Ter um software contábil é imprescindível para os profissionais que desejam ter uma rotina organizada, eficiente e estratégica. O setor de contabilidade é promissor — e é justamente por isso que conta com inúmeras soluções tecnológicas. 

As ferramentas e os softwares visam tornar os processos burocráticos mais simples, reduzindo as chances de falhas e contribuindo para tomadas de decisões mais assertivas.

No entanto, para usufruir de toda essa tecnologia da melhor forma, é preciso fazer a escolha do software certo. Somente assim será possível controlar e gerenciar o escritório para manter tudo em ordem. 

Diante de tantas opções que existem no mercado, fazer essa escolha pode ser uma tarefa difícil. Por isso, reunimos neste post dicas importantes para que essa decisão seja a ideal e a mais segura para o seu negócio. Veja!

Defina as necessidades da empresa

O primeiro passo para escolher o software de contabilidade ideal é definir as necessidades do escritório. Quais são os gargalos da empresa? Quanto tempo os profissionais dedicam a tarefas manuais? Quais queixas os clientes mais fazem? Quais atividades precisam ser automatizadas?

Nesse momento, avaliar as necessidades existentes é mais importante do que o aspecto financeiro. Afinal, não adianta adquirir uma opção acessível, mas que não supra as demandas da empresa. Lembre-se: a solução tecnológica deve se adaptar ao negócio, e não o contrário. É interessante também buscar por opções que possam ser customizadas às necessidades do setor ou, ainda, que possam ser personalizáveis.

A contabilidade é um setor que tem acesso a informações sigilosas. É essencial também que software garanta a segurança de todos os dados. Para isso, o sistema que funciona em nuvem é o mais seguro para armazenar as informações dos clientes. 

Os dados ficam protegidos por meio de criptografia, que garante o sigilo dos dados na rede. Assim, o escritório não fica vulnerável à ameaça de ataques cibercriminosos e também assegura que os dados dos clientes não sejam perdidos/apagados.

Trace um plano com os resultados esperados

O próximo passo para escolher o melhor software de contabilidade é traçar um planejamento com os resultados esperados a partir da inserção dessa nova tecnologia na rotina do escritório. A lista pode conter inúmeros aspectos, que vão desde organização até redução de falhas operacionais. 

O importante, nessa etapa, é detalhar todas as expectativas. Assim, depois da inserção da tecnologia na empresa, será possível acompanhar e avaliar a evolução e o empenho do software.

Essa etapa também é importante para auxiliar na compreensão das prioridades do negócio. Um mapeamento completo é essencial para identificar todos os gargalos e quais são as principais necessidades no momento. 

A partir daí, a escolha do software de contabilidade certo é feita de uma forma mais assertiva e com embasamento no que é realmente importante. Se necessário, compartilhe o plano com os demais colaboradores. Muitas vezes, são eles que estão na linha de frente e podem contribuir muito com informações relevantes sobre esse processo.

Pesquise sobre a empresa antes de escolher o melhor software de contabilidade

Atualmente, as empresas de tecnologia estão presentes na internet. Dessa forma, encontrar informações sobre a sua reputação é muito simples, basta acessar o site ou, até mesmo, ler as avaliações na página do Facebook ou em sites de reclamações. 

É importante ressaltar, entretanto, que o acesso à internet facilitou o processo de os clientes se queixarem sobre suas experiências de compra.

Então não é incomum que você encontre reclamações ou avaliações não muito satisfatórias sobre a empresa em questão. Nesse caso, tenha atenção à forma como o caso foi tratado, se foi resolvido, se teve resposta e, principalmente, se o cliente ficou satisfeito após a queixa. Caso sinta necessidade, entre em contato com algum cliente e tire as suas dúvidas.

Ainda sobre a reputação da empresa, vale observar também o modo como ela trata seus clientes: a empresa oferece suporte? O atendimento prestado atendeu às suas expectativas? 

O suporte é muito importante, pois é ele quem ajudará você e os profissionais envolvidos tanto no processo de adaptação quanto nos demais momentos. Se possível, solicite uma versão gratuita para testar as funcionalidades do software, a eficiência do suporte e, até mesmo, a aderência dos profissionais à ferramenta.

Conheça a Auditto antes de escolher o software de contabilidade

Até aqui, deu para observar que a escolha de um software de contabilidade não acontece de forma rápida. Afinal, é preciso não apenas conhecer o próprio negócio, mas também ouvir os colaboradores do escritório, entender o ponto de vista e as necessidades dos clientes e, claro, saber se a empresa de software é confiável. Esse processo leva tempo, mas garante que a tomada de decisão seja realmente estratégica.

A Auditto é especialista em soluções completas de software de alto valor tecnológico. O software contábil da Auditto centraliza tudo em um único sistema, o que gera confiabilidade na análise dos dados, otimização de tempo das tarefas e inteligência em todos os processos. 

Os robôs da Auditto transformaram e revolucionaram a contabilidade, e é por isso que tantas empresas aderiram ao software de contabilidade da empresa.

Ao investir nele, que conta com inteligência artificial, os processos repetitivos são eliminados. As ferramentas de análise e auditoria deixam a rotina contábil mais ágil e inteligente. 

As empresas que investem no sistema Auditto vivenciam, de fato, a contabilidade digital. Dessa forma, adquirem perspectivas favoráveis de crescimento, já que, nesse cenário, os profissionais conseguem focar em atividades mais estratégicas.

Como vimos, o software de contabilidade é uma importante tecnologia na rotina dos escritórios. A escolha precisa ser embasada em conhecer e definir as necessidades da do negócio, traçar um plano com os resultados esperados e pesquisar sobre a reputação da empresa do software contábil. 

Mais uma vez o sistema Auditto se destaca. As empresas que já utilizam o software estão satisfeitas e estão diante da concorrência. A Auditto está transformando o setor contábil para melhorar a rotina dos profissionais da área.

Gostou das informações deste texto? Agora que você já sabe como escolher o melhor software de contabilidade, acesse o site da Auditto e peça uma demonstração da nossa solução!

Sobre a Auditto

A Auditto é uma empresa especialista na oferta de soluções completas de software de alto valor tecnológico para redução da carga tributária, recuperação de créditos e compliance fiscal.

Siga-nos em nossas redes: