluxo de validação das informações, o que torna a gestão fiscal realmente eficiente.

Rastreabilidade e rapidez

Como vimos, o armazenamento dos arquivos eletrônicos da NF-e costuma ser um dos grandes gargalos da gestão fiscal. Dessa forma, o sistema Auditto foi pensado para armazenar e gerir todos os documentos emitidos e as informações relativas. Todos os dados podem ser visualizados e monitorados em tempo real, de maneira online.

É nesse ponto que o fluxo de validação entra para garantir a qualidade dos dados apresentados. No instante do armazenamento, o sistema busca, junto à Sefaz, todos os detalhes e verifica a conformidade das informações dos XML, realizando um cruzamento de dados que assegura a integridade do conteúdo. Dessa forma, os erros são eliminados. 

As consultas e o cruzamento de dados são feitos de forma automática e o status de uma nota é constantemente atualizado. Assim, caso haja algum cancelamento de nota ou inconformidade, o painel sinaliza onde está esse erro, permitindo que se corrija a tempo.

Com o cruzamento de dados com as bases das secretarias da fazenda estaduais e municipais, além da Receita Federal, não tem porquê não estar 100% em compliance. E uma boa gestão fiscal requer esse nível de acerto.

No momento de entrada de uma nota no sistema, o software realiza um check-in para assegurar a veracidade da Nota Fiscal Eletrônica. E, automaticamente, o Auditto efetua a manifestação de forma a garantir  que a NF-e não seja mais cancelada pelo emitente.

Além disso, o sistema permite saber em qual área está cada documento, quando e quem conferiu cada um. Inteligente, não?

Monitoramento em tempo real

Já o painel de monitoramento possibilita o gerenciamento de todos os Emissores de Cupom Fiscal, certificando a integridade dos arquivos CAT52 enviados à Secretaria da Fazenda. Com isso, o contador consegue saber quantas transmissões foram feitas por dia e por cada equipamento!

O sistema lista os arquivos transmitidos, identificando as falhas de transmissão através de um historiograma detalhado, com valores processados e status de resposta. Dessa forma, a transmissão de arquivos para o programa da Nota Fiscal Paulista, por exemplo, é totalmente segura.

Com os arquivos XML de NF-e armazenados e geridos em nuvem, a empresa é capaz de realizar um verdadeiro pente-fino do SPED. Essa conferência pode significar uma entrega de SPED mais assertiva e sem falhas. Com isso, diminui-se o risco de autuação dos órgãos fiscalizadores. 

Portanto, digitalizar sua operação, sem dúvida, é o melhor caminho para a escrituração fiscal sem erros!

Ambiente amigável

O sistema Auditto é projetado para ser totalmente amigável para navegação. Em uma única plataforma você tem todas as ferramentas disponíveis para gestão fiscal das empresas. O portal possibilita que você coloque o cliente para interagir de forma colaborativa no processo de fechamento e escrituração fiscal.

A ferramenta garante a conformidade em todos os processos, não só no que tange a arquivos XML, mas englobando a gestão de documentos eletrônicos, o cumprimento com obrigações municipais, estaduais e federais, a geração de relatórios e arquivos, análises e também o preenchimento e entrega do EFD-Reinf, ECF e e-Social, entre outros detalhes.

Nesse cenário, o Auditto proporciona também uma série de ganhos para a empresa que utiliza a ferramenta. Como o acesso é feito via internet, todas as atualizações do sistema são feitas de forma online, sem a necessidade de instalação na máquina do cliente ou eventuais manutenções.

A melhor solução

A esse ponto, trago uma certeza a você, sem nenhum receio de errar: não há solução igual no mercado! 

O software de gestão fiscal tem escalabilidade e elasticidade para suportar qualquer volume de documentos fiscais e contábeis expedidos diariamente. Não importa o tamanho da sua empresa ou o dos seus clientes. O Auditto está preparado para fazer a correta gestão fiscal e manter o compliance empresarial.

É inegável que essa solução também contribui com a economia em geral, fornecendo recursos para que uma empresa vença as barreiras comuns que existem no mercado corporativo nacional. Isso ajuda a evitar a mortandade de empresas e torna aquelas que usam a tecnologia a seu favor muito mais competitivas no mercado.

Que tal entrar em contato para saber mais e ver com seus próprios olhos o que a Auditto é capaz de fazer por você?

Por Atracto

Post by Saulo Novaes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0
0
image
https://auditto.com.br/wp-content/themes/hazel/
https://auditto.com.br/
#26ade4
style1
paged
Carregando...
/var/www/auditto/
#
on
none
loading
#
Sort Gallery
on
no
yes
off
off
off